Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Raíza Nayara de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689594557379843por
dc.contributor.advisor1LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.contributor.advisor-co1COUTO, Janaína de Albuquerque-
dc.contributor.referee1LOPES, Fernanda Muniz Brayner-
dc.contributor.referee2SÁ, Risonilta Germano Bezerra de-
dc.contributor.referee3FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-11-26T11:59:01Z-
dc.date.issued2018-08-22-
dc.identifier.citationSILVA, Raíza Nayara de Melo. Expressão de conceitos e significados bioquímicos à luz da gramática de design visual. 2018. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7725-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar o processo de construção de conceitos e significados biológicos em bioquímica de licenciandos em Ciências Biológicas da UFRPE através de Esquemas Conceituais em Parking Lot (ECPL). Por contemplar inúmeras articulações entre os conceitos, foi dado enfoque à temática Metabolismo de Carboidratos. Durante uma das aulas, foram produzidos pelos estudantes sete ECPL, dos quais seis compuseram o corpus de dados desse trabalho. De posse desses, a análise se deu à luz da Gramática de Design Visual (GDV) proposta por Kress e Van Leeuwen, cujos princípios se baseiam na Semiótica Social. Como resultados, verificou-se nos processos de construção de conceitos dos licenciandos a presença de todas as categorias da GDV, assim como lacunas a respeito do conceito de respiração celular em todos os esquemas. Revelou-se também, através das categorias, que os aspectos comumente conhecidos pelos estudantes (sociais) são posicionados à esquerda, configurando o Dado, e o que foi construído, possivelmente os novos conceitos (biológicos) desenvolvidos pelos estudantes, foram colocados à direita, ou seja, o Novo. Ademais, verificou-se ainda que o ECPL se constitui como um instrumento de multiletramento, por ser dotado de inúmeros signos, podendo ser utilizado como ferramenta colaborativa do processo de ensino-aprendizagem. Por fim, a análise desses esquemas ainda suscita uma discussão acerca do letramento visual, ou seja, do uso adequado do texto não-verbal em sala de aula como meio de produção de conceitos e significados articulados em biologia.por
dc.description.abstractThe present work had the purpose of investigate the process of construction of concepts and biological meanings of academics in Biological Sciences from Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) through Conceptual Schemes in Parking Lot (ECPL). By contemplating innumerable articulations among the concepts, a focus was given to the subject of Carbohydrate Metabolism. During one of the classes, seven ECPLs were produced by the students, six of which composed the data corpus of this paper. Bearing this in mind, the analysis was based on the Visual Design Grammar (GDV) proposed by Kress and Van Leeuwen, whose principles are based on Social Semiotics. As an outcome, the presence of all GDV categories, as well as gaps regarding the concept of cellular respiration in all schemes, were verified in the process of building the concepts of the learners. It has also been revealed through the categories that the aspects commonly known by students (the social) are positioned to the left, configuring the Given, and what was constructed, possibly the new (biological) concepts developed by the students, were placed to the right, that is, the New. In addition, it was verified that the ECPL constitutes as an instrument of multi literacy, because it is endowed with numerous signs, and can be used as a collaborative tool of the teaching-learning process. Finally, the analysis of these schemes still raises a discussion about visual literacy, that is, the proper use of non-verbal text in the classroom as a means of producing concepts and meanings articulated in biology.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-11-26T11:59:01Z No. of bitstreams: 1 Raiza Nayara de Melo Silva.pdf: 4463881 bytes, checksum: 1feba70869772827ea1e5015fb5c9ae1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-26T11:59:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raiza Nayara de Melo Silva.pdf: 4463881 bytes, checksum: 1feba70869772827ea1e5015fb5c9ae1 (MD5) Previous issue date: 2018-08-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de bioquímicapor
dc.subjectGramáticapor
dc.subjectDesign visualpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleExpressão de conceitos e significados bioquímicos à luz da gramática de design visualpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raiza Nayara de Melo Silva.pdfDocumento principal4,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.