Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7769
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Rayana Kallyne Arruda da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9180121255605845por
dc.contributor.advisor1SCHIEL, Nicola-
dc.contributor.advisor-co1SOUTO, Antonio da Silva-
dc.contributor.referee1RAMOS, Marcelo Alves-
dc.contributor.referee2SILVA, Taline Cristina da-
dc.contributor.referee3FERREIRA JÚNIOR, Washington Soares-
dc.contributor.referee4CARVALHO, Mônica Lúcia Botter-
dc.date.accessioned2018-12-11T12:29:43Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.citationSILVA, Rayana Kallyne Arruda da. O zoológico como ferramenta para o aprimoramento do conhecimento de crianças sobre animais. 2018. 37 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7769-
dc.description.resumoCada vez mais têm-se comentado sobre o efeito do contato com a natureza no ganho de conhecimento de crianças, tornando-as mais conscientes quanto as atuais problemáticas ambientais. Porém, devido à crescente urbanização, esse contato está se tornando cada vez mais raro, sendo importante encontrar locais que possibilitem a interação e construção do conhecimento ecológico. Dentro deste cenário, os zoológicos se apresentam como uma excelente opção, especialmente em se tratando de ambientes urbanos. Os zoológicos dispõem de dois fatores chaves que podem favorecer no ganho de conhecimento: o efeito do contato através da visualização e o efeito de um programa de educação bem estruturado. Embora se saiba que apenas um programa de educação bem estruturado leve ao ganho de conhecimentos por crianças, não se sabe se o contato por si só levaria a um aumento no conhecimento de crianças ao visitarem um zoológico. Para sanar essa lacuna, nós realizamos 169 entrevistas de pré e pós-visita com crianças que visitaram o Parque Estadual de Dois Irmãos (Recife/PE, Brasil). O referido zoológico dispõem de uma gama de animais exóticos e nativos, contudo não dispõem de um programa educacional bem estruturado. O conhecimento das crianças foi avaliado através de um formulário com questões relacionadas ao conhecimento ecológico sobre as espécies de animais. Nossos resultados apontam que o conhecimento das crianças não dependeu da visita e não verificamos um ganho na experiência vivida através da visita a um zoológico. Em apenas um aspecto de nossa pesquisa, quando questionadas sobre a procedência do animal, verificamos que a visita influenciou no conhecimento das crianças. Visivelmente, em se tratando de zoológicos, apenas a exposição aos animais não é suficiente para gerar ganho no conhecimento sendo necessário que, atrelado à visita, o zoológico tenha um programa de educação bem estruturado para gerar ganho no conhecimento das crianças.por
dc.description.abstractIncreasingly, we have commented on the effect of contact with nature on the knowledge gain of children, making them more aware of the current environmental problems. However, due to the increasing urbanization, this contact is becoming increasingly rare, being important to find sites that allow the interaction and construction of ecological knowledge. Within this scenario, zoos are presented as an excellent option, especially in urban environments. Zoos have two key factors that can favor the gain of knowledge: the effect of contact through visualization and the effect of a well-structured education program. Although it is known that only a well-structured education program leads to the gain of knowledge by children, it is not known if the contact alone would lead to an increase in the knowledge of children when visiting a zoo. To remedy this gap, we conducted 169 pre- and post-visit interviews with children who visited Dois Irmãos State Park (Recife / PE, Brazil). The zoo has a range of exotic and native animals, but they do not have a well-structured educational program. The knowledge of the children was evaluated through a form with questions related to the ecological knowledge about the species of animals. Our results indicate that the children's knowledge did not depend on the visit and we did not see a gain in the experience lived through the visit to a zoo. In only one aspect of our research, when questioned about the origin of the animal, we verified that the visit influenced the knowledge of the children. Visibly, when it comes to zoos, only exposure to animals is not enough to generate knowledge gain and, due to the visit, the zoo has a well-structured education program to generate gain in children's knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-12-11T12:29:43Z No. of bitstreams: 1 Rayana Kallyne Arruda da Silva.pdf: 608312 bytes, checksum: 0a6465278bfb8eeead54b84906e7596b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-11T12:29:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rayana Kallyne Arruda da Silva.pdf: 608312 bytes, checksum: 0a6465278bfb8eeead54b84906e7596b (MD5) Previous issue date: 2018-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Biologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Naturezapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectZoológicopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCriançapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.titleO zoológico como ferramenta para o aprimoramento do conhecimento de crianças sobre animaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Etnobiologia e Conservação da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rayana Kallyne Arruda da Silva.pdfDocumento principal594,05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.