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dc.creatorNERY, Gustavo de Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4820258731527073por
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE, José de Lima-
dc.contributor.referee1MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de-
dc.contributor.referee2SILVA, Ivanda Maria Martins-
dc.contributor.referee3LYRA, Marília Regina Costa Castro-
dc.date.accessioned2019-05-07T12:50:14Z-
dc.date.issued2016-08-18-
dc.identifier.citationNERY, Gustavo de Castro. Percepção ambiental e interdisciplinaridade no curso técnico em serviços jurídicos a distância do Instituto Federal do Piauí. 2016. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7986-
dc.description.resumoOs estudos acerca da educação ambiental encontram-se mais presentes no cotidiano das pessoas, pois é notória a percepção do quão importante é a questão da conscientização ambiental em todos os seus aspectos e ambientes, podendo proporcionar, a partir dessa educação ambiental, um meio ambiente ecologicamente equilibrado, uma vez que o meio ambiente é um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Esta pesquisa de mestrado tem como propósito analisar como a implementação de estratégias de ensino/aprendizagem interdisciplinares na perspectiva socioambiental está sendo abordada no curso técnico de nível médio em Serviços Jurídicos na modalidade de Educação a Distância, no âmbito do Instituto Federal do Piauí. Optou-se, neste contexto, pela realização de uma investigação, essencialmente, qualitativa. no entanto, utilizou-se também a estatística descritiva fundamentada na pesquisa quantitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. Os questionários foram aplicados a 182 (cento e oitenta e dois) alunos dos Polos EaD Teresina Zona Sul, Teresina Dirceu, Parnaíba e Floriano do IFPI. Além de entrevistas com 8 (oito) professores-tutores vinculados ao curso. Alguns dados demostraram ser de grande importância com questões relacionada à consciência ambiental como prática cidadã, bem como, a relação entre teoria e prática ambiental como fator sine qua non na formação jurídica proposta pelo curso, na perspectiva, da efetividade dos princípios e concepções da educação ambiental através de projetos interdisciplinares. Todavia, foi identificado que a matriz curricular do curso técnico de nível médio em Serviços Jurídicos na Modalidade EaD necessita de readequação, no sentido de inserir unidades curriculares voltadas, especificamente, para a temática ambiental e relacionadas com a atuação prática do profissional Técnico em Serviços Jurídicos. Por fim, dentre os resultados temos a análise acerca da necessita-se de ações que promovam maior qualificação aos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem seja com realização de capacitações ou com instrumentos norteadores para realização de ações nesse sentido e como produto da pesquisa tem-se a realização do material didático (Cartilha Digital) com enfoque para a Educação Ambiental no âmbito do curso técnico em Serviços Jurídicos.por
dc.description.abstractStudies about the environmental education are more present in daily life, it is known the understanding of how important is the theme of environmental awareness in all its aspects and it can provide from that environmental education, an ecologically balanced environment, since the environment is an asset of common use and essential to a healthy quality of life. This research aims to examine how the implementation of strategies about teaching / learning on environmental perspectives is being discussed in the Middle-Level Technical Course in Legal Services in Distance Education mode, at the Federal Institute of Piauí. It was decided, in this context, by investigation essentially qualitative. However, also used descriptive statistics based on quantitative research. The questionnaires and interviews were used as data collection instruments. The questionnaires were applied toone hundred and eighty-two (182) students of Distance Education Polos Teresina South Area, Dirceu, Parnaíba and Floriano of IFPI. And eight (8) teacher- tutors linked to the course were also interviewed. Some data have shown to be of great importance to issues related to environmental awareness as a citizen practice as well as the relationship between theory and environmental practice as a factor sine qua non in the legal training offered by the course, the perspective, the effectiveness of the principles and concepts of environment education through interdisciplinary projects. However, it was identified that the curriculum of Middle-Level Technical Course in Legal Services in the mode Distance Education, it must be adapted in order to insert oriented courses specifically for environmental issues and related to the practice of professionals in Legal Services. Finally,among the results we have analysis about the necessity of actions to promote greater qualification to all of people involved in the teaching- learning processas conducting training or as instruments for performing actions. As research product was achieved the didactic material (digital booklet) with approach to environmental education in the Technical Course in Legal Services in the mode Distance Education context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-05-07T12:50:14Z No. of bitstreams: 1 Gustavo de Castro Nery.pdf: 6335739 bytes, checksum: 8097c22943ad30806a241d8980234d7d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-07T12:50:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gustavo de Castro Nery.pdf: 6335739 bytes, checksum: 8097c22943ad30806a241d8980234d7d (MD5) Previous issue date: 2016-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePercepção ambiental e interdisciplinaridade no curso técnico em serviços jurídicos a distância do Instituto Federal do Piauípor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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