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Tipo do documento: Dissertação
Título: A ação como ferramenta de aprendizagem
Autor: SILVA, José Igor Gonçalves da 
Primeiro orientador: DANTAS, Márcia Pragana
Primeiro membro da banca: DANTAS, Márcia Pragana
Segundo membro da banca: QUINTEIRO, Isis Gabriella
Terceiro membro da banca: CASTRO, Airton Temístocles Gonçalves de
Resumo: Atualmente percebemos um aumento significativo nas produções científicas que defendem atividades lúdicas como estratégia de ensino. Diversos autores como Jean Piaget, Ubiratan D’Ambrósio, Nilton José Machado e Paulo Freire destacam a importância da vivência para o amadurecimento intelectual e a interação social, questões fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo. Este trabalho foi desenvolvido com foco na exploração do lúdico do ponto de vista da ação. Propusemos o uso de uma metodologia que propicie experiências agradáveis e relevantes para o aprendizado dos alunos, e que desperte neles o interesse pela matemática. Escolhemos alunos do Fundamental II de uma escola da Rede Pública de Ensino do Município de Itapissuma - PE para aplicar atividades simples e divertidas, que tinham alguma ligação com o cotidiano deles. Essas atividades foram aplicadas fora da sala de aula, antes da exposição conceitual. Elas estavam ligadas ao assunto a ser abordado, Semelhança de Triângulos, e contribuíram para desenvolver nos alunos a curiosidade, a socialização, o autodidatismo, a criatividade, o raciocínio lógico e estimular a descoberta. Após a realização das atividades, o conteúdo foi lecionado e discutido e, no término da aula, aplicamos uma avaliação escrita para validar a metodologia. Dedicamos um capítulo para expor algumas propostas de atividades do livro Matemática Lúdica, escrito por Leon Battista Alberti, no século XV, que serviu de inspiração para este trabalho. Alberti aborda o uso de relações matemáticas para medições de grandezas sem o uso de aparelhos específicos. Este estudo permitiu concluir que a matemática pode ser amada pelos alunos, pode ser uma matéria agradável de estudar, e que uma ferramenta importante para construir este elo é o uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: In recent times, there has been a significant increase in studies that advocate ludic activities as a teaching strategy. Authors such as Jean Piaget, Ubiratan D’Ambrósio, Nilton José Machado and Paulo Freire have highlighted the role of experiential learning in intellectual growth and social interaction, both of which are fundamental questions in the development of the individual. This study has as its focus the practical application of ludic activities. We proposed a methodology that would provide students with pleasant and relevant experiences designed to stimulate their interest in mathematics. The subjects of our study were second-level students from a state school in Itapissuma, Pernambuco. Students engaged in simple and enjoyable activities that had some connection with their daily lives. These activities were used outside the classroom, prior to the conceptual exposition. They were related to the subject being taught—similar triangles—and prepared in order to arouse curiosity and foster social skills, self-learning, creativity, and logical reasoning. After the subject had been taught and discussed in class, a written test was applied to validate the methodology. We have devoted a chapter of this study to Ludi mathematici by 15thcentury author Leon Battista Alberti, which was an inspiration to our work. Alberti showed how mathematical relationships could be used to carry out measurements without specific apparatus. This study concludes that mathematics can be an enjoyable experience for students and that an important tool in achieving this is the use of ludic activities in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Atividade lúdica
Ensino de matemática
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)
Citação: SILVA, José Igor Gonçalves da. A ação como ferramenta de aprendizagem. 2017. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7892
Data de defesa: 31-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

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