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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada em serviço : contribuições para a prática pedagógica de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
Autor: ALVES, Carlos Eduardo Barbosa 
Primeiro orientador: LIMA, Angela Valéria Alves de
Primeiro membro da banca: LIMA, Angela Valéria Alves de
Segundo membro da banca: OGLIARI, Marlene Maria
Terceiro membro da banca: SILVA, Dennys Dikson Marcelino da
Resumo: Os desafios postos pelas atualizações do conhecimento e as transformações socioeconômicas exigem um novo olhar para as ações educativas escolares. Logo, as práticas pedagógicas precisam ser repensadas para estarem, também, conectadas com essas mudanças. Nesse sentido, a formação continuada em serviço desponta como uma ação que auxilia o professor a atualizar seus conhecimentos e adotar posicionamentos metodológicos. Fundamentado nessa perspectiva e, portanto, reconhecendo sua importância, o presente estudo tem por objetivo geral analisar quais os efeitos das formações continuadas na prática dos professores de Língua Portuguesa, refletindo sobre a oferta dessas formações e a efetivação, ou não, em sala de aula dos conceitos veiculados nelas. Para tal, tomamos por base autores da área de formação de professores (BEHRENS, 2005, 2007; OLIVEIRA,2012; IMBERNÓN, 2009); teóricos e pesquisadores do ensino de língua portuguesa (KOCH,2009; TRAVAGLIA, 2008; KLEIMAN, 2002,2011; MARCUSCHI,2002; ANTUNES,2003,2006; GERALDI,1997; MENDONÇA, 2006; BEZERRA & REINALDO,2013) e nos documentos oficiais do ensino: PCN (1997,1998) e Parâmetros Curriculares de Pernambuco (2012). Realizamos a aplicação de questionário para professor e formador e vídeogravação de aulas e de formações continuadas. Esses dois procedimentos metodológicos foram mediados por conceitos da análise do discurso, a saber: interdiscurso e heterogeneidade discursiva (MAINGUENEAU,2008; AUTHIER-REVUZ, 1990,2004). Assim, foi possível averiguar que as formações continuadas promovidas são satisfatórias, do ponto de vista teórico-metodológico, pois apresentam sintonia com as discussões atuais sobre o ensino de língua. Entretanto, requerem ajuste nos aspectos de configuração da oferta (periodicidade, duração e formato), pois há dificuldades de efetivação do que se discute nos momentos formativos, já que foram constatadas práticas de linguagem discrepantes entre as orientações oficiais para o ensino de língua. Por fim, foi possível compreender que a formação continuada pode contribuir para construção de uma prática inovadora, mas os professores precisam, também estar comprometidos com a atualização de suas práticas ante às novas exigências educacionais.
Abstract: The challenges posed by knowledge upgrades and socioeconomic transformations require a new look at school educational actions. Therefore, pedagogical practices need to be rethought to be also connected with these changes. In this sense, continuing education in service emerges as an action that helps the teacher to update his knowledge and adopt methodological positions. Based on this perspective and, therefore, recognizing its importance, the present study has as general objective to analyze the effects of the continuous training in the practice of Portuguese Language teachers, reflecting on the offer of these formations and the effectiveness, or not, in the classroom of the concepts conveyed in them. For this, we are based on authors of the area of teacher training (BEHRENS, 2005, 2007; OLIVEIRA, 2012; IMBERNÓN, 2009); theorists and researchers of the Portuguese language teaching (KOCH, 2009; TRAVAGLIA, 2008; KLEIMAN, 2002,2011; MARCUSCHI, 2002; ANTUNES, 2003,2006; GERALDI, 1997; MENDONÇA, 2006; BEZERRA & REINALDO, 2013) official teaching: PCN (1997, 1998) and Curricular Parameters of Pernambuco (2012). We applied the questionnaire for teacher and trainer and videogravation of classes and continuing training. These two methodological procedures were mediated by discourse analysis concepts, namely: interdiscourse and discursive heterogeneity (MAINGUENEAU, 2008; AUTHIER-REVUZ, 1990,2004). Thus, it was possible to verify that the continuing formations promoted are satisfactory from a theoretical and methodological point of view, since they are in tune with the current discussions about language teaching. However, they require adjustment in the configuration aspects of the offer (periodicity, duration and format), as there are difficulties of effectiveness of what is discussed in the formative moments, since there were discrepant language practices among the official guidelines for language teaching. Finally, it was possible to understand that continuing education can contribute to the construction of an innovative practice, but teachers must also be committed to updating their practices in face of new educational requirements.
Palavras-chave: Formação continuada
Língua portuguesa
Prática pedagógica
Professor de português
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: ALVES, Carlos Eduardo Barbosa. Formação continuada em serviço : contribuições para a prática pedagógica de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. 2017. 131 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8061
Data de defesa: 6-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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