Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7973
Tipo do documento: Dissertação
Título: Interações humanas e sensibilidades pedagógicas : prática pedagógica em EAD e o desenvolvimento profissional de professores tutores do IFPI
Autor: GUEDES, Claudiney Saraiva 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de
Primeiro membro da banca: ALBUQUERQUE, José de Lima
Segundo membro da banca: LARRÉ, Júlia Maria Raposo Gonçalves de Melo
Terceiro membro da banca: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes
Resumo: Com o avanço das tecnologias da informação e da comunicação, com o fluxo de informações cada vez maior, novas capacidades e novos saberes são exigidos por parte dos profissionais que se dedicam à educação e ao ensino. Então, diante do cenário em que se encontram inseridos, os professores tutores de Educação a Distância vêm desenvolvendo seus trabalhos em meio a dificuldades e desafios, sem serem bem compreendidos. Esta dissertação tem como objetivo geral investigar as práticas que demarcam o fazer pedagógico dos professores tutores do IFPI, entre os quais a maioria é do curso técnico em Informática para Internet. E, como objetivos específicos: analisar os saberes e habilidades que permeiam o desenvolvimento profissional docente dos professores tutores; identificar os sentidos e sensibilidades sobre o ensino e aprendizagem na EAD, produzidas pelos professores tutores por meio da vivência da prática pedagógica; compreender o processo de tornar-se professor tutor e propor uma sala virtual de professores que potencialize esse processo, favorecendo a formação e a integração entre esses profissionais. Tomamos como referencial teórico norteador da pesquisa, entre outros autores, Tardif (2014), sobre docência como uma profissão de relações humanas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa cuja abordagem favorece a inserção do investigador no contexto a ser pesquisado. Optamos por uma pesquisa na modalidade narrativa dos interlocutores, na convicção de que o processo da escrita potencializa tanto o ato de reflexão sobre as ações praticadas quanto a análise dos diferentes aspectos sentidos e vivenciados no processo de tornar-se professor. Participaram como colaboradores deste estudo 12(doze) professores tutores, sendo que 5(cinco) fazem parte do curso técnico em Informática para Internet os demais são de diferentes cursos técnicos. Como instrumento de coleta de dados foram usadas entrevistas para caracterização e identificação dos colaboradores e o memorial formativo para conhecimento da trajetória profissional e de vida dos mesmos. A análise de dados foi realizada a partir de quatro eixos de análise, por meio dos quais buscamos compreender a trajetória dos professores no exercício da docência em tutoria como profissão. O cenário da pesquisa foi o Instituto Federal do Piauí, com sede localizada em Teresina/PI, mas com polo de EAD também na cidade de Uruçuí, onde o curso é ofertado. Os resultados das análises nos levaram a evidenciar que os professores tutores (re)significam e (re)constroem suas práticas e concepções da/na docência ao longo das suas experiências cotidianas, ao mesmo tempo em que vão também se apropriando das competências e habilidades exigidas na superação dos desafios encontrados, num processo de formação permanente. Os dados indicaram, também, que os colaboradores da pesquisa preocupam-se em desenvolver uma ação docente que vá além da dimensão técnica, constituindo conhecimento e conteúdos culturais contextualizados, valorizando o sentimento de respeito e o relacionamento colaborativo entre professor e aluno.
Abstract: With the advancement of information and communication technology, with the flow of information increased, new skills and new knowledge are required by professionals who are dedicated to education and teaching. Then, before the setting in which they are inserted, the education tutors the distance, has been developing its work in the midst of difficulties and challenges, without being well understood. This dissertation has the general objective to investigate the practices that demarcate the pedagogical of technical course tutors in Computer for Internet IFPI. And as specific objectives analyze the knowledge and skills that permeate the teaching professional development of tutors; Identify the senses and sensibilities, about teaching and learning in distance learning, produced by tutors through experiences of pedagogical practice; Understanding the process of becoming a tutor, and propose a virtual classroom teachers to leverage this process, favoring the formation and integration of these professionals.This is a qualitative study whose approach favors the insertion of the researcher in the context to be searched. This is research in the narrative mode of the interlocutors, the conviction that the writing process leverages both the act of reflection on the actions taken and the analysis of the different senses and experienced aspects in becoming a teacher processes. Participated as collaborators of this study five tutors of technical course in Internet Information. As data collection instrument were used interviews for characterization and identification of collaborators and the educational memorial to knowledge of the life story of the same. Data analysis was carried out from four axes of analysis, through which we seek to understand the trajectory of teachers in the teaching profession in coaching as a profession. The scenario of the research was the Federal Institute of Piauí, with headquarters located in Teresina / PI, but with ODL centers in the city of Uruçuí where the course is offered. The analysis results showed that the tutors (re) mean and (re) build their practices and conceptions of / in teaching throughout their daily experiences at the same time will also appropriating the required skills and abilities in overcoming the challenges found in a lifelong learning process. The data indicated also that the research staff are concerned to develop a teaching action that goes beyond the technical dimension also constituting knowledge and contextualized cultural content, enhancing the feeling of respect and collaborative relationship between teacher and student.
Palavras-chave: Educação a distância
Prática pedagógica
Formação de professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: GUEDES, Claudiney Saraiva. Interações humanas e sensibilidades pedagógicas : prática pedagógica em EAD e o desenvolvimento profissional de professores tutores do IFPI. 2016. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7973
Data de defesa: 14-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudiney Saraiva Guedes.pdfDocumento principal1,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.