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dc.creatorFERREIRA, Juliana Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8944854268839152por
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE, José de Lima-
dc.contributor.referee1MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de-
dc.contributor.referee2SILVA, Ivanda Maria Martins-
dc.contributor.referee3LEITE, Emanuel Ferreira-
dc.date.accessioned2019-04-22T14:51:50Z-
dc.date.issued2017-05-03-
dc.identifier.citationFERREIRA, Juliana Pereira. Gestão por competências na administração pública : a percepção dos gestores de recursos humanos sobre a contribuição dos ambientes virtuais de aprendizagem. 2017. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7967-
dc.description.resumoA gestão por competências é um dos temas que vem sendo muito debatido nos meios acadêmicos. O Governo aderiu ao modelo de competência, por meio da Política Nacional de Gestão de Pessoas. Para a tomada de decisões e aferir resultados alcançados pelos administradores, os governos fazem uso dos indicadores de desempenho. Através da educação corporativa, que pode ser compreendida como sendo uma iniciativa organizacional que visa o desenvolvimento de pessoas, as organizações investem em educação a distância como forma de suprir as necessidades de formação e atualização continuadas dos seus funcionários. Tanto a educação corporativa e quanto a gestão por competências podem ser implementadas e desenvolvidas simultaneamente, de forma que são programas complementares. Neste contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pelas seguintes temáticas: gestão por competência proposta por Philippe Zarifian (SANTOS, 2014; PAIVA, 2007; PIRES, 2005); indicadores de desempenho no setor público (CESAR, 2015); pedagogia das competências (PAIVA, 1997; RAMOS, 2002), a educação corporativa e a educação a distância (CASALETTI, 2013; AMORIM; FISCHER, 2013; LITTO; FORMIGA, 2009). A partir de tais conceitos obtidos durante o estudo bibliográfico, foi elaborada a pesquisa com servidores da Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGEP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A pesquisa teve por objetivo analisar a percepção dos servidores públicos da SUGEP quanto aos ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de formação de competência para a gestão pública. Os objetivos específicos da pesquisa visaram investigar o perfil profissional dos servidores, caracterizar a formação de gestores públicos, a partir da teoria da competência. Na etapa de coleta de dados foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas constando indicadores de desempenho baseado na contextualização da administração pública. Foi utilizada uma abordagem qualitativa e o método de análise de conteúdo. Consistiu num processo de pesquisa e diálogo que permitiu a construção do Guia de Gestão de Pessoas por Competências, cujo conteúdo pode ser transformado em ação. Os resultados demonstram que a Instituição, a partir da percepção dos servidores, necessita melhorar a política de qualificação de recursos humanos a fim de minimizar as dificuldades no desenvolvimento de competências com o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem. Foi evidenciado que estão em desenvolvimento os processos de mapeamento da força de trabalho e de dimensionamento de pessoal. Esse trabalho representa uma contribuição importante para que a UFRPE enfrente o desafio tornar-se mais inovadora, aderindo as diretrizes gerais estabelecidas pelo Governo Federal.por
dc.description.abstractThe management by competences is one of the subjects that has been much debated in the academic circles. The Government adhered to the competency model, through the National Policy of People Management. Governments make use of performance indicators to make decisions and assess results achieved by managers. Through corporate education, which can be understood as an organizational initiative aimed at the development of people, organizations invest in distance education as a way to meet the continuing training and updating needs of their employees. Both corporate education and competency management can be implemented and developed simultaneously, so they are complementary programs. In this context, the research starts from a theoretical framework supported by the following themes: management by competence proposed by Philippe Zarifian (SANTOS, 2014; PAIVA, 2007; PIRES, 2005); Performance indicators in the public sector (CESAR, 2015); (2006), and in the literature on the pedagogy of skills (PAIVA, 1997; RAMOS, 2002), corporate education and distance education (CASALETTI, 2013, AMORIM, FISCHER, 2013, LITTO, FORMIGA, 2009). Based on such concepts obtained during the bibliographic study, the research was carried out using servers from the Superintendence of People Management (SUGEP) of the Federal Rural University of Pernambuco. The objective of the research was to analyze the perception of public servants of SUGEP regarding virtual learning environments as tools of training of competence for public management. The specific objectives of the research were to investigate the professional profile of the servers, characterize the training of public managers, from the theory of competence. At the data collection stage, questionnaires with open and closed questions were applied, with performance indicators based on the contextualization of the public administration. A qualitative approach and the content analysis method were used. It consisted of a process of research and dialogue that allowed the construction of the Guide of Management of People by Competences, whose content can be transformed into action. The results demonstrate that the Institution, based on the perception of the employees, needs to improve the human resources qualification policy in order to minimize difficulties in the development of competences with the use of virtual learning environments. It was evidenced that the processes of workforce mapping and personnel sizing are in development. This work represents an important contribution for UFRPE to face the challenge of becoming more innovative, adhering to the general guidelines established by the Federal Government.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-04-22T14:51:50Z No. of bitstreams: 1 Juliana Pereira Ferreira.pdf: 1677437 bytes, checksum: d492e55866bd4d903df55fe1b38f9641 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-22T14:51:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Pereira Ferreira.pdf: 1677437 bytes, checksum: d492e55866bd4d903df55fe1b38f9641 (MD5) Previous issue date: 2017-05-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectGestão por competênciapor
dc.subjectIndicador de desempenhopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGestão por competências na administração pública : a percepção dos gestores de recursos humanos sobre a contribuição dos ambientes virtuais de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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