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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7971
Tipo do documento: Dissertação
Título: Direito do consumidor : acesso à informação por meio do M-learning
Autor: OLIVEIRA, Elias Ricardo de 
Primeiro orientador: DINIZ, Juliana Regueira Basto
Primeiro membro da banca: SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de
Segundo membro da banca: FRANÇA, Sonia Virgínia Alves
Terceiro membro da banca: TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli
Resumo: A presente pesquisa surgiu da problemática identificada junto a consumidores que dirigiam-se até a delegacia do consumidor do Estado de Pernambuco em busca de soluções para seus problemas nas relações de consumo. Inicialmente, foi possível perceber que muitos consumidores, embora atentos aos seus direitos, desconheciam o local correto para buscar solução. Diante disto, a hipótese levantada fora a de que através do oferecimento de informações sobre o direito do consumidor de forma acessível e atrelada ao uso de dispositivo móvel, ou seja, por meio de um aplicativo para celular ou tablet, os consumidores teriam um melhor conhecimento quanto a seus direitos. Neste ponto, com o uso contínuo do aplicativo e no avanço de recebimento das denúncias, a médio e longo prazo é possível para as instituições de defesa do consumidor fazer um panorama situação envolvendo o consumidor e os conflitos consumeristas. Além disto, por meio da gestão do conhecimento, estas instituições poderão tomar decisões estratégicas que melhorem suas atuações frente a defesa destes direitos. O ponto de partida foi o levantamento de dados secundários por meio dos boletins de ocorrência registrados na delegacia nos últimos dez anos sobre crimes relacionados ao consumo. Após isto, optou-se por uma abordagem qualitativa e quantitativa para identificação junto ao público-alvo sobre os principais problemas encontrados nas relações de consumo, indo além da questão criminal, além de identificar o uso de dispositivos móveis por parte destes consumidores. Uma revisão da literatura foi realizada para verificar qual o cenário acadêmico que abarcasse a educação a distância e os direitos do consumidor por meio da tecnologia e aprendizagem móvel. O referencial teórico envolveu a gestão do conhecimento e a educação a distância por meio do M-learning. Por fim, os resultados das pesquisas secundárias e de campo mostraram-se satisfatórios demonstrando que as queixas realizadas na delegacia não se referiam apenas a crimes, mas a problemas diversos relacionados ao consumo o que tornou evidente também o desconhecimento do cidadão quanto a instituição correta para solucionar aquele conflito. Desta forma e confirmando o conhecimento empírico foi realizado o desenvolvimento do protótipo do aplicativo e posteriormente um teste com usuários para verificar sua viabilidade. Além deste, foi desenvolvida uma proposta, por meio de um curso EaD, para a disseminação do conhecimento na área do direito do consumidor junto a propensos multiplicadores: policiais de outras delegacias e agentes de instituições de defesa do consumidor.
Abstract: The present scientific research arose from the problematic identified with consumers who went to the consumer police station of the State of Pernambuco in search of solutions to their problems in consumer relations. Initially, it was possible to perceive that many consumers while attentive to their rights, did not know the correct place to find a solution. In view of this, the hypothesis raised was that by offering information on the right of the consumer in an accessible manner and linked to the use of a mobile device, that is, through a mobile or tablet application, consumers would have a better knowledge Their rights. At this point, with the continuous use of the application, in the medium and long term the consumer defense institutions will have access to a local situational diagnosis where, through the management of knowledge, these institutions will be able to make strategic decisions that improve their actions against the defense these rights. The starting point was the collection of secondary data through the police report of the last 10 years, in spite of the fact that it has been reported on crimes related to consumption. After that, a quantitative method was chosen to identify the main problems encountered in consumer relations, going beyond the criminal issue, and identifying the use of mobile devices by these consumers. A review of the literature was carried out to verify the academic scenario that encompassed distance education and consumer rights through technology and mobile learning. The theoretical framework involved the management of knowledge and distance education through M-learning. Finally, the results of the secondary and field surveys were satisfactory demonstrating that the complaints made at the police station did not refer only to crimes, but to various problems related to consumption, which also made evident the lack of knowledge of the citizen about the correct institution for Resolve that conflict. In this way and confirming, the empirical knowledge was carried out the development of the prototype of the application and later a test with users to verify its viability. In addition to this, a proposal was developed, through an EaD course, for the dissemination of knowledge in the area of consumer law along with prospective multipliers: police officers from other police stations and agents of consumer protection institutions.
Palavras-chave: Direito do consumidor
Aprendizagem móvel
Dispositivo móvel
Gestão do conhecimento
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: OLIVEIRA, Elias Ricardo de. Direito do consumidor : acesso à informação por meio do M-learning. 2017. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7971
Data de defesa: 22-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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