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dc.creatorSILVA, Lílian Cristina Gomes de Souza e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0376323951277209por
dc.contributor.advisor1MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de-
dc.contributor.referee1ALBUQUERQUE, José de Lima-
dc.contributor.referee2MARINHO, Marcelo Luiz Monteiro-
dc.contributor.referee3LIMA, Telma Lúcia de Andrade-
dc.date.accessioned2019-05-03T13:12:19Z-
dc.date.issued2016-09-23-
dc.identifier.citationSILVA, Lílian Cristina Gomes de Souza e. Gestão do conhecimento aplicada ao gerenciamento de cursos técnicos na modalidade a distância : caso do IFPI. 2016. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7979-
dc.description.resumoA aceitação da educação a distância (EaD) pelas instituições e sociedade em geral vem progredindo ao longo dos anos. No Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, esta modalidade ofertou suas primeiras vagas no ano de 2008 e, ao longo do tempo, ampliou a quantidade de cursos, polos e vagas. A maior expansão ocorreu no ano de 2013, quando mais de 13.000 (treze mil) alunos estavam matriculados, gerando muitos dados e necessitando de uma boa gestão para controlar um grande volume de informações. A Gestão do Conhecimento é a forma como as empresas organizam os conhecimentos encontrados e como se utilizam dos mesmos para melhorar seu desempenho e cumprir seus objetivos. Assim, pode contribuir para organizar as informações e auxiliar na tomada de decisão, tanto da parte administrativa quanto dos processos de ensino-aprendizagem das instituições de ensino. O objetivo deste trabalho é investigar de que maneira as ferramentas da gestão do conhecimento podem contribuir para aperfeiçoar as atividades das coordenações de cursos na modalidade a distância. Para a construção do referencial teórico, foram estudados diversos autores e mencionados temas importantes acerca da Gestão do Conhecimento, como capital humano, aprendizagem colaborativa, compartilhamento dos conhecimentos e as ferramentas que podem ser utilizadas pelas empresas para gerenciar esse ativo intangível tão importante. Como metodologia para coleta dos dados, foram feitas entrevistas com os 16 (dezesseis) coordenadores de curso e de tutoria dos cursos ativos, onde, como resultados, observou-se que a expansão exagerada e a falta de treinamento inicial dos coordenadores prejudicaram o gerenciamento das informações e a correta execução de suas atividades. A falta de reuniões sistemáticas, problemas de comunicação, falta de estrutura dos polos e formação não adequada para os tutores também influenciaram na gestão dos cursos. Como produto final da pesquisa, foi criado um Sistema de Gestão de Conhecimento para a EaD do IFPI. Esse sistema está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem e é composto por quatro itens: um documento aberto (para ser aperfeiçoado de forma colaborativa e evolutiva) com instruções para os coordenadores, fórum permanente de discussão, fórum de reuniões virtuais e espaço para modelo de documentos utilizados no programa.por
dc.description.abstractThe acceptance of the open distance learning by the institutions and the society, in general, has improved throughout the years. In Instituto Federal do Piauí (IFPI), this modality offered its first enrolment chances in 2008, and along the time it has augmented the number of courses, remote centers, and registrations. The most significant expansion happened in 2013 when more than 13,000 (thirteen thousand) students were enrolled, creating vast data and the need for a good management to control the large volume of information. The Knowledge Management is the way of the companies organize knowledge and how to use of them to improve their performance and achieve their objectives. In this way, can contribute to the organization of the data and help the decision making, both in administrative matters and in the learning and teaching processes of the institutions. The aim of this study was to investigate the way the tools of knowledge management can contribute to improving the activities of course coordination in distance education modality. To the construction of a theoretical background, many authors were studied, and important themes were mentioned about Knowledge Management, such as human capital, collaborative learning, knowledge sharing and the tools that can be used by the companies to manage this crucial intangible active. The methodology for data collection was based on interviews with the sixteen course coordinators and mentoring coordinators of the courses that were active, where, with the results, it was observed that the exaggerated expansion and the lack of initial training of the coordinators caused damage to the information management and the correct execution of their activities. The absence of regular meetings, communication issues, the lack of structure of the remote centers, and the adequate formation for the mentors also influenced the management of the courses. As a final product of research, a Knowledge Management System for the Distance Education of IFPI was created. This system is available in the Virtual Learning Environment and is composed of four items: an open document (to be improved in a collaborative and evolutive way) with instructions to the coordinators, permanent discussion forums, virtual meeting forums, and space for models of documents used in the program.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-05-03T13:12:19Z No. of bitstreams: 1 Lilian Cristina Gomes de Souza e Silva.pdf: 2135361 bytes, checksum: a88cce0f587bc8c58beca60eccb0c929 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-03T13:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lilian Cristina Gomes de Souza e Silva.pdf: 2135361 bytes, checksum: a88cce0f587bc8c58beca60eccb0c929 (MD5) Previous issue date: 2016-09-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGestão do conhecimento aplicada ao gerenciamento de cursos técnicos na modalidade a distância : caso do IFPIpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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