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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento de aplicativo educacional para dispositivos móveis no ensino de estatística
Autor: CARNEIRO, Marcelo Teixeira 
Primeiro orientador: SALAZAR, Domingos Sávio Pereira
Primeiro membro da banca: DINIZ, Juliana Regueira Basto
Segundo membro da banca: FRANÇA, Sônia Virgínia Alves
Terceiro membro da banca: CORREIA NETO, Jorge da Silva
Resumo: Nas últimas décadas, têm-se vivenciado uma variedade de fontes de informação e modos de comunicação disponíveis, em especial sob a forma de Tecnologias de Informação e Comunicação. Entre essas novas tecnologias, encontram-se os dispositivos móveis, tais como celulares, que evoluem de maneira cada vez mais rápida quando comparados, por exemplo, aos computadores. Entre os ambientes educacionais passíveis de utilizar dispositivos móveis como ferramentas no processo ensino-aprendizagem encontra-se a Educação a Distância (EAD). Tendo por foco a Estatística, atualmente, diversos recursos pedagógicos para dispositivos móveis estão sendo desenvolvidos. Entende-se, dessa forma, que análises sobre os aplicativos podem contribuir para o desenvolvimento de recursos mais adaptados à proposta da EAD. Com isso, objetivou-se desenvolver um aplicativo educacional para dispositivos móveis que auxilie na resolução de problemas de Estatística Básica na formação de alunos do ensino médio na modalidade EAD. Trata-se de pesquisa aplicada de produção tecnológica, descritiva e quantitativa, com delineamento experimental e embasada pela Engenharia Didática. O aplicativo educacional denominado “Statistik” foi concebido a partir de uma parceria entre o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o curso de Licenciatura em Matemática, ambos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Floriano, Piauí, Brasil. O local selecionado para realização do estudo foi o IFPI, Campus Floriano. Participaram da pesquisa 60 alunos do segundo ano do ensino médio integrado aos cursos técnicos de Eletromecânica e Edificações, divididos aleatoriamente em dois grupos: controle e experimental. Os procedimentos para consecução do estudo foram desenvolvidos a partir de um Minicurso sobre Estatística Básica e, como técnicas para coleta de dados, a aplicação de um questionário para caracterização educacional dos participantes, um pré-teste e um pós-teste. A análise e discussão dos resultados foram apresentados em gráficos e tabelas e discutidos conforme literatura pertinente. Foi realizada a análise bivariada, utilizando-se o teste de Mann Withney. Os resultados permitiram traçar o perfil educacional dos participantes, e no que diz respeito ao pré-teste, as notas significativamente baixas apontaram a necessidade de desenvolver estratégias que colaborassem para melhoria do trabalho desenvolvido em sala de aula envolvendo a Estatística Básica, não sendo verificada diferença Estatística entre os dois grupos participantes. Com o desenvolvimento do Minicurso em Estatística Básica, verificou-se aumento das médias dos alunos participantes, tanto do grupo experimental como do grupo controle. Na avaliação por grupos, verificou-se diferença significativa entre as médias do grupo controle e grupo experimental, o que implica afirmar que o uso do aplicativo para dispositivo móvel desenvolvido (Statistik) influenciou o desempenho acadêmico dos alunos que o empregaram no estudo da Estatística Básica durante o desenvolvimento do minicurso a distância, melhorando as notas. Por fim, os participantes do grupo experimental apontaram como principais vantagens do uso do Statistik o fato dessa tecnologia facilitar a aprendizagem da Estatística Básica.
Abstract: In the last decades, a variety of sources of information and means of communication have been experienced, especially in the form of Information and Communication Technologies. Among these new technologies are mobile devices, such as mobile phones, that are evolving faster and faster when compared, for example, to personal computers. Among the educational environments that can use mobile devices as tools in the teaching-learning process is Distance Education (DE). Focusing on statistics, several pedagogical resources for mobile devices are currently being developed. It is understood, therefore, that analyzes on the applications can contribute to the development of resources more adapted to the DE proposal. With this, the objective was to develop an educational application for mobile devices that will help solve basic statistics problems in the training of high school students in the DE modality. It is an applied research of technological production, descriptive and quantitative, with experimental design and based on Didactic Engineering. The educational application called "Statistik" was conceived from a partnership between the Technology in Analysis and Systems Development course and the Mathematics Degree course, both from the Federal Institute of Piauí (IFPI), Campus Floriano, Piauí, Brazil. The selected site for the study was the IFPI, Floriano Campus. Sixty students from the second year of high school integrated into the technical courses of Electromechanics and Buildings participated in the study, divided randomly into two groups: control and experimental. The procedures for accomplishing the study were developed from a mini course on basic statistics and, as techniques for data collection, the application of a questionnaire for the educational characterization of the participants, a pre-test and a post-test. The analysis and discussion of the results were presented in graphs and tables and discussed according to relevant literature. The bivariate analysis was performed using the Mann Withney test. The results allowed to outline the educational profile of the participants, and with regard to the pre-test, the significantly lower marks pointed out the need to develop strategies that would collaborate to improve the work developed in the classroom involving the basic statistics, not being verified difference Statistics between the two participating groups. With the development of the Mini-Course in Basic Statistics, there was an increase in the means of the participating students, both in the experimental group and in the control group. In the group evaluation, there was a significant difference between the means of the control group and the experimental group, which implies that the use of the developed mobile application (Statistik) influenced the academic performance. Finally, the participants of the experimental group pointed out as the main advantages of using the Statistik the fact that this technology facilitates the learning of basic statistics.
Palavras-chave: Aplicativo (software)
Dispositivo móvel
Ensino de estatística
Educação a distância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: CARNEIRO, Marcelo Teixeira. Desenvolvimento de aplicativo educacional para dispositivos móveis no ensino de estatística. 2016. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7977
Data de defesa: 19-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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