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Tipo do documento: Dissertação
Título: Implantação da gestão de riscos em uma instituição federal de ensino superior : uma abordagem apreciativa
Autor: LIMA FILHO, Isvaldo Silveira 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Rezilda Rodrigues
Primeiro membro da banca: CABRAL, Romilson Marques
Segundo membro da banca: LEITÃO, Carla Renata Silva
Terceiro membro da banca: COSTA, Gleimíria Batista da
Resumo: O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar as contribuições que a Investigação Apreciativa (IA) pode trazer para à implementação da Gestão Corporativa de Riscos (GR) em uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior (IFES). Assim, a partir da aplicação da abordagem da IA, procurou-se explorar os fatores relevantes, as possibilidades e os possíveis benefícios da implantação da GR, considerando as peculiaridades de uma universidade pública. Na fundamentação teórica, utilizou-se estudos da área de governança corporativa, incluindo estudos sobre GR e a aplicação da IA, a qual é baseada no socioconstrucionismo e foca no positivo para a promoção de mudanças organizacionais. Como estratégia de investigação se optou pelo estudo qualitativo de um caso instrumental realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A coleta e análise de dados ocorreu por meio de pesquisa documental e da realização de oficinas com integrantes de um grupo colaborativo formado por oito servidores, oriundos de cinco diferentes setores que compõem o Comitê de GR da universidade. Além desses, incluiu-se também membros da Auditoria Interna desta IFES, dada a importância de seu papel em matéria de governança. Foi aplicado o modelo 5-D da IA: 1-D Definição/Definition; 2-D Descoberta/Discovery; 3-D Sonho/Dream; 4-D Planejamento/Design e 5-D Destino/Destiny, em português/inglês. Como resultado da realização do ciclo apreciativo, do 1-D ao 4-D, constatou-se que a IA constitui uma abordagem capaz de gerar conhecimento e de produzir um processo de inovação e mudança que trate os aspectos mais relevantes envolvidos na implantação da GR no contexto de uma IFES. Assim, chegou-se à definição de um foco para a mudança a ser promovida, bem como se identificou e se avaliou os fatores fundamentais para a construção de uma GR efetiva, junto com o delineamento de possibilidades, de características desejadas e possíveis benefícios. Conclui-se, para o caso estudado, que uma apropriada GR é aquela que seja frequentemente e apropriadamente avaliada, fundada em princípios coletivamente pactuados, além de ser reconhecida como um processo dinâmico, flexível, adaptativo, inclusivo e participativo. Com isto, cada vez mais se espera obter um processo de melhoria contínuo da GR, por meio do estimulo a iniciativas e pelo fomento à criatividade e compartilhamento de conhecimentos, tendo em vista sua maior eficácia e efetividade. Como benefícios, a expectativa é que essa possa conferir maior agilidade e vigor operacional à UFRPE, além da melhoria da qualidade dos seus serviços, alavancando também sua gestão estratégica e de processos.
Abstract: The main purpose of this study is to analyze the contributions that the Appreciative Inquiry (AI) can bring to the implementation of Enterprise Risk Management (ERM) in a Federal Public Institution of Higher Education - IFES. Therefore, from the application of the AI approach, we has explored the relevant factors, possibilities and benefits of implementing an ERM, especially considering public universities peculiarities. In the theoretical fundamentals, studies have done in corporate governance, including studies on ERM, besides in AI application, that is founded on socioconstrucionism and focus on positivity in order to promote organizational changes. As a research strategy, is has chosen a qualitative study of an instrumental case applied to the Universidade Federal Rural de Pernambuco, located in the Brazilian state of Pernambuco. Data collection and analysis took place through workshops as preconized by the AI 5-D model (Definition, Discovery, Dream, Design and Destiny). As a result of the appreciative cycle accomplishment, steps 1-D to 4-D, it has verified that AI is an approach capable to generate knowledge and produce a innovation and change process that addresses the most relevant aspects involved in the implementation of ERM in the context of an IFES. Thus, we defined a focus for the change to be promoted as well as it has identified and evaluated the fundamentals factors to set up an effective ERM, in addition to trace its possibilities, desired characteristics and possible benefits. It was concluded, for the studied case, that an appropriate ERM is one that is frequently and appropriately evaluated, based on collectively agreed principles, and one that is recognized as a dynamic, flexible, adaptive, including and participatory process. Thereby, it is expected to get more and more significant improvements, in a continuous base through the stimulus initiatives and the promotion of creativity and knowledge sharing, aiming enhance its efficiency and effectiveness. As benefits, it is expected that this ERM will increase UFRPEs operational performance and strength, in addition to improve its services quality and to leverage its strategic and process management.
Palavras-chave: Investigação apreciativa
Administração de risco
Administração pública
Universidade pública
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP)
Citação: LIMA FILHO, Isvaldo Silveira. Implantação da gestão de riscos em uma instituição federal de ensino superior : uma abordagem apreciativa. 2019. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8196
Data de defesa: 17-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

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