Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7726
Tipo do documento: Dissertação
Título: A multidisciplinaridade sistêmica como metodologia de ensino : tensão superficial e capilaridade no contexto da biologia
Autor: SOUZA, Mario de 
Primeiro orientador: ARAÚJO, Alberto Einstein Pereira de
Primeiro membro da banca: SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno
Segundo membro da banca: TENÓRIO, Alexandro Cardoso
Terceiro membro da banca: MIRANDA, Antônio Carlos da Silva
Resumo: Este trabalho trata do desenvolvimento de uma metodologia para o Ensino de Física numa abordagem multidisciplinar articulando a Física e Biologia, na aprendizagem dos conceitos físicos tensão superficial e capilaridade. Nesse contexto a metodologia de pesquisa é qualitativa e configura-se no estudo de caso e na fenomenológica, cuja compreensão analítica da mesma revelou que houve contributos da Biologia para construção dos conceitos físicos tensão superficial e capilaridade. Os resultados dessa análise também apontaram que houve criação de percepções e de representações do objeto físico, quando o mesmo fora, não só trabalhado no contexto da Biologia, mas também numa teia de relações que envolveram os estudantes quanto aos aspectos sociais e culturais junto de suas experiências de vida para a formação de seus modelos.
Abstract: This work treats the development of a methodology for Physics Teaching in a multidisciplinary articulating Physics and Biology, in the learning physical concepts surface tension and capillary. In this context the research methodology is qualitative and configures in the case study and the phenomenological, whose analytical understanding of it revealed that there were contributions from Biology to construction of physical concepts surface tension and capillary. The results of this analysis also showed that there was creation of perceptions and representations of the physical object, when it was not only worked in the context of Biology, but also in a network of relationships involving students about the social and cultural aspects along its life experiences to the formation of its models.
Palavras-chave: Ensino de física
Tensão superficial
Capilaridade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)
Citação: SOUZA, Mario de. A multidisciplinaridade sistêmica como metodologia de ensino : tensão superficial e capilaridade no contexto da biologia. 2016. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7726
Data de defesa: 29-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mario de Souza.pdfDocumento principal1,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.