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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições didático-pedagógicas na produção de videoaulas : um olhar sobre a dinâmica do processo de ensino
Autor: SILVA JÚNIOR, Geraldo Nunes da 
Primeiro orientador: LIMA, Juliano Bandeira
Primeiro membro da banca: SALAZAR, Domingos Sávio Pereira
Segundo membro da banca: DINIZ, Juliana Regueira Basto
Terceiro membro da banca: BERNARDINO JUNIOR, Francisco Madeiro
Resumo: O Censo da EaD (2014) da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED indica que a videoaula tornou-se um recurso difundido, sendo o segundo recurso mais utilizado para disseminação de conteúdo de aprendizagem na EaD. Neste contexto, esta dissertação apresenta como objetivo geral analisar como os aportes didático-pedagógicos do professor são mobilizados na preparação de videoaulas, considerando a influência da dinâmica do ensino. Para tanto, a pesquisa se utiliza de um estudo de caso de natureza interpretativista com abordagem qualitativa. Para alcançar a proposta da investigação foram coletados dados de três instrumentais: entrevista semiestruturada com professores/produtores das videoaulas, observação de videoaulas produzidas pelos entrevistados e por fim, um questionário semiestruturado online com alunos da EaD. Com as análises dos dados obtidos, foram verificados os aportes didático-pedagógicos do professor na preparação de videoaulas; os principais elementos potencializadores do processo de ensinoaprendizagem nas videoaulas; e as necessidades formativas dos professoresformadores para o uso de videoaulas na Educação a Distância. Os resultados da análise da entrevista conduzem-nos a pensar que todos os professores produzem suas próprias videoaulas. Contudo, há uma necessidade de formação continuada, uma vez que a maioria dos professores entrevistados afirmou não ter conhecimento e/ou não ter realizado algum tipo de formação para desenvolvimento de videoaulas. Além disso, detecta-se a ausência de comunicação entre professores e designer instrucional, sendo que essa comunicação é imprescindível para produção de qualquer material didático. Na análise obtida da observação das videoaulas constata-se que as videoaulas são produzidas em estúdio e/ou com aplicativo Camtasia. Além disso, percebe-se que professores negligenciam subsídios didáticos nas videoaulas como: promoção do dialogismo com alunos, construção de uma revisão no encerramento da videoaula e interação entre videoaula e o material didático. As constatações obtidas da observação das videoaulas foram também detectadas nos dados coletados dos alunos por meio do questionário online. Os resultados revelam que os professores não elaboram a etapa da pré-produção de uma videoaula, especificamente no tocante à elaboração do roteiro, fase importante do planejamento, uma que vez é a partir desta etapa que são apontados os insumos necessários para que a videoaula seja produzida. A investigação contribuiu para o desenvolvimento de uma aplicação web, denominada de VideoScript, com propósito de auxiliar o professor, fornecendo-lhe orientações gerais acerca de aspectos a serem incorporados na videoaulas, como: linguagem corporal, construção de slides, etapas de uma produção de videoaula e subsídios didáticos.
Abstract: The Distance Education Census (2014) of the Brazilian Distance Education Association (Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED) indicates that video lesson has become a widespread resource, being the second most used resource for dissemination of learning content in distance education. In this context, this dissertation presents as general objective to analyze how the didacticpedagogical contributions of the teacher are mobilized in the preparation of video lessons, considering the influence of the teaching dynamics. Therefore, the research uses a case study of an interpretative nature with a qualitative approach. In order to reach the research proposal, data were collected from three instruments: semistructured interview with teachers/ producers of video lessons, observation of observation of video lessons produced by the interviewees and, finally, a semistructured online questionnaire with distance education students. With the analysis of the data obtained, were verified the didactic-pedagogical contributions of the teacher in the preparation of video lessons; the main potentializers elements of the teachinglearning process in video lessons; and the formative needs of the teacher-trainers for the use of video lessons in Distance Education. The results of the interview analysis lead us to think that all teachers produce their own video lessons. However, there is a need for continuous training, since most of the teachers interviewed claimed to have no knowledge and / or have not undertaken some type of training to development of video lessons. In addition, it is detected the absence of communication between teachers and instructional designer, being that this communication is essential for the production of any didactic material. In the analysis obtained from the observation of video lessons it was verified that video lessons are produced in studio and/or with Camtasia application. In addition, it is noticed that teachers neglect didactic subsidies in video lessons such as: promotion of dialogism with students, construction of a review in the closure of video lessons and interaction between video lessons and didactic material. The findings obtained from the observation of video lessons were also detected in the data collected from the students through the online questionnaire. The results show that teachers do not elaborate the pre-production stage of a video lesson, specifically in the elaboration of the script, an important phase of the planning, one that is from this stage that the necessary inputs are pointed out so that the video lesson is produced. The research contributed to the development of a web application, called VideoScript, with the purpose of assisting the teacher, giving him general guidelines about aspects to be incorporated in the video lesson, such as: body language, slide construction, stages of a video lesson production and didactic subsidies.
Palavras-chave: Videoaula
Educação a distância
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: SILVA JÚNIOR, Geraldo Nunes da. Contribuições didático-pedagógicas na produção de videoaulas : um olhar sobre a dinâmica do processo de ensino. 2017. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7959
Data de defesa: 7-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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