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Tipo do documento: Tese
Título: Vertebrados silvestres na escola : uma abordagem etnozoológica na interface saberes da tradição versus educação biológica formal
Título(s) alternativo(s): Wild vertebrates at school : an etnozoological approach in the interface between tradition knowledge and formal biological education
Autor: OLIVEIRA, José Valberto de 
Primeiro orientador: ALVES, Rômulo Romeu da Nóbrega
Primeiro coorientador: ALVES, Ângelo Giuseppe Chaves
Primeiro membro da banca: MOURÃO, José da Silva
Segundo membro da banca: DIAS, Thelma Lúcia Pereira
Terceiro membro da banca: MOLOZZI, Joseline
Quarto membro da banca: AZEVÊDO, Evaldo de Lira
Resumo: O conhecimento da diversidade de vida, e em particular, da fauna silvestre, tem implicações diretas com a história evolutiva humana. Desde as condições mais primitivas, as interações humanas com o ambiente natural possibilitaram a ampliação dos conhecimentos sobre a fauna, os quais são transmitidos e adquiridos de formas variadas pelas pessoas. Nessa perspectiva, o presente estudo buscou analisar como estudantes urbanos/rurais compreendem vertebrados silvestres e conservação, e quais as principais fontes de conhecimentos sobre o tema. Foram envolvidas três escolas públicas, uma urbana e duas rurais, no município de Campina Grande, PB/Brasil. Os dados foram obtidos no período de abril a dezembro de 2015, por meio de questionários aplicados a 990 estudantes (528 urbanos e 462 rurais), distribuídos entre todas as séries dos ciclos fundamental II e médio, que compreendem a educação básica. Os dados foram analisados através de técnicas da “Análise de Conteúdo” e testes de significância e de correlação. Os resultados revelaram que, apesar da prevalência de vertebrados silvestres citados, as frequências de citações também para animais domésticos e invertebrados, sobretudo pelos estudantes rurais, evidenciam a necessidade de mais ênfase em conhecimentos acerca destas classificações biológicas elementares. Dentre as origens dos saberes sobre os animais citados, destacaram-se, em ordem de prioridades: “mídias”, “experiências cotidianas”, “tradição” e “educação formal”. No tocante aos aspectos afetivo-emocionais de afinidade (preservação) e/ou aversão (eliminação) frente aos vertebrados mencionados, observou-se variações nas preferências animais para ambas situações, em função dos contextos urbano e rural, de fatores socioeconômicos e da evolução gradual curricular. Os dados referentes aos vertebrados silvestres, com ênfase na fauna local ao contexto em estudo, tomando como referência de conhecimentos os processos de escolarização vivenciados pelos estudantes, praticamente não divergem daqueles expressos fora da referência à escolarização. Por último, a compreensão sobre conservação da natureza expressa, sobretudo pelos estudantes rurais, sugere mais ênfase em processos educativos, por se tratar de um conceito fundamental ao norteamento de atitudes e comportamentos humanos frente a biodiversidade e sua conservação.
Abstract: The knowledge of life diversity, and in particular, the wild fauna, has direct implications on the human evolutionary history. From the most basic conditions, human interactions with the natural environment have enabled the expansion of the fauna understanding, which are transmitted and acquired in different ways by the people. In this perspective, the present study addressed to analyze how urban/rural students comprehend by wild vertebrates and conservational issues, and what are the main sources of knowledge on the subject. Three public schools, one urban and two rural, were involved in the research located at Campina Grande, PB / Brazil. Data were obtained from three public schools, one urban and two rural, in the city of Campina Grande, Paraíba, Brazil. Questionnaires were given to 990 students (528 urban and 462 rural), distributed among all levels of basic education (students 9-38 years of age). It was used the technique of “content analysis” to categorize the descriptive data and tests of significance and correlation for statistical analyses. The results revealed that, despite the prevalence of wild vertebrates, the frequency of citations also for domestic animals and invertebrates [especially by rural students], evidences the need for more emphasis on knowledge about these elemental biological classifications. Among the origins of the knowledge about the animals mentioned in the research, the following stand out: "medias", "everyday experiences", "tradition" and "formal education". Regarding the affective-emotional aspects of affinity (preservation) and/or aversion (elimination) in relation to the mentioned vertebrates, there were variations in the animal preferences for both situations due to urban and rural contexts, socioeconomic factors and the gradual evolution curricular. With regards to wild vertebrates cited, highlighting the local fauna and taking as reference the processes of schooling experienced by the students, practically do not differ from those expressed outside the reference to schooling. Finally, the understanding of wild conservation express, especially by rural students, more emphasis on educational processes, since it is a fundamental concept to guide human attitudes and behaviors towards biodiversity and its maintenance.
Palavras-chave: Etnobiologia
Vertebrado silvestre
Escolarização
Educação ambiental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Biologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza
Citação: OLIVEIRA, José Valberto de. Vertebrados silvestres na escola : uma abordagem etnozoológica na interface saberes da tradição versus educação biológica formal. 2018. 175 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7765
Data de defesa: 4-Jul-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Etnobiologia e Conservação da Natureza

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