Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8052
Tipo do documento: Dissertação
Título: A performance da voz poética feminina na mesa de glosas e o ensino de literatura
Autor: RAMALHO, Alecsandra Barros 
Primeiro orientador: CORTEZ, Marcia Felix da Silva
Primeiro membro da banca: CORTEZ, Marcia Felix da Silva
Segundo membro da banca: LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo
Terceiro membro da banca: FERNANDES, Carlos Eduardo Albuquerque
Resumo: O presente trabalho faz uma análise da participação da mulher num evento poético conhecido como Mesa de Glosas, o qual ocorre há vinte e um anos, ininterruptos, na cidade de Tabira - PE, sendo que, neste período, registra-se a participação de mulheres apenas nos três últimos anos (2015, 2016 e 2017). Analisar-se-á porque a participação da mulher ainda é tão tímida nesse contexto, que habilidades são necessárias para a construção da/o glosadora/or, quais as possíveis contribuições que esse tipo de atividade pode trazer para o Ensino de Literatura e, por consequência, para o letramento dos estudantes e daquelas/es que recebem e são alvo das glosas e das performances das poetas.O que se pretende é que haja uma reflexão sobre a participação ativa das mulheres e que as/os professores e suas/seus estudantes se percebam como sujeitos participantes e integrantes do evento, visto que para cada performance há que se ter uma recepção. Ao menos ao nível do discurso, se percebe que existe um entendimento de que a mulher pode e deve ocupar todos os espaços. No entanto, fomentar essa participação e despertar potenciais glosadoras não parece ser uma tarefa fácil, constituindo num verdadeiro desafio de Hércules. Não ser fácil não significa que não seja possível. Tanto acreditamos que, investigar as nuances da participação feminina, desde o se tornar uma glosadora, até ser reconhecida como tal, passa a ser alvo de investigação ao longo deste trabalho. Além disso, uma intervenção se faz necessária, conforme orienta o PROFLETRAS. Assim, por meio de oficinas pedagógicas e do diálogo constante, pretendemos incentivar a participação de outras mulheres e despertar nas/os estudantes o letramento literário através da voz poética feminina na Mesa de Glosas.
Abstract: This paper analyzes the participation of women in a poetic event known as Mesa de Glosas, which has taken place, uninterrupted, during the last twenty - one years, in the city of Tabira – PE. During this period, there are records of the women´s participation in the last three years (2015, 2016 and 2017). It will be analyzed why the participation of the woman is still so timid in this context, what skills are necessary for the construction of the glosadora/or, what are the possible contributions that this type of activity can bring to Literature teaching, and consequently, for the literacy of the students and those who receive and are the target of the glosas and the performances of the poets. It is intended that there is a reflection about the active participation of women and that teachers and their students perceive themselves as participating subjects and members of the event, since for each performance a reception must be held. At least in speech, one realizes that there is an understanding that the women can and should occupy all spaces. However, instigate this participation and awakening potential glosadoras does not seem to be an easy task, consisting in a true Hercules challenge. Not to be easy, it does not mean that it is not possible. we believe so much that the aim of this work is investigate all the nuances of women's participation, from becoming a glosadora until it is recognized as such. In addition, an intervention is necessary, as directed by PROFLETRAS. So, through pedagogical workshops and a regular dialogue, we intend to encourage the participation of other women and awaken in the students the literary literacy through the female poetic voice on the Mesa de Glosas.
Palavras-chave: Ensino de literatura
Glosa (poema)
Mulher
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: RAMALHO, Alecsandra Barros. A performance da voz poética feminina na mesa de glosas e o ensino de literatura. 2018. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8052
Data de defesa: 10-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alecsandra Barros Ramalho.pdfDocumento principal5,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.