Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7726
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Mario de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1032494707929430por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Alberto Einstein Pereira de-
dc.contributor.referee1SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno-
dc.contributor.referee2TENÓRIO, Alexandro Cardoso-
dc.contributor.referee3MIRANDA, Antônio Carlos da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-26T12:21:01Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Mario de. A multidisciplinaridade sistêmica como metodologia de ensino : tensão superficial e capilaridade no contexto da biologia. 2016. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7726-
dc.description.resumoEste trabalho trata do desenvolvimento de uma metodologia para o Ensino de Física numa abordagem multidisciplinar articulando a Física e Biologia, na aprendizagem dos conceitos físicos tensão superficial e capilaridade. Nesse contexto a metodologia de pesquisa é qualitativa e configura-se no estudo de caso e na fenomenológica, cuja compreensão analítica da mesma revelou que houve contributos da Biologia para construção dos conceitos físicos tensão superficial e capilaridade. Os resultados dessa análise também apontaram que houve criação de percepções e de representações do objeto físico, quando o mesmo fora, não só trabalhado no contexto da Biologia, mas também numa teia de relações que envolveram os estudantes quanto aos aspectos sociais e culturais junto de suas experiências de vida para a formação de seus modelos.por
dc.description.abstractThis work treats the development of a methodology for Physics Teaching in a multidisciplinary articulating Physics and Biology, in the learning physical concepts surface tension and capillary. In this context the research methodology is qualitative and configures in the case study and the phenomenological, whose analytical understanding of it revealed that there were contributions from Biology to construction of physical concepts surface tension and capillary. The results of this analysis also showed that there was creation of perceptions and representations of the physical object, when it was not only worked in the context of Biology, but also in a network of relationships involving students about the social and cultural aspects along its life experiences to the formation of its models.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-11-26T12:21:01Z No. of bitstreams: 1 Mario de Souza.pdf: 1850861 bytes, checksum: b8205113c1650938750e50a2ff858a5f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-26T12:21:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mario de Souza.pdf: 1850861 bytes, checksum: b8205113c1650938750e50a2ff858a5f (MD5) Previous issue date: 2016-07-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectTensão superficialpor
dc.subjectCapilaridadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA multidisciplinaridade sistêmica como metodologia de ensino : tensão superficial e capilaridade no contexto da biologiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mario de Souza.pdfDocumento principal1,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.