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Tipo do documento: Dissertação
Título: Teoria dos números no ensino básico : um estudo de caso no 2º ano do ensino médio
Autor: BARBOSA, Josemar Claudino 
Primeiro orientador: SILVA, Bárbara Costa da
Primeiro coorientador: SILVA, Isis Gabriella de Arruda Quinteiro
Primeiro membro da banca: SILVA, Isis Gabriella de Arruda Quinteiro
Segundo membro da banca: MONTOYA, Jorge Nicolás Caro
Terceiro membro da banca: DUQUE, Karla Ferreira de Arruda
Resumo: Apresentamos neste trabalho uma proposta de inclusão de conceitos básicos da Teoria dos Números no currículo do ensino médio. A Teoria dos Números é uma área da matemática de extrema importância, que possui inúmeras aplicações, como por exemplo a criptografia, e que pode ser útil na resolução de problemas que, sem o uso das ferramentas matemáticas estudadas nessa teoria, teriam uma solução bastante complexa. Este trabalho teve origem considerando a necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem da matemática mais proveitoso a partir da resolução de problemas desafiadores que despertem o interesse dos alunos por essa ciência e propiciem, nos mesmos, o desenvolvimento do raciocínio lógico, pensamento crítico e a compreensão de ideias conceituais, que seria o ponto chave da aprendizagem da matemática. Nesse contexto, trabalhar alguns conceitos da teoria dos números seria uma forma de gerar tais resultados. Portanto, neste trabalho será apresentada uma proposta de sequência didática onde serão trabalhados, sem abrir mão do rigor matemático, mas ao mesmo tempo respeitando o nível de aprendizado dos alunos, conceitos matemáticos como Divisibildade, "máximo divisor comum" (MDC) e "mínimo múltiplo comum" (MMC), propriedade fundamental da aritmética, Aritmética Modular e Equações Diofantinas. No contexto atual da educação brasileira, onde os resultados das avaliações do nível de aprendizagem dos estudantes em relação à matemática são pífios, é necessário repensarmos a prática pedagógica vigente em que apenas a memorização de fórmulas tem sido priorizada no ensino de matemática. Sendo assim, esse trabalho consistiu em desenvolver um curso básico de Teoria dos Números com alunos de uma turma do 2º ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação e Ciência de Pernambuco - IFPE, Campus Caruaru. Antes do curso, os alunos foram submetidos a um teste inicial, denominado "Teste 1" e, ao término do curso, realizaram um novo teste, denominado, "Teste 2" para que fossem mensurados os possíves avanços dos alunos. Durante o curso foram trabalhados vários temas do estudo da teoria dos números, bem como suas aplicações, seja na própria matemática ou em algumas situações do cotidiano, e que servirão de instrumentos de motivação para o desenvolvimento das aulas.
Abstract: We present in this project a proposal to include basic concepts of number theory in the secondary school curriculum. Numbers theory is an area of mathematics of great importance, which has numerous applications, such as cryptography, and which can be useful in solving problems that would have a rather complex solution without the mathematical tools studied in this theory . This work originated considering the need to make the teaching-learning process of mathematics more pro table by solving challenging problems that arouse students' interest in this science and foster, in them, the development of logical reasoning, critical thinking and the understanding of conceptual ideals, which would be the key point in learning mathematics. In this context, working on some concepts of Numbers Theory would be one way of generating such results. Therefore, in this work will be presented a proposal of a didactic sequence where they will be worked, without abandoning mathematical rigor, but at the same time respecting the level of the student's learning process, mathematical concepts such as divisibility, GCD and LCM, fundamental arithmetic property, modular arithmetic, and diophantine equations. In the current context of Brazilian education, where the results of assessments of students' learning level in relation to mathematics are poor, it is necessary to rethink the current pedagogical practice in which only the memorization of formulas has been prioritized in mathematics teaching. Thus, this work consisted of developing a basic course in Numbers Theory with students of a 2nd grade high school class at the Federal Institute of Education and Science of Pernambuco - IFPE, Campus Caruaru. Before the course, the students underwent an initial test, called "Test 1" and, at the end of the course, they performed a new test, called "Test 2" to measure the students' possible progress. During the course, several themes of the study of Number Theory as well as their application of Numbers Theory were worked on, either in mathematics itself or in some everyday situations, and which will serve as motivational tools for the development of classes.
Palavras-chave: Teoria dos números
Ensino-aprendizagem
Ensino de matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)
Citação: BARBOSA, Josemar Claudino. Teoria dos números no ensino básico : um estudo de caso no 2º ano do ensino médio. 2017. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7900
Data de defesa: 25-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

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