Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7970
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atividades online na educação a distância : da análise dos principais softwares existentes ao desenvolvimento da ferramenta macaxeiras
Autor: NASCIMENTO FILHO, Sebastião Assunção Araújo do 
Primeiro orientador: DINIZ, Juliana Regueira Basto
Primeiro membro da banca: FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha
Segundo membro da banca: SALAZAR, Domingos Savio Pereira
Terceiro membro da banca: LINS, Fernando Antônio Aires
Resumo: Este estudo objetivou desenvolver uma ferramenta online que proporcione aos professores a construção de atividades escolares interativas, através de um ambiente educativo e digital para a aprendizagem na educação a distância. Para a construção desta ferramenta algumas fases foram necessárias. A primeira foi analisar as incertezas dos professores quanto ao uso deste tipo de ferramenta e em seguida as ferramentas existentes no mercado foram analisadas. Somente depois destas duas fases iniciais pode-se ter uma noção de funcionamento e de expectativas dos professores acerca destas ferramentas que auxiliam professores na construção de atividades online. Além da ferramenta, foi proposto um guia de utilização, que irá auxiliar o professor em seus primeiros passos na criação de atividades online com a utilização da ferramenta aqui proposta. Para tanto foi realizado uma pesquisa do tipo descritiva e bibliográfica, pois faz uso de materiais já elaborados como livros, revistas e artigos científicos. A abordagem do tratamento da coleta de dados da pesquisa bibliográfica foi qualitativa, pois buscou fonte direta para coleta de dados, interpretação de fenômenos e atribuição de significados. A pesquisa foi divida em três partes a fim de sistematizar o trabalho do pesquisador. A primeira parte refere-se à pesquisa de campo com elaboração de questionários e coleta de dados. Nesta fase se deu também a análise dos softwares semelhantes ao que será produzido como produto desta pesquisa. A segunda parte caracterizou-se pela construção do Software Macaxeiras, ferramenta online que auxiliará professores e estudantes da Educação a Distância do IFPI com a produção de atividades interativas. Por fim, tivemos os testes de validação da ferramenta construída em ambientes educacionais como o Moodle. A partir da análise de dados foi possível perceber que os softwares disponíveis aos professores de EAD atendem apenas parcialmente aos pré-requisitos básicos para garantir um processo claro e efetivo de ensino. Quanto aos softwares analisados os que mais se aproximam de todos os critérios lançados por esta pesquisa são pagos e os gratuitos não se adequam aos padrões de objetos de aprendizagem. Os resultados destacam o comportamento dos professores quanto ao uso desses aplicativos e expressam a vontade de trabalharem com uma ferramenta mais próxima de suas realidades e que seja criada especificamente para a EAD, visto que as atuais não foram criadas com esse objetivo. O desafio desta pesquisa é conseguir fazer com que a ferramenta Macaxeiras atenda a perspectiva desses professores.
Abstract: The purpose of this study was to develop an online tool that provides teachers with the construction of interactive school activities. Through an educational and digital environment for learning in Distance Education (DE). For the construction of this tool some phases were necessary. The first one was to analyze the uncertainties of the teachers regarding the use of this type of tool and second was to analyze the existing tools in the market. Only after these two initial phases can get a notion of operation and expectations of teachers about these tools that help teachers in the construction of online activities. In addition to the Tool, a user guide was proposed, which will help the teacher in his first steps in creating online activities using the tool proposed here. For that, a descriptive and bibliographical research was carried out, since it makes use of already elaborated materials like books, magazines and scientific articles. The approach of the data collection treatment of the bibliographic research will be qualitative, as it seeks a direct source for data collection, interpretation of phenomena and attribution of meanings. The research was divided into three parts in order to systematize the work of the researcher. The first part refers to the field research with elaboration of questionnaires and data collection. In this phase we also analyzed the similar softwares to what will be produced as a product of this research. The second part was characterized by the construction of the Software Macaxeiras, an online tool that will assist teachers and students of Distance Education of the Federal Institute of Piauí, with the production of interactive activities. Finally, we had the validation tests of the tool built in educational environments such as Moodle. Based on data analysis, it was possible to perceive that the software available to teachers of distance education don’t meet the basic prerequisites to ensure a clear and effective teaching process. Regarding the analyzed software, the ones that are closest to all the criteria launched by this research are paid and the free ones don’t suit to the learning object standards. The results highlight the behavior of teachers regarding the use of these applications and express the desire to work with a tool that is closer to their realities and that is created specifically for DE, since the current ones were not created for this purpose. The challenge of this research is to make the Macaxeiras tool meets the perspective of these teachers.
Palavras-chave: Educação a distância
Atividade online
Software macaxeiras
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: NASCIMENTO FILHO, Sebastião Assunção Araújo do. Atividades online na educação a distância : da análise dos principais softwares existentes ao desenvolvimento da ferramenta macaxeiras. 2016. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7970
Data de defesa: 13-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sebastiao Assuncao Araujo do Nascimento Filho.pdfDocumento principal2,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.