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Tipo do documento: Dissertação
Título: MODPLAN : recurso educacional aberto como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de modelagem plana
Autor: SILVA, Edna Maria dos Santos 
Primeiro orientador: FRANÇA, Sônia Virgínia Alves
Primeiro membro da banca: DINIZ, Juliana Regueira Basto
Segundo membro da banca: SANTOS, Marizete Silva
Terceiro membro da banca: CORREIA NETO, Jorge da Silva
Resumo: A ascensão da moda em todo o mundo ocasionou a necessidade de mão-de-obra qualificada e fez com que diversas Instituições de Ensino criassem cursos relacionados a vestuário e moda para qualificar profissionais para esse mercado em expansão. No Piauí, somente no período entre 2008 a 2016, foram implantados 06 (seis) cursos voltados para esta área. Dentre as diversas disciplinas existentes nestes cursos, existe a Modelagem da Confecção Industrial, também chamada de Modelagem Plana, que os alunos do curso Técnico em Vestuário do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Teresina Zona Sul apresentam dificuldade no processo de aprendizagem, no que se refere à construção de moldes planos. Tal dificuldade é percebida, uma vez que os alunos concluem a atividade, feita de forma mecânica, e não compreendem que os moldes construídos formarão uma roupa, pois não conseguem fazer essa visualização. Diante disso, a presente dissertação tem como objetivo geral desenvolver um Recurso Educacional Aberto que facilite o entendimento de Modelagem Plana, uma vez que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como apoio ao processo de ensino e aprendizagem é uma constante nas instituições de ensino, além do fato de que os alunos vivem conectados a maior parte do tempo. Ainda nesta pesquisa, têm-se como objetivos específicos: Identificar quais fatores estão dificultando o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Modelagem da Confecção Industrial; Implementar um Recurso Educacional Aberto como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da disciplina Modelagem da Confecção Industrial e Avaliar o Recurso Educacional Aberto. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, onde os resultados são analisados de ambas as formas. Os participantes colaboradores desta pesquisa foram 02 (duas) professoras da disciplina Modelagem da Confecção Industrial do Curso Técnico em Vestuário do IFPI e 39 (trinta e nove) alunos do mesmo curso e Instituição. O cenário da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí Campus Teresina Zona Sul, onde o curso de Vestuário é ofertado. Como instrumento de coleta de dados foram usadas entrevistas semi-estruturadas e questionários, na primeira fase, para validação do problema de pesquisa percebido pela pesquisadora. A segunda fase corresponde a implementação do REA e na terceira, aplicou-se novamente questionário, para avaliação do recurso. A análise de dados foi realizada de acordo com cada uma das fases da pesquisa e com o intuito de averiguar se os objetivos propostos nesta pesquisa foram alcançados. Os resultados da primeira fase constataram a necessidade e importância da implementação de um REA para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Modelagem da Confecção Industrial. Portanto, foi desenvolvido o REA MODPLAN, que logo em seguida foi avaliado. Constatou-se, através dos resultados da avaliação que o recurso pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da disciplina Modelagem da Confecção Industrial.
Abstract: The worldwide ascension of fashion led to a demand for qualified workforce and made various educations institutions create courses related to clothing and fashion, to qualify professionals for this in-expansion market. In Piauí, only between 2008 and 2016, 06 (six) courses aimed to this area were installed. Among the many existing disciplines in these courses there is the Industrial Pattern Making in Fashion, also called Plain Modeling, which the students of the Technician Course on Clothing of the Teresina Zona Sul campus of Instituto Federal do Piauí (IFPI) show difficulties regarding teaching and learning process, especially in matters of the construction of plain models. Such difficulties are noticed once the students finish the activities, which is made in a mechanical way and can not perceive how the models made will end up forming a garment because they can not visualize it. Considering this, this dissertation has the general objective to develop an Open Educational Resource that make it easier the understanding of Plain Modeling, since the use of Information and Communication Technology, as an aid to the teaching-and-learning process is a constant in the education institutions, besides the fact that students live connected most of their time. Still, in this research, we have as specific objectives: identify the factors that are inhibiting the teaching-and-learning process of the Industrial Confection Modeling; implement an Open Educational Resource as a helping tool to the teaching-and-learning process of the Industrial Confection and Modeling, and evaluate the Open Educational Resource. It is a study of qualitative and quantitative nature, where the results are analyzed in both ways. The collaborative participants of this research were 02 (two) teachers of the Industrial Pattern Making in Fashion of the Technician Course on Clothing of IFPI and 39 (thirty-nine) students of the same course and institution. The setting of the research was the Teresina Zona Sul campus of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, where the course of Clothing is offered. As data collection tools semi-structured interviews and questionnaires were applied, in the first phase, to validate the research problem perceived by the researcher. The second phase corresponds to the implementation of the OER, and in the third, the questionnaire was applied again, to evaluate the resource. The data analysis was made according to each phase of the research and with the intention of testing if the objectives proposed in this research were achieved. The results of the first phase showed the need and the importance of the implementation of an OER to help the teaching-and-learning process of the discipline Industrial Pattern Making in Fashion. Thus, the MODPLAN OER was developed, and then it was evaluated. It was verified that through the results of the evaluations that the resource can help the teaching-learning process of the discipline Industrial Pattern Making in Fashion.
Palavras-chave: Modelagem plana
Recursos educacionais abertos
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: SILVA, Edna Maria dos Santos. MODPLAN : recurso educacional aberto como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de modelagem plana. 2016. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7960
Data de defesa: 14-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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