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Tipo do documento: Dissertação
Título: O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental
Autor: MATIAS, Maria de Fátima Veras Ramos Campos 
Primeiro orientador: LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo
Primeiro membro da banca: LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo
Segundo membro da banca: PAES, Iêdo de Oliveira
Terceiro membro da banca: VILA NOVA, Julio César Fernandes
Resumo: O principal intuito desta pesquisa foi implementar uma proposta pedagógica que contribuísse para a superação das dificuldades de leitura e compreensão de textos pertencentes ao gênero anúncio publicitário, visando à formação do leitor crítico e autônomo. O público-alvo da intervenção foi o 8.º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado de Pernambuco, situada na Ilha de Itamaracá. A escolha do gênero anúncio publicitário como objeto de ensino ocorreu por ser bastante comum na esfera social, muito recorrente nas atividades de leitura e escrita dos livros didáticos e por dialogar com a realidade dos estudantes foco da ação interventiva. A proposta educativa foi elaborada a partir das competências em leitura e compreensão orientadas pela Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Pernambuco – Língua Portuguesa – BCC/PE (2009) no que se refere ao eixo de ensino de leitura, sobretudo as específicas para os textos do domínio publicitário. O modelo metodológico de Sequência Didática (SD) definido por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) subsidiou a idealização dos módulos didáticos de leitura e produção de textos vivenciados na sala de aula. Nossa intervenção foi fundamentada na concepção sociocognitivo-interacional de leitura, baseando-se nos estudos de Leffa (1996); Koch (2013); Koch & Elias (2015). Ainda como aporte teórico dentro da vertente, os apontamentos de Silva (2009) e Kuenzer (2002) sobre a abordagem crítica da leitura mereceram destaque. As contribuições de Solé (1998); Menegassi (2010) e Hila (2009) no que diz respeito às etapas do processamento do texto e ao ensino das estratégias para uma aula de leitura foram imprescindíveis para a elaboração das atividades colaborativas na perspectiva das interações sociais. Para atender aos propósitos de nossa ação interventiva, promovemos situações de ensino-aprendizagem, por meio de atividades compartilhadas de leitura, em que os estudantes foram desafiados a figurarem como operadores ativos que concretizam e significam a leitura na interação com o texto. A análise dos dados obtidos nos permitiu concluir que o ensino sistematizado do gênero textual, de forma organizada e articulada em torno de estratégias, foi capaz de auxiliar os participantes a superarem algumas das dificuldades de leitura e compreensão de textos identificadas no diagnóstico inicial. Diante disso, os resultados sugeriram que nossa intervenção pedagógica contribuiu para ampliar as competências leitoras e para o desenvolvimento de um olhar mais crítico frente aos textos publicitários aos quais os estudantes estão expostos cotidianamente.
Abstract: The main objective of this research was to implement a pedagogical proposal that contributes to overcoming the difficulties of reading and understanding texts belonging to the advertising genre, aiming at the formation of the critical and autonomous reader. The target audience for the intervention was the 8th year of Elementary School of a school of the Public Education Network of the State of Pernambuco, located in the Itamaracá Island. The choice of advertising genre as object of teaching occurred because it is quite common in the social sphere, very recurrent in the activities of reading and writing textbooks and for dialoguing with the reality of the student’s focus of the intervention action. The educational proposal was elaborated based on the reading and comprehension skills guided by the Common Curricular Base for the Public Networks of Pernambuco - Portuguese Language - BCC/PE (2009) regarding the axis of reading teaching, especially those specific for the texts of the advertising domain. The methodological model of Didactic Sequence (SD) defined by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) subsidized the idealization of the didactic modules of reading and production of texts lived in the classroom. Our intervention was based on the sociocognitive-interactive conception of reading, based on the studies of Leffa (1996); Koch (2013); Koch and Elias (2015). Still as a theoretical contribution within the strand, the notes of Silva (2009) and Kuenzer (2002) on the critical approach to reading deserved prominence. The contributions of Solé (1998); Menegassi (2010) and Hila (2009) with regard to the stages of the text processing and the teaching of strategies for a reading class were essential for the elaboration of shared activities, in the perspective of social interactions. In order to meet the purposes of our intervention, we promoted teaching-learning situations through shared reading activities, in which students were challenged to appear as active operators that concretized and meant reading in the interaction with the text. The analysis of the data allowed us to conclude that the systematized teaching of the textual genre, organized and articulated around strategies, was able to help the participants to overcome some of the reading difficulties and comprehension of texts identified in the initial diagnosis. Therefore, the results suggested that our pedagogical intervention contributed to the expansion of reading skills and the development of a more critical view of the publicity texts to which students are exposed on a daily basis.
Palavras-chave: Leitura crítica
Interpretação de texto
Anúncio publicitário
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: MATIAS, Maria de Fátima Veras Ramos Campos. O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental. 2018. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8048
Data de defesa: 25-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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