Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7901
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um pequeno retrato acerca do aprendizado de nosso sistema de numeração decimal
Autor: MELO, Ellen Cristinni de Souza Gomes de
Primeiro orientador: CAVALCANTI, Anete Soares
Primeiro membro da banca: CASTRO, Airton Temistocles Gonçalves de
Segundo membro da banca: MELO, Severino Barros de
Terceiro membro da banca: NEVES, Rodrigo José Gondim
Resumo: Neste trabalho apresentamos o resultado de duas pesquisas, de caráter quantitativo, realizadas em quatro escolas no Centro de Igarassu-PE, cujo objetivo foi o de verificar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Sistemas de Numeração Decimal. Motivado pela comum dificuldade computacional que os alunos possuem, mesmo durante o ensino médio, este apresenta alguns dos possíveis motivos responsáveis por tal situação. Baseando-nos no que é recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais verificou-se, através de um questionário e ao longo do Ensino Regular, algumas das dificuldades mais presentes nos alunos em relação ao Sistema de Numeração Decimal; e, também, a maneira como professores e livros abordam este assunto. Após a verificação dos resultados foi realizado um projeto com uma das turmas de 9º ano entrevistadas, cujo desenvolvimento apresentamos neste trabalho, com o objetivo de exemplificar maneiras de se retomar tal conteúdo. Além disso, encontramos sugestões para trabalhar as características do Sistema de Numeração decimal dentro do Campo numérico ao longo do Ensino regular.
Abstract: In this work we present the results of two quantitative researches carried out in four schools in the Igarassu-PE Center, whose objective was to verify the teaching and learning process of the contents of Decimal Numbering Systems. Motivated by the common computational dificulty that students have, even during high school, this presents some of the possible reasons responsible for such a situation. Based on what is recommended by the National Curriculum Parameters, we verified, through a questionnaire and throughout the Regular Teaching, some of the most present dificulties in the students in relation to the Decimal Numbering System; And also the way teachers and books approach this subject. After the verification of the results, a project was carried out with one of the 9th grade classes interviewed, whose development we present in this work, with the aim of exemplifying ways tot take up such content. In addition, we find suggestions for working the features of the Numerical Numbering System within the Numeric Field throughout regular Teaching.
Palavras-chave: Sistema de numeração decimal
Ensino-aprendizagem
Ensino de matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)
Citação: MELO, Ellen Cristinni de Souza Gomes de. Um pequeno retrato acerca do aprendizado de nosso sistema de numeração decimal. 2017. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7901
Data de defesa: 23-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ellen Cristinni de Souza Gomes de Melo.pdfDocumento principal19,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.