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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise das concepções e das práticas avaliativas de professoras formadoras : um olhar para os estágios supervisionados obrigatórios do curso de licenciatura plena em ciências biológicas
Autor: BRITO, Luana Patrícia Silva de 
Primeiro orientador: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Primeiro membro da banca: TENÓRIO, Alexandro Cardoso
Segundo membro da banca: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Terceiro membro da banca: BATISTA NETO, José
Resumo: A avaliação da aprendizagem é um objeto de estudo que suscita preocupações. Essas preocupações não são apenas de ordem técnica, mas de ordem política, social, cultural e histórica. Estudá-la no âmbito do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) significa que o reconhecemos como eixo estruturador da formação docente, o qual merece um olhar mais atencioso. Em meio à tríade: avaliação da aprendizagem – ESO – formação inicial de professores de Biologia, elencamos o seguinte problema: quais são as concepções e práticas avaliativas dos docentes que norteiam os ESOs no âmbito da formação inicial de professores de Biologia? Este problema central se desdobrou em outras questões mais específicas, a saber: quais são as concepções de avaliação dos docentes que atuam com os ESOs? Quais são os instrumentos e critérios que utilizam nas avaliações e o que fazem com os resultados delas? A maneira como os ESOs vêm sendo trabalhados tem contribuído efetivamente para superação da avaliação classificatória pelos professores em formação? Assim, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as concepções e as práticas avaliativas de professoras formadoras que norteiam os ESOs no curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Para isto, fundamentamo-nos na abordagem qualitativo-descritiva e definimos como campo de estudo o curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. A pesquisa contou com a participação de duas docentes que atuam com os ESOs. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a análise documental, a observação não participante e a entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados, nos pautamos na análise de conteúdo, segundo Bardin (1994). Os resultados da análise documental indicam que as professoras concebem a avaliação com um processo que requer diagnóstico das necessidades, os interesses e as habilidades dos licenciandos, bem como acompanhamento contínuo, feedback constante da aprendizagem e utilização de diversos recursos. Dito de outro modo, suas concepções apresentam coerência com os pressupostos da avaliação sob a égide libertadora. A entrevista ainda revela que suas concepções valorizam a ideia de inclusão e reforçam a importância do acompanhamento dos licenciandos no processo de aprendizagem. Embora isso, cada uma tem um modo particular de avaliar. Ambas utilizam diversos instrumentos de coleta de dados, mas uma delas usa os critérios avaliativos de maneira inadequada devido a sua falta de clareza e também de coesão. Suas práticas avaliativas também diferem quanto à tomada de decisão. A mesma professora que faz uso inadequado dos critérios fornece o feedback de modo insuficiente. Um achado importante a ressaltar é que não encontramos indícios de concepções nem de práticas avaliativas de caráter classificatório. Por outro lado, encontramos evidências de que umas das professoras apresenta fragilidade na maneira como avalia e isso pode se justificar em detrimento de sua formação profissional, experiência docente, seu tempo de atuação com os ESOs ou a maneira como vivenciou a avaliação. Fato é que existe uma dificuldade em realizar na prática aquilo que se diz acreditar. Portanto, o discurso docente nem sempre é condizente integralmente com a prática. Os resultados sinalizam também que apenas uma das professoras tem se comprometido com a formação dos professores de Biologia em avaliação de modo aprofundado, mesmo assim, existe licenciando que apresenta resistência em superar a avaliação classificatória. No geral, consideramos que há necessidade de mais investimentos na formação dos docentes que atuam na educação superior. Acreditamos que é de suma importância que esses docentes repensem criticamente sobre suas práticas pedagógicas (avaliativas) e revejam lacunas que ainda não foram ultrapassadas.
Abstract: The evaluation of learning is an object of study that raises concerns. These concerns are not only from technical order, but also, political, social, cultural and historical. Studying it, in the framework of the Internship Supervised Mandatory (Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO), means that we recognize it as the structuring axis of teacher education, which deserves a more attentive approach. From this, we have listed the following problem: what are the conceptions and evaluation practices of teachers that guide (ESOs) in the context of initial training of Biology teachers? This central problem has been developed in specific questions: what are the evaluation conceptions of the teachers who work with ESOs? What are the instruments and criteria they use in evaluations and what do they do with their results? The way in which ESOs have been worked has effectively contributed to overcoming classificatory evaluation by teachers in training? Thus, the present research had as general objective to analyze the conceptions and the evaluative practices of training teachers that guide the ESOs in the course of Full Degree in Biological Sciences. For this, we base ourselves on the qualitative-descriptive approach and defined as an area of study, the Degree course in Biological Sciences of the Universidade Federal Rural de Pernambuco (Federal Rural University of Pernambuco). As data collection instruments, we used document analysis, non-participant observation and semi-structured interview. Our data were analyzed according to Bardin (1994). The results of the documentary analysis indicated that the teachers conceive the evaluation with a process that call diagnosis of the requirements, the interests and the abilities of the graduates, as well as continuous feedback of learning and use of diverse resources. In other words, their conceptions are consistent with the assumptions of evaluation under the liberating aegis. The interview also reveals that their conceptions value the idea of inclusion and reinforce the importance of accompanying the graduates in the learning process. Although each one has a particular way of evaluating, both use a variety of data collection tools, but one of them uses the evaluative criteria inappropriately because of its lack of clarity and also of cohesion. Their evaluative practices also differ in decision making. The same teacher who makes inappropriate use of the criteria provides insufficient feedback. An important result to highlight is that we find no evidence of conceptions or evaluation practices of classificatory character. On the other hand, we find evidence that one of the teachers presents fragility in the way she evaluates and this can be justified by her professional formation, teaching experience, her time with ESOs and the way she experienced the evaluation. The results also indicate that only one of the teachers has been committed to the training of Biology teachers in an in-depth evaluation, even so, there is a licensee who is resistant to overcoming the classification evaluation. In general, we consider that there is a space for more investments in the training of teachers who work in higher education. We believe is important for these teachers rethink critically about their (evaluative) pedagogical practices and review gaps that have not yet been overcome.
Palavras-chave: Formação de professores
Professor de biologia
Estágio supervisionado obrigatório
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: BRITO, Luana Patrícia Silva de. Análise das concepções e das práticas avaliativas de professoras formadoras : um olhar para os estágios supervisionados obrigatórios do curso de licenciatura plena em ciências biológicas. 2018. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7804
Data de defesa: 26-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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