???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7726
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A multidisciplinaridade sistêmica como metodologia de ensino : tensão superficial e capilaridade no contexto da biologia |
Autor: | SOUZA, Mario de ![]() |
Primeiro orientador: | ARAÚJO, Alberto Einstein Pereira de |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno |
Segundo membro da banca: | TENÓRIO, Alexandro Cardoso |
Terceiro membro da banca: | MIRANDA, Antônio Carlos da Silva |
Resumo: | Este trabalho trata do desenvolvimento de uma metodologia para o Ensino de Física numa abordagem multidisciplinar articulando a Física e Biologia, na aprendizagem dos conceitos físicos tensão superficial e capilaridade. Nesse contexto a metodologia de pesquisa é qualitativa e configura-se no estudo de caso e na fenomenológica, cuja compreensão analítica da mesma revelou que houve contributos da Biologia para construção dos conceitos físicos tensão superficial e capilaridade. Os resultados dessa análise também apontaram que houve criação de percepções e de representações do objeto físico, quando o mesmo fora, não só trabalhado no contexto da Biologia, mas também numa teia de relações que envolveram os estudantes quanto aos aspectos sociais e culturais junto de suas experiências de vida para a formação de seus modelos. |
Abstract: | This work treats the development of a methodology for Physics Teaching in a multidisciplinary articulating Physics and Biology, in the learning physical concepts surface tension and capillary. In this context the research methodology is qualitative and configures in the case study and the phenomenological, whose analytical understanding of it revealed that there were contributions from Biology to construction of physical concepts surface tension and capillary. The results of this analysis also showed that there was creation of perceptions and representations of the physical object, when it was not only worked in the context of Biology, but also in a network of relationships involving students about the social and cultural aspects along its life experiences to the formation of its models. |
Palavras-chave: | Ensino de física Tensão superficial Capilaridade |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Física |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | SOUZA, Mario de. A multidisciplinaridade sistêmica como metodologia de ensino : tensão superficial e capilaridade no contexto da biologia. 2016. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7726 |
Data de defesa: | 29-Jul-2016 |
Appears in Collections: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mario de Souza.pdf | Documento principal | 1,81 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.