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Tipo do documento: Dissertação
Título: Acessibilidade de pessoas com deficiência visual na educação a distância : diretrizes para criação de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem
Autor: SILVA, Claudete de Jesus Ferreira da 
Primeiro orientador: FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha
Primeiro membro da banca: DINIZ, Juliana Regueira Basto
Segundo membro da banca: SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de
Terceiro membro da banca: FRANÇA, Alberto César Cavalcanti
Resumo: A Educação a Distância encontra-se em crescimento e expansão em todo o Brasil, com o objetivo de democratizar a educação, diminuindo barreiras de acesso para todos os cidadãos. No entanto, a acessibilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem e, principalmente, dos materiais didáticos digitais, ainda representa uma grande barreira para pessoas com deficiências e necessidades diversas. Apesar das políticas públicas e do desenvolvimento constante das tecnologias assistivas, ainda é baixo o número de pessoas com deficiência visual incluídas no sistema educacional. O Piauí aparece como o terceiro estado brasileiro com maior população de pessoas com deficiências, proporcionalmente, de acordo com o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante de tal contexto, esta pesquisa tem como objetivo promover a acessibilidade do Sistema de Educação a Distância (EAD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) em relação aos padrões de inclusão das pessoas com deficiência, em particular os deficientes visuais. Para alcançar este objetivo, foram propostas quatro etapas metodológicas. Na Etapa 1, identificaram-se necessidades formativas dos profissionais da EAD do IFPI sobre acessibilidade por meio de questionários. Os resultados revelam um desconhecimento sobre acessibilidade e tecnologias assistivas e apontam para a necessidade de recursos e capacitações que permitam aos profissionais adequar os ambientes e materiais didáticos de forma a promover e facilitar o acesso de pessoas com deficiências à educação. Na Etapa 2, foi feita uma verificação manual das estratégias de promoção de acessibilidade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do IFPI (instância do Moodle), com o apoio de um checklist de referência (diretrizes WCAG 2.0 e e-MAG 3.0). De forma complementar, realizou-se a avaliação de acessibilidade do AVA com um validador automático, que revelou problemas não identificados no checklist manual. Estas verificações apontaram problemas que constituem barreiras de acesso e uso do ambiente de aprendizagem por pessoas com deficiências. A Etapa 3 consistiu na avaliação de acessibilidade dos recursos educacionais digitais disponibilizados pelos professores da EAD no AVA, como material didático de disciplinas. Detectaram-se vários recursos não acessíveis em duas disciplinas analisadas e o único material didático acessível ao leitor de tela foram as atividades disponibilizadas no formato do Word. Os resultados das avaliações de acessibilidade do AVA e dos recursos didáticos foram usados na Etapa 4, na qual foi produzido e avaliado um guia de linguagem simples, direta e direcionada ao contexto dos professores de EAD do IFPI e demais professores interessados na temática, com diretrizes para produção de materiais didáticos acessíveis para pessoas com deficiência visual e para o uso adequado dos recursos de acessibilidade do AVA. Nos testes realizados, os avaliadores consideraram acessíveis tanto o ambiente configurado para a disponibilização do guia quanto os recursos nele disponíveis para pessoas com deficiência visual e que utilizam leitores de tela como tecnologia assistiva. Espera-se contribuir para a formação de profissionais da área de educação com a prática cotidiana de construção de recursos educacionais digitais acessíveis, eliminando barreiras para os deficientes visuais e assim contribuir para um sistema educacional mais inclusivo.
Abstract: The distance education is growing and expanding in Brazil, aiming to democratize education, reducing access barriers for all citizens. However, the accessibility of virtual learning environments, and especially of digital educational materials, still represents a major barrier for people with diverse disabilities and needs. Despite the incentives through public policies and the constant development of assistive technologies, the number of people with visual impairment included in the educational system is still small. Piauí appears as the third Brazilian state with the largest population of people with disabilities, proportionately, according to the 2000 Census of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Within this context, the present research aims to promote the accessibility of the Distance Education System of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI), considering the standards of inclusion of people with disabilities, particularly the visually impaired. In order to achieve this goal, four methodological steps were proposed. In the first phase of the research, training needs on accessibility among distance education professionals of IFPI were identified through questionnaires. The results reveal a lack of knowledge about accessibility and assistive technologies and point to the need for resources and training to allow these professionals to make virtual environments and learning materials adequate to be accessed and easily used by persons with disabilities. In the second phase, accessibility of the Virtual Learning Environment (VLE) of the IFPI (an instance of Moodle) was manually checked, using as a reference checklist the WCAG 2.0 guidelines.Complementarily, an automatic validator was also used, which revealed other problems not identified with the manual verification of the checklist. These findings point out problems that are barriers for people with disabilities to access and use the learning environment. The third phase consisted of the verification of the accessibility of digital educational resources uploaded by teachers in the VLE as part of their courses. Many were considered not accessible, in two courses analyzed. Only Word documents could be accessed. The results of the accessibility evaluation of the VLE and the educational resources were used in the fourth and final phase of the work, in which a guide in simple and direct language was produced, targeted to distance education teachers of IFPI and other teachers interested in the theme. It presents guidelines for the production of accessible educational materials and proper use of the VLE accessibility features. In the evaluation performed, the environment configured to implement the guide and the resources provided were considered accessible for visually impaired people and users of screen readers. With this guide, we hope to contribute to improve and broaden the competences of educators, who will be able to produce accessible digital educational resources, removing barriers for visually impaired people and promoting a more inclusive educational system.
Palavras-chave: Educação a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Acessibilidade
Deficiente visual
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: SILVA, Claudete de Jesus Ferreira da. Acessibilidade de pessoas com deficiência visual na educação a distância : diretrizes para criação de materiais didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem. 2016. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7982
Data de defesa: 18-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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