Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7976
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola de algoritmos : ferramenta digital de aprendizagem para o auxílio do ensino de lógica de programação na EAD
Autor: SILVA JUNIOR, Silvino Marques da 
Primeiro orientador: FRANÇA, Sônia Virgínia Alves
Primeiro membro da banca: SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de
Segundo membro da banca: SALAZAR, Domingos Sávio Pereira
Terceiro membro da banca: SIEBRA, Sandra de Albuquerque
Resumo: A dificuldade de aprendizagem nas disciplinas de Algoritmos e Programação é uma realidade enfrentada por muitos alunos, seja no que tange ao conteúdo de raciocínio lógico ou conteúdo de codificação e linguagens de programação. Na Educação a Distância não é diferente, pelo contrário, tem-se a distância física entre professor-aluno como um agravante, o que dificulta o dirimir de dúvidas. Para o aprendizado significativo faz-se necessário que o aluno tenha força de vontade, autonomia e interesse pelos assuntos. Diante desse cenário, o advento das tecnologias de informação e comunicação trouxe novas perspectivas para a Educação a Distância, com a utilização de ferramentas digitais proporcionando uma nova forma de estudar e aprender. Neste contexto este trabalho tem por objetivo auxiliar o ensino de Lógica de Programação em cursos ofertados a distância, por meio de uma ferramenta tecnológica com recursos multimídia, interativa e de fácil manuseio, que seja agradável e possa despertar o interesse dos alunos, contribuindo para a aprendizagem. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, pois surgiu da necessidade de se investigar o porquê dos altos índices de evasão e retenção em disciplinas de programação e analisar de forma descritiva possíveis soluções para esses problemas. O protótipo da ferramenta Escola de Algoritmos foi construído utilizando a solução Adaptive eLearning Platform – AeLP, plataforma para criação de atividades e-Learning, interativas, altamente visuais e adaptativas. Para isso, a primeira etapa do desenvolvimento envolveu a análise de ferramentas que tem como objetivo o ensino e a aprendizagem de programação. A segunda etapa envolveu o levantamento de informações por meio da aplicação de um questionário a um grupo de alunos do curso de Informática a distância do Instituto Federal do Piauí, para servir de base para o desenvolvimento da ferramenta proposta. Com a avaliação da ferramenta, pôde-se concluir que a mesma oferece meios para a aprendizagem de conteúdos teóricos e a desenvoltura na criação de algoritmos, reduzindo as dificuldades provenientes desse conteúdo.
Abstract: The difficulty in learning of algorithms and programming disciplines is a reality faced by many students, both in terms of logical reasoning and coding in programming languages. Distance Education is no different, on the contrary, there is an aggravating factor which is the physical distance between teacher and student, which imposes barriers to the solving of doubts and questions. Thus, it is necessary that the student has a strong will, autonomy and curiosity for the subjects, in order to achieve quality learning. Considering this scenario, the onset of information and communication technologies has brought new perspectives for Distance Education in the use of digital tools provides new ways to study and learn. In this context, this study aims to assist the teaching of Logic Programming courses offered on Distance Education platforms, through a technological tool with multimedia, interactive and easy to handle, which is pleasant and can encourage the interest of students, thus contributing to learning. This research is qualitative, it sprung from the need to investigate why the high rates of dropout and retention programming disciplines and analyze descriptively possible solutions to these problems. The prototype tool Escola de Algoritmos was built using the solution Adaptive eLearning Platform – AeLP it is a platform for building activities e-Learning, interactive, highly visual and adaptive. In order to achieve this, the first stage of development involved the analysis tools that aims at teaching and learning programming. The second step involves collecting information through the application of a questionnaire to a computer course the group of students away from Federal Institute of Piauí, to act as base for the development of the proposed tool. With the assessment tool, it could be concluded that it offers means to the learning of theoretical content and proficiency in the creation of algorithms, reducing the difficulties of this content.
Palavras-chave: Lógica de programação
Educação a distância
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: SILVA JUNIOR, Silvino Marques da. Escola de algoritmos : ferramenta digital de aprendizagem para o auxílio do ensino de lógica de programação na EAD. 2016. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7976
Data de defesa: 14-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvino Marques da Silva Junior.pdfDocumento principal3,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.