Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7956
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação a distância para a formação continuada : um estudo com formadores docentes da rede municipal de ensino do Recife - PE
Autor: CAVALCANTE, Manoelina Xavier 
Primeiro orientador: ALBUQUERQUE, José de Lima
Primeiro coorientador: LUIZ, Marcia Karina da Silva
Primeiro membro da banca: SILVA, Ivanda Maria Martins
Segundo membro da banca: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Terceiro membro da banca: PADILHA, Maria Auxiliadora Soares
Resumo: A Educação a Distância é uma modalidade de ensino e aprendizagem que tem sido utilizada de forma crescente no campo educacional. Essa modalidade de ensino já se encontra prevista na Política de Formação da Rede Municipal de Ensino do Recife. Esse fator se tornou o principal responsável pelo desejo de realizar um estudo mais aprofundado sobre esse viés da educação. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a percepção de professores formadores da Escola de Formação de Educadores do Recife – Professor Paulo Freire quanto ao uso da educação a distância para o processo de formação continuada docente e propor um plano de formação que contribua com a equipe de professores formadores na ação de oferecer aos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife a formação continuada na modalidade EAD. O aporte terico encontrou sustentação em Imbernón, Freire, Giroux, Bourdieu, Perrenoud, Albuquerque, DeAquino, Teixeira, Vaillant, entre outros. A metodologia desse trabalho consiste em um estudo de caso com abordagem qualitativa de investigação, no qual se utilizou como instrumentos para a coleta de dados, a análise docum ental sobre as normatizações; questionários impressos aplicados junto à equipe dos professores formadores e entrevistas semiestruturadas com quatorze desses profissionais. Através do método análise de conteúdo, buscou-se analisar as escutas, informações e dados registrados à luz de autores pesquisadores do tema. Os resultados obtidos revelam que os professores formadores visualizam potencialidades da EAD para a formação continuada docente e sinalizam a necessidade de subsidiar a equipe de professores formadores para essa modalidade educacional. A análise dos dados obtidos também revela a importância das experiências vivenciadas pelo professor formador para sua atuação profissional o que decorre a indicar que a EAD, primeiramente precisa ser experienciada pela equipe de formadores e, em seguida, com o público docente que eles atendem.
Abstract: Distance Education is a modality of teaching and learning that has been used increasingly in the educational field. This type of teaching is already foreseen in the Education Policy of the Municipal Education Network of Recife. This factor has become the main responsible for the desire to carry out a more detailed study on this education bias. In this perspective, this research has the objective of analyzing the perception of teacher educators of the School of Education of Recife - Professor Paulo Freire, regarding the use of distance education for the process of continuing teacher education and propose a training plan that contributes to The team of teacher trainers in the action of offering to the teachers of the Municipal Network of Teaching of Recife, the continued formation in the modality EAD. The theoretical contribution found support in Imbernón, Freire, Giroux, Bourdieu, Perrenoud, Albuquerque. DeAquino, Teixeira, Vaillant, among others. The methodology of this work consists of a case study with a qualitative research approach, in which the documentary analysis on standards was used as instruments for data collection; Printed questionnaires applied to the team of teacher trainers and semi-structured interviews with fourteen of these professionals. Through the method of content analysis, we sought to analyze the tapping, information and data recorded in the light of authors of the theme. The results show that the teacher trainers visualize the potentialities of the EAD for the continuing teacher education and indicate the need to subsidize the team of teacher trainers for this educational modality. The analysis of the data obtained also reveals the importance of the experiences experienced by the teacher trainer for his / her professional performance, which is due to indicate that the EAD, first needs to be experienced by the team of trainers and then with the teaching public that they attend.
Palavras-chave: Educação a distância
Formação continuada
Formação de professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: CAVALCANTE, Manoelina Xavier. Educação a distância para a formação continuada : um estudo com formadores docentes da rede municipal de ensino do Recife - PE. 2017. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7956
Data de defesa: 28-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manoelina Xavier Cavalcante.pdfDocumento principal1,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.