Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7972
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação de aprendizagem no fórum de educação a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí : construindo sensibilidades educativas
Autor: SOUSA, Fabiana Araújo 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de
Primeiro membro da banca: ALBUQUERQUE, José de Lima
Segundo membro da banca: LARRÉ, Júlia Maria Raposo Gonçalves de Melo
Terceiro membro da banca: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes
Resumo: A modalidade de ensino a distância vem se ampliando nas instituições de ensino por causa do rápido progresso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no processo educacional. Neste contexto, estão sendo desenvolvidos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA, que vislumbram gerar interação, ampliar conhecimento e produzir instrumentos inovadores de avaliação. Todavia, ainda há falta de credibilidade em alguns métodos avaliativos realizados nesses ambientes online. Diante disto, este estudo teve como objetivo geral investigar a avaliação de aprendizagem no fórum e a construção de novas sensibilidades educativas dos professores-tutores e alunos do Curso Técnico Serviços Jurídico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Foram analisadas as principais dificuldades e sensibilidades desses sujeitos no processo avaliativo no fórum de discussão. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa de campo com as abordagens qualitativa e quantitativa. Priorizamos três instrumentos de coleta de dados: observação não participativa no ambiente online do curso, entrevista semiestrutura como os professores-tutores e questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicados com alunos e também professores-tutores. O quadro teórico-metodológico parte da vertente sociointeracionista fundamentada em Vygotsky. E aborda a avaliação da aprendizagem na perspectiva de Hoffman, Luckesi Vasconcellos, Cortelazzo e Both. Enquanto para a dimensão de sensibilidade utilizamos os estudos de Pesavento, Muniz e Araújo. Os resultados desta pesquisa revelam que o fórum pode ser um rico instrumento pedagógico, pois proporciona interação, colaboração, autonomia e desenvolve o conhecimento dos alunos e professores-tutores. Todavia, estes sujeitos precisam potencializar estratégias educativas e avaliativas, por meio do fórum, pois percebemos que, apesar de reconhecerem a utilidade e funcionalidade dessa ferramenta interativa, sentimos que têm dificuldades durante o processo avaliativo. Para tanto, compreendemos que essas dificuldades poderão ser remediadas, através de um método pedagógico que sensibilize os professores-tutores para a efetivação de uma avaliação formativa, justa e sensível nos fóruns, bem como os alunos, no desenvolvimento da arte de aprender. Portanto, elaboramos um Guia pedagógico digital, propondo estratégias metodológicas para elaboração, correção, acompanhamento da aprendizagem e feedback de atividades avaliativas nos fóruns de discussão do AVA.
Abstract: Distance learning has been expanding in educational institutions because of the rapid development of Information and Communication Technologies - ICT in the educational process. Against this background, Virtual Learning Environments - VLE – are being developed, they envision to interact, to expand knowledge and to produce innovative assessment tools. However, there is still a lack of credibility regarding evaluation methods carried out in these online environments. Faced with this, this study aimed to inquire the learning assessment into the forum and the building of new educational sensibilities of teachers-tutors and students from the Technical Course in Legal Services of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí - IFPI. The main difficulties and sensitivities of these subjects in the evaluation process in the discussion forum were analyzed. Methodologically, we used the field research to the qualitative and quantitative approaches. We prioritized three data collection instruments: non-participatory observation in the online travel environment, semistructured interviews with teachers, tutors and questionnaire with open and closed questions, applied with students and also teachers, tutors. The theoretical and methodological framework comes from sociointeractionist strand grounded in Vygotsky, and addresses the evaluation of learning in Hoffman, Luckesi Vasconcellos, Cortelazzo and Both’s perspective. As for the sensitivity dimension we used the studies of Pesavento, Muniz and Araújo. The results of this study show that the forum can be a rich educational tool, since it provides interaction, collaboration, autonomy and develops students and teachers-tutors knowledge. However, these subjects need to enhance educational and evaluative strategies through of the forum, because we realized that, although aware of the utility and functionality of this interactive tool, we feel that they have hardships during the evaluation process.To this end, we understand that these difficulties could be settled through a teaching method that raises awareness tutors, teachers for the accomplishment of a formative evaluation, equitable and sensitive in the forums as well as the students in the development of the art of learning. Thus, we developed a digital pedagogical guide, offering methodological strategies for the elaboration, correction, monitoring of the learning and feedback from evaluation activities in VLE discussion forums.
Palavras-chave: Educação a distância
Fóruns de discussão
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: SOUSA, Fabiana Araújo. Avaliação de aprendizagem no fórum de educação a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí : construindo sensibilidades educativas. 2016. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7972
Data de defesa: 24-Nov-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiana Araujo Sousa.pdfDocumento principal1,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.