Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Adriana Karla Valdevino-
dc.contributor.advisor1GOMES, Juliene da Silva Barros-
dc.contributor.referee1GOMES, Juliene da Silva Barros-
dc.contributor.referee2SEDRINS, Adeilson Pinheiro-
dc.contributor.referee3SILVA, Dennys Dickson Marcelino da-
dc.date.accessioned2019-05-24T13:02:37Z-
dc.date.issued2018-03-27-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Adriana Karla Valdevino. Análise do procedimento sequência didática na produção do gênero artigo de opinião : uma proposta para o livro didático. 2018. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8054-
dc.description.resumoConsiderando uma realidade escolar na qual sabemos que o que rege as práticas de sala de aula é a adoção do livro didático, e que muitas vezes é o que norteia o trabalho do professor em sala de aula, nesta pesquisa, nos apoiamos em autores como Batista, Rojo e Zúñiga (2008), Batista (2003), Batista e Rojo (2008), Rojo (2000/2004), Bunzen e Rojo (2008), Bezerra (2010) e Bunzen (2015), pelos seus reconhecidos trabalhos de pesquisa na análise do Livro Didático de Língua Portuguesa. Partimos da premissa de que a sequência didática, tal como proposta por Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004) é um procedimento viável para o ensino dos gêneros. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo investigar até que ponto as atividades de produção textual, propostas para o livro didático, trabalham na perspectiva de uma sequência didática. Dessa forma, analisamos como estão elaboradas as atividades do gênero artigo de opinião, de modo a perceber as semelhanças e diferenças em relação à sequência didática nos moldes de Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004). Fundamentamos a análise nas teorias propostas por Bakhtin (2011) sobre os gêneros discursivos na interação, Bronckart (1999), que evidencia o interacionismo sócio-discursivo e Marcuschi (2008), que acreditam numa proposta de ensino-aprendizagem organizada a partir de gêneros, e nos estudos retóricos de Bazerman (2005/2006/2009) e Miller (2012), não como teorias que se anulam, mas que se complementam na abordagem dos gêneros como prática social. Com base nessa premissa, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e analítica, sobre as obras aprovadas pelo PNLD, Tecendo Linguagens (2012), de Tânia Amaral Oliveira [et. al.],da editora IBEP e Português Linguagens(2015) da editora Saraiva, de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Os critérios de análise foram estabelecidos a partir da leitura do manual do professor que acompanha o livro didático, e nele, os autores explicitam que as atividades propostas para os capítulos de “produção textual” são embasadas na teoria de gêneros bakhtiniana e têm como procedimento metodológico a sequência didática. Nossas análises nos permitiram observar que há um tratamento reducionista quanto às etapas da sequência didática dos livros didáticos, no entanto, julgamos que é viável, possível e importante ensinar gêneros discursivos de maneira organizada, etapa por etapa, com tarefas específicas e, critérios preestabelecidos, desde que haja mediação do professor, daí propormos, ao fim da análise, uma sequência didática para o gênero artigo de opinião.por
dc.description.abstractConsidering a school reality in which we know that what governs the practices of classroom is the adoption of textbook, for several reasons, and often is what guides the teacher’s work in the classroom. For this, we support authors as Batista, Rojo and Zúñiga (2008), Batista (2003), Batista and Rojo (2008), Rojo (2000/2004), Bunzen and Rojo (2008), Bezerra (2015), for his research in analysis of Portuguese Didactic Book. We start from the premise that didactic sequence as proposed by Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004) is a viable procedure for teaching the genres. Therefore, this research aims to investigate how far the activities of textual production, proposed for the textbook, work in a didactic sequence perspective. In this way, we analyze how the activities of opinion article genre are elaborated, in order to perceive the similarities and differences in relation to didactic sequence molds of Schneuwly, Noverraz and Dolz (2004). We have based the analysis in theories proposed by Bakhtin (2011) of interaction discursive genres, Bronckart (1999) socio-discursive interactionism evidences and Marcuschi (2008), who believe in a proposal of teaching-learning organized by genres, and rhetorical studies of Bazerman (2005/2006/2009) and Miller (2012), not as theories that cancel each other, but which complement each other in the approach of genres as social practice. Based on this premise, we developed a qualitative, descriptive and analytical research work, about works approved by PNLD, Tecendo Linguagens (2012), by Tânia Amaral Oliveira [et. al.] from IBEP publiser and Portuguese Language (2015) from Saraiva publisher, by Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. The analysis criteria were established from reading the teacher's manual in that the authors explain that activities proposed for the chapters of "textual production" are based on theory of Bakhtinian genres and have as methodological procedure the didactic sequence. Our analyzes have allowed to observe that exist a reductionist treatment regarding the stages of textbooks didactic sequence, however, we believe that it is feasible, possible and important teach discursive genres in an organized way, step by step, with specific tasks and preestablished criteria, provided there is mediation by teacher. Thus, we propose, at the end of analysis, a didactic sequence for the opinion article genre.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-05-24T13:02:37Z No. of bitstreams: 1 Adriana Karla Valdevino Nascimento.pdf: 10482941 bytes, checksum: 217b24e2fc1c7460bc0c18254b384ef3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T13:02:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana Karla Valdevino Nascimento.pdf: 10482941 bytes, checksum: 217b24e2fc1c7460bc0c18254b384ef3 (MD5) Previous issue date: 2018-03-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Garanhunspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAnálise do procedimento sequência didática na produção do gênero artigo de opinião : uma proposta para o livro didáticopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Karla Valdevino Nascimento.pdfDocumento principal10,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.