Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7957
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ambiente tecnológico e a organização estrutural e de recursos midiáticos na educação : um estudo de caso nas escolas municipais do Recife
Autor: MACHADO, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira 
Primeiro orientador: ALBUQUERQUE, José de Lima
Primeiro coorientador: LUIZ, Marcia Karina da Silva
Primeiro membro da banca: LEITE, Emanuel Ferreira
Segundo membro da banca: CORREIA NETO, Jorge da Silva
Terceiro membro da banca: MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de
Resumo: A presente dissertação integra-se numa pesquisa que procurou verificar como os novos ambientes tecnológicos de escolas públicas que atendem a modalidade de ensino fundamental dos anos iniciais de Recife-PE, estão organizados enquanto estrutura e recursos assim como identificar a concepção de seus gestores e professores a cerca de seu uso como ferramenta pedagógica para vivência de práticas híbridas na formação de estudantes do ensino fundamental. Este estudo é de carácter exploratório e descritivo, por isso adotamos como estratégia metodológica a investigação qualitativa, utilizando como procedimento aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. Quanto ao aporte teórico recorreu-se a alguns autores que discutem o tema, dentre eles: Michael G Moore, Greg Kenski Kearsley, Jose Armando Valente, Carmem Maia, Frederico Litto e João Mattar. Os sujeitos da pesquisa foram os professores e gestores, lotados na Escola Municipal Jardim Monte Verde da Rede Municipal de Ensino do Recife, há mais de dois anos, considerando que o ambiente foi instalado na unidade em 2015. Em linhas gerais o ambiente tecnológico foi descrito como um espaço de ótima estrutura, com ferramentas tecnológicas e recursos midiáticos ricos em possibilidades pedagógicas, entretanto, os professores não se sentem a vontade para desenvolver atividades virtuais articuladas as presenciais. No tocante a concepção da EaD como modalidade formativa para estudantes do ensino fundamental, anos iniciais, o maior número dos entrevistados reconhece ser possível mas apontam a ausência de formação docente como elemento impeditivo para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico híbrido. Resultados sinalizam que apesar de contarem com um ambiente que oferece recursos que abriguem experiências pedagógicas presenciais e a distância, ainda prevalece às dificuldades para o desenvolvimento de atividades virtuais com estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. A investigação elucida elementos que podem subsidiar intervenções que fomentem e respaldem a inserção da EaD na prática formativa de professores e estudantes do ensino fundamental junto a consolidação da implantação de Ambientes Tecnológicos.
Abstract: The present dissertation is part of a research that sought to verify how the new technological environments of public schools that attend the modality of elementary education of the initial years of Recife-PE, are organized as a structure and resources as well as to identify the conception of its managers and teachers About its use as a pedagogical tool for experiencing hybrid practices in the training of elementary school students. This study is exploratory and descriptive, so we adopted qualitative research as methodological strategy, using a questionnaire application and semi-structured interview as a procedure. As for the theoretical contribution, some authors who discuss the theme were chosen: Michael G Moore, Greg Kenski Kearsley, Jose Armando Valente, Carmem Maia, Frederico Litto and João Mattar. The subjects of the research were the teachers and managers, crowded at the Monte Verde Municipal School of the Municipal Teaching Network of Recife, for more than two years, considering that the environment was installed in the unit in 2015. Broadly speaking, the technological environment was described As a space of great structure, with technological tools and media resources rich in pedagogical possibilities, however, teachers do not feel the will to develop virtual activities articulated to face-to-face. Regarding the conception of EaD as a formative modality for elementary school students, initial years, the largest number of respondents acknowledges to be possible but point to the absence of teacher training as an impediment to the development of a hybrid pedagogical work. Results indicate that despite the fact that they have an environment that offers resources that include classroom and distance learning experiences, difficulties still prevail for the development of virtual activities with students in the initial grades of elementary school. The research elucidates elements that can subsidize interventions that foster and support the insertion of EaD in the formative practice of teachers and students of elementary education along the consolidation of the implantation of Technological Environments.
Palavras-chave: Ambiente tecnológico
Escola pública
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: MACHADO, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira. O ambiente tecnológico e a organização estrutural e de recursos midiáticos na educação : um estudo de caso nas escolas municipais do Recife. 2017. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7957
Data de defesa: 28-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira Machado.pdfDocumento principal2,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.