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Tipo do documento: Dissertação
Título: A escola de tempo integral da rede municipal de ensino do Recife :dialogando com a percepção e a apropriação dos professores
Autor: SOUSA, Ana Márcia de 
Primeiro orientador: ALBUQUERQUE, José de Lima
Primeiro membro da banca: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Segundo membro da banca: SILVA, Ivanda Maria Martins
Terceiro membro da banca: PADILHA, Maria Auxiliadora Soares
Resumo: A Educação Integral através da ampliação do tempo escolar tem ganhado respaldo legal e alinhamento pedagógico ao longo da ultima década, apesar de ser defendida como aporte educacional que corrige distorções sociais no Brasil desde 1920, através do movimento Escola Nova, que teve como um dos principais nomes, Anísio Teixeira. Nessa perspectiva, visando alcançar o objetivo de estudar o processo de implantação das Escolas Municipais de Tempo Integral do Recife – PE, na percepção e apropriação pedagógica pelos professores que migraram para este modelo educacional. Para tal, usamos os objetivos específicos que visam o reconhecimento dos profissionais atuantes nestas escolas, a contextualização da origem e concepção histórico pedagógica do modelo de escola integral no Brasil, avaliação de apropriação do modelo Recife de escola integral pelos professores e por fim uma proposta de projeto de curso na modalidade EAD, para fortalecer e formar os professores acerca do modelo Recife. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, no qual se utilizaram como instrumentos para coleta dos dados, questionário aplicado junto aos professores atuantes nas seis Escolas Municipais de Tempo Integral do Recife, e Grupo Focal, com participação de sete professores das escolas integrais do Recife, visando, com estes instrumentos, alcançar os objetivos desta pesquisa. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram que 57% dos professores acham o modelo de escola integral do Recife como Regular. E ao abordarmos o grau de conhecimento sobre o tema escola integral e educação integral temos um percentual de 58,63% de regular. O que nos chama a atenção para a necessidade de formação específica para estes profissionais acerca do tema. Os dados obtidos também revelam que a práxis destes profissionais fica comprometida. E, que 86,20% apontam a necessidade de formação continuada na perspectiva de escola integral. Também pudemos visualizar que 58,63 não fez curso a distância, mas que que professores se propõem a uma formação continuada através da modalidade EAD. A partir dos resultados propomos um curso na plataforma EAD, atentando ao tema educação integral/ escola integral no contexto histórico-pedagógico brasileiro para os professores do Recife.
Abstract: Integral education through the expansion of school time has gained legal support and pedagogical alignment throughout the last decade. Despite being defended as an educational contribution that corrects social distortions in Brazil since 1920, through the new school movement, with one of the main names being Anísio Teixeira. In this perspective, aiming to reach the objective of studying the process of implementation of municipal schools of integral time of Recife, PE, in the perception and pedagogical appropriation by the teachers who migrated to this educational model. To this end, we seek to investigate the recognition of the professionals working in these schools, the contextualization of the origin and pedagogical historical conception of the integral school model in Brazil, the evaluation of the appropriation of the Recife model of integral school by the teachers and finally a proposal of course in the ead modality, to strengthen and train teachers around the Recife model. As a theoretical contribution to this study we had the authors Faure (1972), Werthein (2000), LDB (1996), MEC (2009) Dutra (2013), Cavaliere (2010), Teixeira (1997), among others. It is a case study with a qualitative approach, in which they were used as instruments for data collection, a questionnaire applied to the teachers working in the six municipal schools of integral time of Recife, and focal group with the participation of seven full-school teachers of Recife, aiming, with these instruments to reach the objectives of this research. The results show that 57% of teachers find the model of Recife's regular school. and when we approach the degree of knowledge about the theme integral school and integral education we have a percentage of 58.63% of regular. what draws attention to the need for specific training for these professionals about the theme. The data obtained also reveal that the praxis of these professionals is compromised. and, that 86.20% point to the need for continuing education from an integral school perspective. We could also see that 58,63% had never attended a distance course, but that teachers are proposing to continue training through the ead modality. From the results we propose a course in the EAD platform, attending to the theme integral education / integral school in the brazilian historical-pedagogical context for the professors of Recife.
Palavras-chave: Educação integral
Escola pública
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: SOUSA, Ana Márcia de. A escola de tempo integral da rede municipal de ensino do Recife :dialogando com a percepção e a apropriação dos professores. 2017. 145 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7958
Data de defesa: 28-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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