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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão do conhecimento aplicada a processos administrativos : difusão e compartilhamento de informações por meio da educação a distância
Autor: SILVA, Maria Verônica Tenório da 
Primeiro orientador: MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de
Primeiro membro da banca: ALBUQUERQUE, José de Lima
Segundo membro da banca: SILVA, Ivanda Maria Martins
Terceiro membro da banca: RIBEIRO, Ana Regina Bezerra
Resumo: O avanço da Tecnologia da Informação, no final do século XX, fez impulsionar a melhoria dos processos produtivos. Dessa forma, criar e implantar mecanismos que gerenciem e disseminem o conhecimento, passam a ser os novos desafios das organizações nesse século. A pesquisa foi desenvolvida essencialmente em torno do tema “Gestão do Conhecimento”, buscando na educação a distância uma alternativa viável para promover a interação e a colaboração mútua. O referencial teórico foi construído através de estudos realizados por diversos autores, com destaque para as obras de Nonaka e Takeuchi (1997 e 2008), Davenport (1998, 1999 e 2003), Choo (2003), Sveiby (1998) e Drucker (1990). O objetivo da pesquisa foi investigar como a utilização da gestão do conhecimento, com o aporte da educação a distância, pode gerar a difusão e compartilhamento de informações, reduzindo a perda da memória organizacional no âmbito da Superintendência de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas-SUGEP da UFRPE. Para tanto foi realizado um estudo de caso, tendo uma abordagem essencialmente de natureza qualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o modelo de cinco fases do processo de criação de conhecimento organizacional sugerido por Nonaka e Takeuchi (2008), surgindo, portanto, a idealização de um curso no AVA institucional. Procedeu-se a coleta de dados através da observação não-participativa, da pesquisa de campo e aplicação de questionários a 14 pesquisados, onde os principais resultados revelaram a necessidade de se criarem mecanismos que possam auxiliar o processo de disseminação do conhecimento na organização, em virtude da alta rotatividade de pessoal e perda da memória organizacional, bem como, ficou evidenciada a contribuição do uso de ferramentas tecnológicas nos processos de aprendizagem coletiva, como recursos facilitadores para a construção do conhecimento. Como produto resultante da pesquisa foi proposto a criação de um espaço chamado “gestão do conhecimento” no site corporativo da SUGEP, contendo um repositório virtual para disseminação de informações de interesse de toda comunidade interna e externa da UFRPE.
Abstract: The advance of Information Technology, at the end of the twentieth century, has promoted the improvement of production processes. In this way, creating and deploying mechanisms that manage and disseminate knowledge, become the new challenges of organizations in this century. The research was developed essentially around the theme "Knowledge Management", seeking in distance education a viable alternative to promote interaction and mutual collaboration. The theoretical reference was built through studies carried out by several authors, especially the works of Nonaka and Takeuchi (1997 and 2008), Davenport (1998, 1999 and 2003), Choo (2003), Sveiby (1998) and Drucker (1990 ). The objective of the research was to investigate how the use of knowledge management, with the contribution of distance education, can generate information dissemination and sharing, reducing the loss of organizational memory within the Superintendence of Development and People Management (SUGEP). UFRPE. For this, a case study was carried out, with an essentially qualitative approach. For the development of the research, the five-stage model of the process of organizational knowledge creation suggested by Nonaka and Takeuchi (2008) was used, thus, the idealization of a course in the institutional AVA. Data were collected through non-participatory observation, field research and questionnaires applied to 14 respondents, where the main results revealed the need to create mechanisms that could help the process of dissemination of knowledge in the organization, in due to the high personnel turnover and loss of organizational memory, as well as the contribution of the use of technological tools in the collective learning processes as facilitating resources for the construction of knowledge. As a result of the research, it was proposed to create a space called "knowledge management" on SUGEP's corporate website, containing a virtual repository for the dissemination of information of interest to all internal and external community of UFRPE.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Memória organizacional
Educação a distância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: SILVA, Maria Verônica Tenório da. Gestão do conhecimento aplicada a processos administrativos : difusão e compartilhamento de informações por meio da educação a distância. 2017. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7961
Data de defesa: 26-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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