Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7955
Tipo do documento: Dissertação
Título: Repositório digital na educação a distância do IFPI : compartilhamento de objetos de aprendizagem
Autor: PEREIRA, Ana Úrsula Farias 
Primeiro orientador: FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha
Primeiro membro da banca: SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de
Segundo membro da banca: SANTOS, Marizete Silva
Terceiro membro da banca: SCHUENEMANN, Carla Taciana Lima Lourenço Silva
Resumo: Os repositórios digitais constituem-se em uma poderosa ferramenta para a disseminação da informação por promover o acesso livre a conteúdos como produtos de pesquisa. Dentre estes, sobressaem-se os repositórios digitais de objetos de aprendizagem (OAs), sistemas que possibilitam o aproveitamento e reutilização desses objetos compreendidos como qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para apoiar a aprendizagem. Os repositórios de OA são ambientes com recursos digitais em diferentes formatos ou mídias. O objetivo desta pesquisa é desenvolver a customização de um repositório digital, cuja finalidade é promover o compartilhamento e reutilização de OAs criados pelos professores conteudistas da Educação a Distância (EAD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Os repositórios digitais de OAs disponibilizam ferramentas específicas para sustentar e controlar a divulgação e o acesso de materiais educacionais, favorecendo o compartilhamento e reusabilidade de forma padronizada resultando em um acervo dinâmico, em atendimento à diversidade de práticas pedagógicas de uma instituição educacional que adota a EAD. O estudo optou por pesquisa qualitativa associada à quantificação de dados. Inicialmente, o trabalho trata da Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento, para inserção do tema repositórios digitais de OA no contexto atual; em seguida, realizou-se uma fundamentação acerca de repositórios digitais de OA. Como instrumentos de coleta de dados aplicaram-se dois questionários: o primeiro para bibliotecários das universidades e institutos federais do Brasil, para saber se a instituição que representam possui algum tipo de repositório e qual o sistema que utilizam; e o segundo para professores conteudistas da EAD do IFPI, com o objetivo de delinear o seu perfil e entendimento sobre repositórios. Através dos dados obtidos foram observados a funcionalidade e utilização dos repositórios digitais de OA no contexto educacional, e o sistema que é mais usado: o DSpace (software livre, de fácil customização, e muito utilizado em instituições de ensino). Com a instalação do DSpace, realizou-se a customização do repositório de OA para EAD do IFPI, a partir da análise de repositórios digitais similares (três nacionais e um internacional). Realizou-se uma segunda etapa de coleta de dados através da realização de um teste de usabilidade composto de: um questionário sobre perfil/experiência dos professores conteudistas da EAD do IFPI, execução de tarefas no repositório e aplicação de um segundo questionário avaliativo. A aplicação do teste objetivou validar a customização do repositório para mapear problemas e indicar soluções e até que ponto atende as necessidades dos professores conteudistas e quais as expectativas deles em relação à implantação do repositório. Os resultados obtidos indicaram que customizar um repositório digital de OAs no âmbito do IFPI é relevante por contribuir para o compartilhamento e disseminação da informação de maneira eficaz, agregando ações inovadoras por facilitar e melhorar a qualidade da EAD, gerando, assim, a diminuição de custos e redução de tempo referente à produção de novos materiais. Como produto final da pesquisa foi criado um Guia do Repositório Digital de OAs do IFPI com orientações de como implementar e utilizar repositório digital de OAs em espaço educativo.
Abstract: Digital repositories are powerful tools for disseminating information by promoting free access to contents like research products. Among these, the digital repositories of learning objects (LOs) stands out. They are systems that allow the use and reuse of learning objects, which are comprehended as any digital resource that can be reused to support learning. LO repositories are digital resource environments different formats or media. The aim of this research is to develop a digital repository customization, whose purpose is to promote the sharing and reuse of LOs created by the distance education teachers of the Federal Institute of Piauí (IFPI, this acronym stands for Instituto Federal do Piauí in Portuguese and is going to be used throughout this text). The LOs digital repositories provide specific tools to support and control the dissemination and access of educational materials, favoring sharing and reusability in a standardized way, resulting in a dynamic collection in accordance to the diversity of pedagogical practices in an educational institution that adopts distance education. The research adopted a qualitative approach associated with data quantification. Initially, the work considers the Information Society and Knowledge Society, to insert the LOs digital repositories theme in the current context; then, LO digital repositories are presented. As part of the field research, two surveys were performed: the first one for librarians from Universities and Federal Institutes in Brazil, to discover if the institution they represent has some kind of repository and which system they use; and the second one for IFPI’s distance education teachers in order to outline their profile and their understanding about repositories. The functionality and use of LO digital repositories in the educational context through the data obtained was observed, and the most used system was found to be DSpace (free software, easy to customize, and widely used in educational institutions). DSpace was thus installed and customized as IFPI’s LO repository for distance education, based on the usability analysis of three national similar digital repositories and an international one. A second stage of data collection was carried out through a usability test composed of: a questionnaire about the profile / experience of IFPI’s distance education teachers, the execution of tasks in the repository; and the application of a second evaluation questionnaire. The application of the test aimed to validate the customization of the repository in order to map problems and indicate solutions, and to find out the extent to which it meets the needs and expectations of the distance education teachers. The results indicated that customizing a digital repository of LOs inside IFPI is relevant because it contributes to sharing and disseminating information in an efficient way, adding innovative actions to facilitate and improve the quality of distance education, thus generating a reduction of costs and time related to the production of new materials. As a final research product, a Guide for IFPI’s Digital LOs Repository, with guidelines on how to implement and use an LO digital repository in an educational environment, was created.
Palavras-chave: Educação a distância
Repositório digital
Objetos de aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: PEREIRA, Ana Úrsula Farias. Repositório digital na educação a distância do IFPI : compartilhamento de objetos de aprendizagem. 2016. 161 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7955
Data de defesa: 18-Nov-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Ursula Farias Pereira.pdfDocumento principal3,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.