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Tipo do documento: Tese
Título: A dimensão cognitiva na Teoria Antropológica do Didático : reflexão teórico-crítica no ensino de probabilidade na licenciatura em matemática
Autor: CAVALCANTE, José Luiz 
Primeiro orientador: LIMA, Anna Paula de Avelar Brito
Primeiro coorientador: ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de
Primeiro membro da banca: SANTIAGO, Mônica Maria Lins
Segundo membro da banca: BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar
Terceiro membro da banca: FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha
Resumo: Na presente tese desenvolvemos um estudo cujo o objetivo geral foi caracterizar o lugar do sujeito cognitivo na Teoria Antropológica do Didático (TAD) a partir da perspectiva da cognição como um fenômeno situado no contexto institucional, quando se estabelece um sistema didático em torno do ensino de probabilidade na licenciatura em Matemática. De natureza teórico-empírica em nossa investigação nos debruçamos no estudo de textos da antropologia social, apontados por Chevallard (1996; 2006) como bases para compreensão de noções fundamentais da TAD, dentre elas, instituição e praxeologia. O contato com esses textos indicou teoricamente a possibilidade de analisar a cognição no que tange a dimensão psicológica, tendo como aporte a TAD. Esse movimento teórico nos levou a assumir a cognição como um fenômeno situado no contexto institucional. Posição que repousa teoricamente nos trabalhos de Jean Lave e seus colaboradores. A situated learning nos ajudou na construção de categorias de análises e a um quadro de aproximações das suas noções teóricas com as da TAD. Ao revisitar textos clássicos como Chevallard (1989; 1992; 1996; 1999; 2003; 2006) pudemos caracterizar as instituições como agentes na cognição dos sujeitos. Esse posicionamento teórico foi corroborado pela construção de um processo empírico de observação participante, onde analisamos o funcionamento do sistema didático em torno do ensino de probabilidade em curso de Licenciatura em Matemática em universidade pública do estado da Paraíba – Brasil. Delineando a ecologia em torno da probabilidade na formação de professores, localizamos esse saber na escala de codeterminação didática e propusemos o esboço de um modelo epistemológico de referência para atender as demandas formativas dos futuros professores de matemática em relação a probabilidade. Ao passo que a ecologia revelada é problemática, percebe-se que o contexto previsto no contrato institucional age diretamente na cognição dos futuros professores. A análise do contrato didático nos permitiu perceber no processo de participação e engajamento dos sujeitos dificuldades, obstáculos didáticos e vieses cognitivos em relação à probabilidade que contribuem para a construção de uma relação pessoal R(X,O) fragilizada e fragmentada, embora os sujeitos sejam considerados conformes pela avaliação institucional. Isso se caracteriza para nós como efeito de uma dissonância entre discursos institucionais internos a licenciatura, mas também externos. O estudo culmina com a proposição de um modelo em três níveis para análise da dimensão cognitiva a partir da TAD e aponta dentre outras questões futuras, a possibilidade de experimentação e ampliação desse modelo.
Abstract: Sur la thèse présente on développe une étude qui l'objectif général a été de caractériser le lieu du sujet cognitif dans la Théorie Anthropologique du Didactique (TAD) à partir de la perspective de la cognition comme un phénomène situé dans le contexte institutionnel, quand s'établit un système didactique au tour de l'enseignement de la probabilité en licence en mathématiques. De nature théorique-empirique; en notre recherche nous avons travaillé sur l'étude de textes de l'anthropologie social, pointés par Chevallard (1996; 2006) comme les bases pour la compréhension des notions fundamentals de la TAD, parmi eux, l'institution et la praxéologie. Le contact avec ces textes ont indiqués théoriquement la possibilité d'analyser la cognition en ce que tangue la dimension psychologique, tenant comme base la TAD. Ce mouvement théorique nous a mené à assumer la cognition comme un phénomène situé dans le contexte institutionnel. Position que reste théoriquement sur les travaux de Jean Lave et ces collaborateur. La Situated Learning nous a aidé dans la construction de catégories d'analyse et d'un cadre d'approches de ces notions théorique avec celles de la TAD. Lors des retours aux textes classiques comme Chevallard (1989; 1992; 1996; 1999; 2003; 2006) nous avons pu caractériser les institutions comme des agents de la cognition des sujets. Ce positionnement théorique était d'accord grâce à la construction d'un processus empirique d'observation participante, où on a analysé le fonctionnement du système didactique au tour d'enseignement de la probabilité dans le cours de Licence en Mathématiques dans l'université publique de l'état de la Paraíba - Brésil. En désignant l'écologie au tour de la probabilité dans la formation des professeurs, on a localisé ce savoir sur une échelle de codétermination didactique et on a suggéré l'esquisse d'un modèle épistémologique de référence pour répondre à les demandes de formation des futures professeurs de mathématiques par rapport à la probabilité. En tant que l'écologie révélée est problématique, on s'est aperçu que le contexte prévu sur le contrat institutionnel agit directement dans la cognition des futures professeurs. L'analyse du contrat didactique nous a permis d'apercevoir dans le processus de participation et engagement des sujets des difficultés, des obstacles didactique et des biais cognitifs par rapport à la probabilité qui contribuent à la constructions d'une relation personnel R (X,O) fragilisée et fragmentée, malgré le fait que, les sujets soient considérés conformes par l'évaluation institutionnel. Cela se caractérise pour nous comme l'effet d'une dissonance entre les discours institutionnel internes à la licence, mais aussi externes. L'étude résulte dans la proposition d'un modèle en trois niveaux pour l'analyse de la dimension cognitive à partir de la TAD et appoint d'autres futures questions qui ont la possibilité d'expérimentation et ampliation de ce modèle.
Palavras-chave: Cognição
Teoria antropológica do didático
Ensino de matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: CAVALCANTE, José Luiz. A dimensão cognitiva na Teoria Antropológica do Didático : reflexão teórico-crítica no ensino de probabilidade na licenciatura em matemática. 2018. 483 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7764
Data de defesa: 14-Nov-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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