???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7947
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Mediação pedagógica na educação a distância : análise da atuação docente na produção textual colaborativa em fóruns de discussão |
Autor: | ALVES, Rosiane Maria Pereira |
Primeiro orientador: | SILVA, Ivanda Maria Martins |
Primeiro membro da banca: | ALVES, Thelma Panerai |
Segundo membro da banca: | ALBUQUERQUE, José de Lima |
Terceiro membro da banca: | MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de |
Resumo: | A Educação a Distância Online é caracterizada por ser uma das gerações da modalidade de Educação a Distância (EAD) que, por intermédio do uso da internet, permite que a educação chegue a lugares e pessoas que jamais imaginaram recebê-la. É no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que os processos de ensino e aprendizagem são realizados, por meio da atuação mediadora docente e da participação efetiva do aluno. Este estudo propôs desenvolver uma investigação acerca da atuação mediadora docente, no gênero digital Fórum de Discussão, norteado pela questão de pesquisa: “De que forma a atuação docente na mediação pedagógica em Fóruns de Discussão Online pode orientar a construção de produções textuais colaborativas?”. O objetivo geral desse estudo é analisar a atuação docente na Educação a Distância Online, priorizando a mediação pedagógica aplicada na produção textual colaborativa, em Fóruns de Discussão do curso de Hotelaria do IFAL, polo de Mata de São João - BA, considerando a abordagem dialógica do discurso. Diante desse contexto geral, os objetivos específicos são: 1. Identificar as características de mediação pedagógica docente, no gênero digital Fórum de Discussão, da disciplina técnica de Hospedagem; 2. Mapear estratégias comunicativas dialógicas empregadas no gênero Fórum de Discussão, na disciplina técnica de hospedagem, considerando produções textuais colaborativas; 3. Verificar se o uso da linguagem contemplado nos Fóruns de Discussão tem contribuído para o processo de socialização, construção e reconstrução textual entre os participantes e 4. Propor estratégias que possam estimular o dialogismo em Fóruns de Discussão, incentivando as produções textuais colaborativas. Para cada eixo teórico desenvolvido na fundamentação deste estudo, contamos com contribuições de autores nacionais e internacionais, que tratam de forma relevante a temática em questão. Autores como Moore e Kearsley (2013), Marinho (2010), Kenski (2010), entre outros, no tocante às concepções e abordagens sobre EAD. Almeida (2003), Moraes (2001), Belloni (1999), (Vygotsky (2007), nas considerações de mediação pedagógica em AVA. Masetto (2013); Pallof, Pratt (2002), Bakhtin (2011), Freire (2010), Marcuschi (2004), entre outros estudiosos que discorrem sobre as relações entre mediação pedagógica, gênero digital e dialogismo. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com observação não participante, através das contribuições netnográficas, da análise da atuação mediadora docente em Fórum de Discussão e da análise dialógica do discurso, por vias de três tipos de instrumentos de coletas: roteiro de observação do AVA, entrevista semiestruturada e questionário. Os resultados obtidos nas análises levaram-nos a um entendimento do quanto à atuação mediadora docente, no Fórum de Discussão Online, necessita ser discutida, moldada, ponderada e aperfeiçoada, para que em tempos não tão distantes, esse gênero digital tenha um aproveitamento mais justo, coerente e preciso, no fomento das relações dialógicas dos discursos emitidos e das produções textuais colaborativas no processo educativo. |
Abstract: | Online Distance Education is characterized by being one of the generations of Distance Education (EAD) that, through the use of the Internet, allows education to reach places and people who never imagined receiving it. It is in the Virtual Learning Environment (AVA) that the teaching and learning processes are carried out, through teaching mediator learning role and the effective student participation. This study proposed to develop an investigation about the mediating action of teachers, in the digital genre Discussion Forum, guided by the research question: "In what way the teaching performance in pedagogical mediation in Online Discussion Forums can guide the construction of collaborative textual productions? ". The general objective of this study is to analyze the teaching activity in Online Distance Education, prioritizing pedagogical mediation applied in the collaborative textual production, in Discussion Forums of the IFAL Hotel Course, in the city of Mata de São João - BA, considering the dialogic approach of discourse. In view of this general context, the specific objectives are: 1. To identify the characteristics of pedagogical mediation teaching, in the Discussion Forum of the digital genre, of the technical discipline Hosting; 2. To map dialogic communicative strategies employed in the Discussion Forum genre, in the technical discipline of hosting, considering collaborative textual productions; 3. To verify if the use of the language contemplated in the Discussion Forums has contributed to the process of socialization, construction and textual reconstruction among the participants; 4.To Propose strategies that can stimulate the dialogism in Forums of Discussion, encouraging the collaborative textual productions. For each theoretical axis developed in the basis of this study, we have contributions from national and international authors, who deal in a relevant way with the subject matter in question. Authors like Moore and Kearsley (2013), Marinho (2010), Kenski (2010), among others, with regard to conceptions and approaches on ODL. In this paper, we present the results of the pedagogical mediation process in AVA, in the context of the pedagogical mediation process, Marcuschi (2004), among other scholars that discuss the relationship between pedagogical mediation, digital genre and dialogism. This research is of a qualitative nature, with a non-participant observation, through the netnographic contributions, the analysis of the mediating teaching role in the Discussion Forum and the dialogic discourse anallyzes, by means of three types of collection instruments: AVA observation script, semistructured interview and questionnaire. The results obtained in the analyzes led us to an understanding of how the mediating role of teachers in the Online Discussion Forum needs to be discussed, shaped, weighed and perfected, so that in times not so distant, this digital genre has a fairer use, coherent and precise in the promotion of the dialogical relations of the speeches issued and the collaborative textual productions in the educational process. |
Palavras-chave: | Mediação pedagógica Educação a distância Produção textual Fóruns de discussão |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Citação: | ALVES, Rosiane Maria Pereira. Mediação pedagógica na educação a distância : análise da atuação docente na produção textual colaborativa em fóruns de discussão. 2018. 232 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7947 |
Data de defesa: | 30-Aug-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rosiane Maria Pereira Alves.pdf | Documento principal | 10,23 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.