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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFIGUEREDO, Eudes José Gondim de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7064006195788089por
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Ross Alves do-
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Ross Alves do-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Glauco Reinaldo Ferreira de-
dc.contributor.referee3SILVA, Adriano Regis Melo Rodrigues da-
dc.date.accessioned2019-03-20T13:17:38Z-
dc.date.issued2017-07-27-
dc.identifier.citationFIGUEREDO, Eudes José Gondim de. Uma análise sobre a valorização do conceito de máximo e mínimo por estudantes do ensino médio. 2017. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7894-
dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo que busca enriquecer as abordagens do Ensino de Matemática, especificamente no tópico que envolve o conceito de Máximo e Mínimo vivenciado no Ensino Médio. Esse conceito é geralmente abordado em problemas de otimização sugerido nos livros didáticos através de exercícios contextualizados, que buscam propor aos estudantes habilidades para identificar e valorizar tais conceitos no dia a dia. O conceito de máximo e mínimo está presente em nossas vidas em diversas situações, por exemplo: identificar o fluxo de veículos em uma determinada hora de um sinal de trânsito, na fabricação de uma embalagem de um produto em que o fabricante quer propor um custo mínimo de gasto para essa embalagem, entre outras situações. No sentido de compreender que valorização os estudantes demonstram para esse conceito, propomos uma investigação por meio de uma sequência de quatro atividades em que exploramos diferentes metodologias através de utilização de lápis e papel, uso de software, manipulação de material, nos quais os estudantes efetuariam a resolução de exercícios para estimular o processo de identificação e valorização desses conceitos. Os resultados do estudo apontam que o professor não vivencia de forma efetiva às várias formas de abordagens desse conteúdo na escola; explorar mais de uma forma de abordagem possibilita identificar as possíveis dificuldades que ocorrem na valorização do conceito; os estudantes apesar de inferir, comparar e explorar esses conceitos de forma mais significativa não percebem o valor que deve ser atribuído ao conteúdo; a compreensão de máximo e mínimo é de grande complexidade aos estudantes e que o professor não percebe o tamanho dessa complexidade. Nesse sentido, outro ponto relevante é o desenvolvimento de três importantes aspectos que não nos aventuramos investigar, e que podem levar a novos estudos, por exemplo, como se observa o trabalho do professor quanto ao uso de várias metodologias empregadas para tratar esse conteúdo na sala de aula; que importância o professor dá a esse saber matemático bastante presente no nosso cotidiano; e como os estudantes classificam esse conceito, como um saber do cotidiano ou puramente matemático?por
dc.description.abstractThe present work is a study that seeks to enrich the approaches of Mathematics Teaching, specifically on the topic, that involves the concepts of Maximum and Minimum experienced in the High School. This concept is normally approached in optimization problems suggested in didactic books through of contextualized exercises, which propose students’ abilities to identify and valorize such concepts on a daily basis. The concept of maximum and minimum are present in our life in various situations, for example, identify the vehicle flow in certain time at the traffic signal, manufacturing of a product packing where the manufacturer wants to propose a minimum of spending for this packaging, among other situation. In the sense of understand what valorization students show to this concept, we propose a research through a sequence of four activities where we will explore different methodologies Through the use of pencil end paper, use of software, manipulation material, in which students would solve the exercises to encourage the process of identification and valorization of these concepts. The study’s results point that the teacher do not effectively experience the various ways of approach from this subject in the school; explore more than one way of this approach enable to identify the possible difficulties that happens in the contet valuing; the students despite inferring, compare and explore these concepts in a more significant way, do not realize the value that must be attributed to the concepts, the comprehension of maximum and minimum are very complex to students and the teacher do not notice the size of this complex. In this sense, other relevant point is develop of three other aspects that we will not adventure investigate, and that can lead to new studies, for example, how observe teacher’s work as the practice of various methodologies used for attend this subject in the schoolroom; what importance does the teacher give to this mathematical knowledge present in our daily life; and how do students classify this concept, as an everyday or purely mathematical knowledge?eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-03-20T13:17:38Z No. of bitstreams: 1 Eudes José Gondim de Figueredo.pdf: 6474952 bytes, checksum: a5e9d7500ce1152a5ae9edf0655c26be (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-20T13:17:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eudes José Gondim de Figueredo.pdf: 6474952 bytes, checksum: a5e9d7500ce1152a5ae9edf0655c26be (MD5) Previous issue date: 2017-07-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectConceito de máximopor
dc.subjectConceito de mínimopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleUma análise sobre a valorização do conceito de máximo e mínimo por estudantes do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

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