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Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, José Ginvaldo Abreu de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4118301502310052por
dc.contributor.advisor1GOMES, Juliene da Silva Barros-
dc.contributor.referee1GOMES, Juliene da Silva Barros-
dc.contributor.referee2LIMA, Angela Valéria Alves de-
dc.contributor.referee3LIMA, Gustavo Henrique da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-22T14:33:07Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.citationARAÚJO, José Ginvaldo Abreu de. Ensino de gêneros orais : uma análise propositiva em livros de língua portuguesa do ensino fundamental. 2016. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8042-
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado Profissional em Letras apresenta os resultados de uma pesquisa interventiva que teve como objeto de estudo as propostas didáticas para o ensino de gêneros orais, reunidas em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos), com ênfase nas atividades de produção de gêneros orais formais públicos. O problema que motivou a realização da pesquisa decorreu dos seguintes questionamentos: que espaço a oralidade tem ocupado nos livros didáticos? Que tratamento é dado aos gêneros orais formais públicos? O objetivo geral foi analisar propostas didáticas envolvendo o uso da oralidade em alguns manuais didáticos de Língua Portuguesa, a fim de verificar o espaço e o tratamento dado ao ensino de gênero oral nestes materiais, frequentemente utilizados na escola. Para isso, foi escolhida uma das coleções de livros didáticos, composta por quatro volumes do componente curricular Língua Portuguesa, denominada Português: leitura produção e gramática. A base teórica mobilizada vincula-se aos estudos sociointeracionais, especialmente teorias sobre os gêneros discursisvos. A metodologia desenvolvida foi de base qualitativa com propriedades descritivas, e o tratamento dos dados deu-se em três etapas: primeiro, é feita a análise da estrutura dos quatro volumes da coleção para observar o espaço dado às duas modalidades de uso da língua. No segundo momento, através de registros, é feita a categorização de todas as atividades objetos da pesquisa, explorando quantitativamente os dados. E, por fim, é feita a análise qualitativa e a interpretação das propostas didáticas de ensino de gêneros orais reunidas nos manuais, à luz da teoria dos gêneros discursivos (MARCUSCHI, 2001 e 2008; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004; MARCUSCHI e DIONÍSIO, 2007), dos referenciais de ensino (BRASIL, 1998), dentre outros. A análise dos dados revelou que os manuais didáticos analisados tendenciam a valorizar a escrita e menosprezar a oralidade de maneira geral, haja vista a desproporção quanto ao espaço e ao tratamento dado acerca da produção textual envolvendo as duas modalidades da língua. Os resultados levaram à conclusão de que, os gêneros orais formais públicos e a prática da oralidade em si, ainda não são trabalhados adequadamente nos livros didáticos. Isso requer um investimento teórico maior por parte de editores, formadores de professores e dos próprios professores, razão pela qual, como fruto da análise crítica realizada, é feita uma proposta de intervenção pedagógica em formato de proposições.por
dc.description.abstractThis dissertation of Professional Masters in Vernacular Letters presents the results of a research that had as an object of study the didactic proposals for the teaching of oral genres gathered in a collection of Portuguese language textbooks of the final years of Elementary School (6th to 9th year) with emphasis on the production activities of formal public oral genres. The problem that motivated the realization of this research was based on the following questions: what space has orality occupied in textbooks? What treatment is given to formal oral public genres? The general objective was to analyze didactic proposals involving the use of orality in some textbooks of Portuguese Language, in order to verify the space and the treatment given to oral gender teaching in these materials, frequently used in school. For this, one of the collections of textbooks was chosen, composed of four volumes of the curricular component Portuguese Language, denominated Portuguese: reading production and grammar. The theoretical basis mobilized is linked to the social internal studies and theories of the genres. The methodology developed was qualitative with descriptive properties, and the data were processed in three stages: first, the structure of the four volumes of the collection was analyzed to observe the space given to the two modalities of language use. In the second moment, through records, the categorization of all the objects of the research was done, quantitatively exploring the data. Finally, the qualitative analysis and the interpretation of the didactic proposals of teaching of oral genres gathered in the manuals, in the light of the discursive genres theory (MARCUSCHI, 2001 and 2008, SCHNEUWLY and DOLZ, 2004, MARCUSCHI and DIONÍSIO, 2007), of teaching references (BRASIL, 1998), among others. The analysis of the data revealed that the didactic manuals analyzed tend to value writing and to neglect orality in general, due to the disproportion in terms of space and the treatment given to textual production involving the two modalities of language. The results lead to the conclusion that the formal public oral genres and the practice of orality itself, are not yet adequately worked out in the textbooks. This requires a greater theoretical investment by editors, teacher trainers and teachers themselves, which is why, as a result of the critical analysis, a proposal for pedagogical intervention in the form of propositions is made.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-05-22T14:33:07Z No. of bitstreams: 1 Jose Ginvaldo Abreu de Araujo.pdf: 14334056 bytes, checksum: b34406565ab1e70495b3dc276b506e77 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-22T14:33:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jose Ginvaldo Abreu de Araujo.pdf: 14334056 bytes, checksum: b34406565ab1e70495b3dc276b506e77 (MD5) Previous issue date: 2016-11-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Garanhunspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGênero oralpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEnsino de gêneros orais : uma análise propositiva em livros de língua portuguesa do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeTeaching of oral genres : a propositional analysis in portuguese language books of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
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