Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAVALCANTE NETO, Francisco Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993448886059660por
dc.contributor.advisor1DINIZ, Juliana Regueira Basto-
dc.contributor.referee1SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de-
dc.contributor.referee2FRANÇA, Sônia Virginia Alves-
dc.contributor.referee3MENDES NETO, Francisco Milton-
dc.date.accessioned2019-04-10T12:12:18Z-
dc.date.issued2018-10-09-
dc.identifier.citationCAVALCANTE NETO, Francisco Soares. BRINCOLIFE : uma ferramenta para ensino-aprendizagem no curso de Pedagogia. 2018. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7946-
dc.description.resumoA forma de conexão com o conhecimento mudou e está em evolução constante. Esta interação requer pedagogia renovada e novas posturas, tendo em vista o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo educacional. A Pedagogia como ciência tem como objeto de estudo o processo de ensino- aprendizagem; com os novos recursos advindos da tecnologia, este processo ganha espaços de interação como a brinquedoteca virtual. Esta é uma ferramenta mediadora no processo formativo e visa atender o pressuposto legal de que em nível superior de ensino deve-se promover ensino, pesquisa e extensão. Este trabalho tem o objetivo de compreender a importância da brinquedoteca virtual como recurso tecnopedagógico para aprendizagem no curso de Pedagogia. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas a seis docentes de uma faculdade de Pedagogia, sendo a análise das contribuições refletidas de acordo com a análise de Bardin. A presente pesquisa divide-se em seis capítulos, nos quais a história, a importância, a contribuição e a concepção de uma brinquedoteca virtual se aglutinam ao fator interativo deste ambiente virtualizado, provocando na comunidade acadêmica novos olhares. A contribuição deste trabalho está na oportunidade reflexiva de motivar, entre outras possibilidades, a virtualização de espaços de aprendizagem com a brinquedoteca virtual no ensino superior. O resultado desta pesquisa aponta que a brinquedoteca virtual ainda precisa ser mais difundida no ensino superior e que o seu uso no processo de ensino e aprendizagem fundamenta sua diversidade pedagógica. Pretende-se, ainda, apresentar a Brincolife, um protótipo fruto da intencionalidade deste estudo.por
dc.description.abstractMankind and its connection models with Knowledge have changed and is constantly evolving. This kind of situation demands renewed pedagogy and new postures, considering the use of Information and Communication Digital Technologies in the educational process. The object of study of Pedagogy as Science is the teaching- learning process. Taking into account the new resources coming from technology development, this process gains spaces of interaction as the virtual toy library. This is a mediating tool in the training process and aims to meet the legal assumption that at a higher level of education one must promote teaching, research, and extension. This study aims to understand the importance of the virtual toy library as a techno- pedagogical resource for learning in the course of Pedagogy. A questionnaire with questions opened to six teachers of a Pedagogy faculty was used as a data collection instrument, and the analysis of the contributions was reflected according to Bardin's analysis. The present research is divided into six chapters, in which the history, importance, contribution and the design of a virtual toy library come together to the interactive factor of this virtualized environment, stimulating new perspectives in the academic community. The contribution of this work is the reflective opportunity to motivate, among other possibilities, the virtualization of learning spaces with the virtual toy library in higher education. The result of this research indicates that the virtual toy library still needs to be more widespread in higher education and that its use in the teaching and learning process supports its pedagogical diversity. It is also intended to introduce Brincolife, a prototype that is the result of the intentionality of this study.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-04-10T12:12:18Z No. of bitstreams: 1 Francisco Soares Cavalcante Neto.pdf: 1643588 bytes, checksum: 8e82fbdce3148ed517e77c51cbad2a63 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-10T12:12:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisco Soares Cavalcante Neto.pdf: 1643588 bytes, checksum: 8e82fbdce3148ed517e77c51cbad2a63 (MD5) Previous issue date: 2018-10-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectBrinquedoteca virtualpor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleBRINCOLIFE : uma ferramenta para ensino-aprendizagem no curso de Pedagogiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Soares Cavalcante Neto.pdfDocumento principal1,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.