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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação a distância e a competência informacional em ambientes corporativos : um estudo de caso para os bibliotecários da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor: ALVES, Williana Carla Silva 
Primeiro orientador: ALBUQUERQUE, José de Lima
Primeiro membro da banca: MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de
Segundo membro da banca: SILVA, Ivanda Maria Martins
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Maria Cristina Guimarães
Resumo: A Educação a Distância (EAD) teve um crescimento exponencial nos últimos anos, com reflexos na educação superior e na educação corporativa, decorrente da necessidade das organizações em qualificar seus colaboradores. Esta pesquisa tem por objetivo analisar como o conhecimento e o desenvolvimento das competências informacionais dos Bibliotecários da UFRPE podem ser potencializados com a mediação da Educação a Distância. Observou-se que a EAD pode favorecer a competência informacional, pela flexibilidade metodológica e sua relação custobenefício. Esta investigação, do ponto de vista prático, é justificada pela observação da prática dos serviços de referência no âmbito de uma Instituição pública, nas quais os bibliotecários, embora conheçam as fontes de informação, e as ferramentas de busca, normalmente com o advento de novas tecnologias, precisam de treinamentos para que a utilização dos recursos informacionais seja eficaz. O aporte teórico norteador da pesquisa priorizou estudos sobre EAD, competência informacional, construção de novos conhecimentos, educação corporativa e formação de bibliotecários. A investigação caracterizou-se pela natureza descritiva, com a abordagem qualitativa e o método estudo de caso. Foram utilizados dois questionários e uma entrevista como instrumentos de coleta de dados, sendo aplicados os questionários junto aos bibliotecários, as questões abertas foram analisadas com base nos procedimentos de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). A entrevista foi realizada com a gestão do desenvolvimento de pessoas da UFRPE, a tabulação dos dados foi feita pela seleção das unidades de análises temáticas dos discursos dos profissionais nos questionários e entrevista, em seguida os principais temas foram categorizados. Para análise dos resultados, adotou-se de maneira complementar, os conceitos apresentados ao longo da pesquisa. Isso possibilitou identificar que o perfil dos bibliotecários de referência do Sistema de bibliotecas da UFRPE corrobora com a maioria dos elementos da competência informacional. Foi possível ainda apresentar algumas das necessidades e percepções dos servidores quanto a capacitações. Por fim, ratificou-se a necessidade da criação de um curso de capacitação focado no desenvolvimento de competências informacionais.
Abstract: Distance Education (DE) has grown exponentially in recent years, reflecting higher education and corporate education, due to the organizations' need to qualify their employees. This research aims to analyze how the knowledge and development of the informational skills of UFRPE Librarians can be enhanced through the mediation of Distance Education. It was observed that DE can enhance informational competence, through methodological flexibility and cost-benefit ratio. This research, from a practical point of view, is justified by the observation of the practice of reference services within a public institution, in which librarians, although they know the sources of information, and the search tools, usually with the advent of new technologies, need the training to make the use of information resources more effective. The theoretical contribution of the research prioritized studies on DE, informational competence, construction of new knowledge, corporate education and training of librarians. The research was characterized by the descriptive nature, with the qualitative approach and the case study method. Two questionnaires and one interview were used as data collection instruments, and the questionnaires were applied to the librarians. Open questions were analyzed based on the Content Analysis procedures (BARDIN, 2016). The interview was carried out with the management of the development of people from UFRPE, tabulation of the data was made by the selection of thematic analysis units of the professionals' speeches in the questionnaires and interview, then the main themes were categorized. For the analysis of the results, the concepts presented throughout the research were adopted in a complementary way. What made it possible to identify the profile of the reference librarians of the Library System of UFRPE corroborates with most elements of informational competence. It was also possible to present some of the needs and perceptions of the servers regarding training. Finally, the need for the creation of a training course focused on the development of informational skills was ratified.
Palavras-chave: Educação a distância
Competência informacional
Educação corporativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: ALVES, Williana Carla Silva. A educação a distância e a competência informacional em ambientes corporativos : um estudo de caso para os bibliotecários da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2018. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7948
Data de defesa: 30-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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