Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRITTO, Alex Cabral de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6791564586784299por
dc.contributor.advisor1VILAR, Guilherme-
dc.contributor.advisor-co1MACHADO, Alexsandro dos Santos-
dc.contributor.referee1MACHADO, Alexsandro dos Santos-
dc.contributor.referee2CYSNEIROS FILHO, Gilberto Amado de Azevedo-
dc.contributor.referee3CORREIA NETO, Jorge da Silva-
dc.contributor.referee4LUCENA, Edson Hilan Gomes de-
dc.date.accessioned2019-02-19T13:44:51Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationBRITTO, Alex Cabral de. Sistema colaborativo para educação : proposta de um modelo conceitual para o desenvolvimento. 2018. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7854-
dc.description.resumoA utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação com ênfase na aprendizagem permite grande interação e convivências em diversos ambientes. Nesta perspectiva, podemos dizer que os sistemas colaborativos possuem características para o desenvolver interações, convivências para o trabalho em grupo. Entretanto, não possuem características para o desenvolvimento e estímulo para o processo de aprendizagem. O presente estudo, visa criar modelos conceituais de Cooperação, Comunicação e Coordenação para o desenvolvimento de sistemas colaborativos com aspectos pedagógicos, a partir das características da teoria da educação colaborativa e baseado no modelo 3C de colaboração. Desta forma, utilizou-se a metodologia do Design Science Research, que possui a sua finalidade para o desenvolvimento e validação de artefatos, métodos e modelos. A fim de aplicar esses modelos conceituais depois de validados, foi realizado o desenvolvimento do sistema computacional que utilizou os modelos conceituais para a sua criação. No desenvolvimento do sistema computacional utilizouse a abordagem Design Thinking que utiliza de processos que possibilitam idealizar e materializar soluções a partir da imersão no contexto de um determinado problema. Buscou-se através do desenvolvimento do sistema computacional e a validação prática desses modelos.por
dc.description.abstractThe use of Information and Communication Technologies with an emphasis on learning allows great interaction and coexistence in different environments. In this perspective, we can say that the collaborative systems have characteristics to develop interactions, coexistence for group work. However, they do not have characteristics for the development and stimulation of the learning process. The present study aims to create conceptual models of Cooperation, Communication and Coordination for the development of collaborative systems with pedagogical aspects, based on the characteristics of collaborative education theory and based on the collaborative 3C model. In this way, the methodology of Design Science Research, which has its purpose for the development and validation of artifacts, methods and models, was used. In order to apply these conceptual models after being validated, the development of the computational system was carried out, which used the conceptual models for its creation. In the development of the computational system he used the Design Thinking approach that uses processes that make it possible to idealize and materialize solutions from the immersion in the context of a given problem. The practical validation of these models was sought through the development of the computational system.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-02-19T13:44:51Z No. of bitstreams: 1 Alex Cabral de Britto.pdf: 6837148 bytes, checksum: e070982c5c7edfc97e9e3d464d4c1910 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-19T13:44:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alex Cabral de Britto.pdf: 6837148 bytes, checksum: e070982c5c7edfc97e9e3d464d4c1910 (MD5) Previous issue date: 2018-08-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Estatística e Informáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informática Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModelo conceitualpor
dc.subjectSistema colaborativopor
dc.subjectSistema computacionalpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleSistema colaborativo para educação : proposta de um modelo conceitual para o desenvolvimentopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Informática Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alex Cabral de Britto.pdfDocumento principal6,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.