Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEULÁLIO, Athos Denis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9394539773187438por
dc.contributor.advisor1SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de-
dc.contributor.referee1DINIZ, Juliana Regueira Basto-
dc.contributor.referee2FRANÇA, Sônia Virginia Alves-
dc.contributor.referee3LINS, Fernando Antônio Aires-
dc.date.accessioned2019-04-22T15:28:29Z-
dc.date.issued2016-12-16-
dc.identifier.citationEULÁLIO, Athos Denis. Modelo de integração entre ambientes virtuais de aprendizagem e sistemas de gestão acadêmica baseado em arquitetura orientada a serviços e computação em nuvem. 2016. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7968-
dc.description.resumoNo âmbito acadêmico, a educação à distância vem cada vez mais ganhando espaço em decorrência do aumento de vagas nesta modalidade de ensino, contudo surge também a necessidade de tornar transparente a comunicação entre os Sistemas de Gestão Acadêmica (SGA) – responsável por gerir todo percurso acadêmico do discente nas instituições de ensino que oferecem essa modalidade com os chamados Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) - sistemas nos quais são realizados todos os processos relativos ao ensino e aprendizagem do discente. Ocorre que, normalmente, estes sistemas não se comunicam entre si, fazendo-se necessário estabelecer uma estratégia de integração com o objetivo de garantir a interoperabilidade entre ambos. Diante desse quadro, com base em pesquisas na literatura, trabalhos realizados nesse campo de pesquisa e levantamento de requisitos comuns para os sistemas envolvidos, é proposto um modelo de alto nível que faça uso de tecnologias web services e computação em nuvem que possibilite integrar SGA e AVA. O objetivo deste modelo é fornecer interoperabilidade entres os sistemas envolvidos, sendo que o mesmo funcione de forma descentralizada estabelecendo funcionalidades que melhorem o tempo desprendido nos sistemas supramencionados, assim como oferecer elementos para ajudar docentes e membros de equipes multidisciplinares no processo de operacionalização e gerencia dos discentes a fim de equacionar a problemática destacada, podendo este modelo ser utilizado por qualquer instituição com demanda semelhante.por
dc.description.abstractIn the academic field, distance education is increasingly gaining ground as a result of the increase in vacancies in this type of education, however it is also a need to make communication clear between Academic Management Systems (SGA) - it is responsible for managing all the courses Academic systems of the student in the educational institutions that offer this modality - with they are called Virtual Environments of Learning (AVA) - systems in which all the processes are made all the processes related to the teaching and learning of the student. It occurs, these systems usually do not communicate with one another, making it necessary to establish an integration strategy with the aim of ensuring interoperability between both. In view of this framework, it based on researches in the literature, the works carried out in this research field and survey of common requirements for the systems involved, a high level model is proposed that makes use of web services technologies and cloud computing that allows integrating SGA and AVA. The objective of this model is to provide interoperability among the involved systems, in which it functions in a decentralized way establishing functionalities that improve the spent time in the above mentioned systems, as well as it offers elements to help teachers and members of multidisciplinary teams in the process of operationalization and it managements of students in order to equate the outstanding problem , this model can be used by any institution with similar demand.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-04-22T15:28:29Z No. of bitstreams: 1 Athos Denis Eulalio.pdf: 2218574 bytes, checksum: f8e3620ee6df506fd932f8d24f100a54 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-22T15:28:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Athos Denis Eulalio.pdf: 2218574 bytes, checksum: f8e3620ee6df506fd932f8d24f100a54 (MD5) Previous issue date: 2016-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempor
dc.subjectSistema de gestão acadêmicapor
dc.subjectComputação em nuvempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleModelo de integração entre ambientes virtuais de aprendizagem e sistemas de gestão acadêmica baseado em arquitetura orientada a serviços e computação em nuvempor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Athos Denis Eulalio.pdfDocumento principal2,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.