Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7978
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de matemática financeira : a importância do uso do aplicativo organiza finanças
Autor: OLIVEIRA, Gildon César de 
Primeiro orientador: SALAZAR, Domingos Sávio Pereira
Primeiro membro da banca: LIMA, Juliano Bandeira
Segundo membro da banca: FRANÇA, Sônia Virgínia Alves
Terceiro membro da banca: LINS, Fernando Antônio Aires
Resumo: Atualmente, vivencia-se uma nova realidade em quase todas as escolas do Brasil, fruto da facilidade de acesso a equipamentos de informática. Com esse novo momento, vislumbra-se o surgimento de vários benefícios para o ensino, sobretudo, os que se enquadram na Educação a Distância (EaD), que vão desde a utilização de aplicativos, passando pela socialização de programas educacionais até o enriquecimento de estratégias de ensino em todas as disciplinas. Tendo em vista os fatos supracitados, e com a necessidade de melhorar o processo de ensino/aprendizagem nos cursos de (EaD), este trabalho objetivou identificar a importância do uso do aplicativo Organiza Finanças para dispositivos móveis, que auxilia o ensino de Matemática Financeira, com interface de definições, calculadora, videoaulas e dúvidas. Para isso, realizou-se levantamento bibliográfico, descrevendo-se os aplicativos para dispositivos móveis encontrados no Play Store. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, tendo sido desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo descritiva e com delineamento experimental. O local selecionado para realização do estudo foi o Instituto Federal do Piauí, Campus Floriano. Participaram da pesquisa 48 alunos do terceiro ano do ensino médio integrado aos cursos técnicos de Informática e Edificações, divididos em dois grupos: controle e experimental. Os procedimentos para aquisição do estudo foram desenvolvidos a partir de um Minicurso sobre Matemática Financeira e, como técnicas para coleta de dados, a aplicação de um questionário Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES), um pré-teste e um pós-teste. A análise de resultados iniciou com questionários do pré-teste, em seguida do pós-teste e com questionário semiestruturado. Os dados estão apresentados em gráficos e tabelas e apontaram a necessidade de desenvolver táticas que contribuam para melhoria do trabalho desenvolvido em sala de aula, abrangendo a Matemática Financeira, não sendo verificada quase nenhuma diferença entre as duas turmas participantes antes do minicurso. Depois do desenvolvimento do minicurso em Matemática Financeira, observou-se aumento das notas dos alunos participantes, tanto da turma experimental como da turma controle. Na comparação por turmas, observou-se diferença entre a turma controle e a turma experimental, o que significa que o uso do aplicativo para dispositivo móvel desenvolvido influenciou o desempenho dos alunos que o empregaram no estudo da Matemática Financeira durante o desenvolvimento do minicurso a distância, observado pela melhoria no pós-teste. Por fim, os participantes do grupo experimental apontaram como principais benefícios do uso do aplicativo o fato dessa tecnologia facilitar a aprendizagem da Matemática Financeira.
Abstract: Nowadays there is a new reality in almost all schools in Brazil, in face of the facilitation of access to computer equipment. At this new moment emergences of several benefits for teaching, especially those about the Distance Education (EaD) ranging from the use of apps, through the socialization of educational programs to enrich the teaching approaches in all school subjects. In face of the above facts and the need to improve the teaching / learning process in courses (DL), this study aimed to identify the importance of the use of app called "organizes finance" for mobile devices that supports the teaching of Financial Mathematics, with settings interface, calculator, video lessons and questions. For this, we studied literature about the apps for mobile devices found in the "Play Store". That is a qualitative and quantitative research; it has been developed from a descriptive field research and experimental design. The location selected for the study it was the High and Technological School Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Floriano. The participants of the research were 48 students of the third year of high school/ technical courses that studied Technology and Buildings, divided into two groups: control and experimental. The procedures for the acquisition of the study were developed from a fast Course about Financial Mathematics and for gathering data, the application of a COLLES (Constructivist On-Line Learning Environment Survey), a pretest and posttest. The analysis of the results began with pre-test questionnaires, after the post-test and the semi-structured questionnaire. The data were showed in graphs and tables and identified the need to develop tactics that contribute to improving the work in the classroom, including the Financial Mathematics, it wasn’t being checked almost no difference between the two participating classes before the fast course. After the development of the short course in financial math, there was an increase in grades of students participating in both the experimental group and the control group. Compared by groups, there was difference between the group control and experimental group, which means that the use of the app for mobile developed influenced student performance that employed in the Financial Mathematics study for the development of short course distance observed by the improvement in posttest. Finally, participants in the experimental group showed as the main benefits of the application use the fact this technology facilitate learning of Financial Mathematics.
Palavras-chave: Aplicativo (software)
Dispositivo móvel
Matemática financeira
Educação a distância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: OLIVEIRA, Gildon César de. Ensino de matemática financeira : a importância do uso do aplicativo organiza finanças. 2016. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7978
Data de defesa: 19-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gildon Cesar de Oliveira.pdfDocumento principal2,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.