???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7724
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Tecendo relações entre a atividade de mediação e as aprendizagens do público na exposição do Manguezal no Espaço Ciência |
Autor: | MARQUES, Thayana Patrícia da Silva |
Primeiro orientador: | FERREIRA, Helaine Sivini |
Primeiro membro da banca: | AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do |
Segundo membro da banca: | ARAÚJO, Monica Lopes Folena |
Terceiro membro da banca: | FRANÇA, Suzane Bezerra de |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa consistiu em tecer relações entre a atividade de mediação e a aprendizagem do público escolar durante a exposição do Manguezal Chico Science no museu interativo Espaço Ciência em Olinda - Pernambuco. Partindo do pressuposto que a aprendizagem ocorre através do diálogo entre os indivíduos e entre estes e o ambiente, utilizamos o arcabouço teórico metodológico Resultados Genéricos da Aprendizagem (RGA) para mapear as aprendizagens do público e dos monitores. O delineamento da pesquisa foi balizado numa abordagem qualitativa cujo percurso metodológico perpassa pela pesquisa exploratória e descritiva. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a observação para compreender a dinâmica das mediações, além disso, adotamos a audiogravação das mediações com intuito de identificar as dimensões da aprendizagem dos monitores. Com relação ao público utilizamos a entrevista com objetivo de verificar as aprendizagens mobilizadas por eles ao término de cada mediação. A construção e análise dos dados foram elaborados a partir dos RGA no sentido de verificar as dimensões da aprendizagem propostas por esse aporte, que são: conhecimento e compreensão, habilidades, atitudes e valores, prazer, inspiração e criatividade e ação, comportamento e progressão. Os resultados da pesquisa apontaram para o desenvolvimento das múltiplas aprendizagens mobilizadas tanto pelos monitores, quanto pelo público. Em relação, as relações estabelecidas entre a aprendizagem dos visitantes, a dimensão conhecimento e compreensão foi mobilizada com maior frequência pelas monitoras, no entanto, a dimensão mais valorizada pelos visitantes é a de prazer, inspiração e criatividade. |
Abstract: | The objective of this research was to weave relations between the mediation activity and the learning of the school public during the Mangrove Chico Science exhibition at the interactive Science Space museum in Olinda - Pernambuco. Based on the assumption that learning occurs through dialogue between individuals and between the individuals and the environment, we use the theoretical methodological framework Generic Learning Outcomes (GLOs) to map the learning of the public and the monitors. The design of the research was based on a qualitative approach whose methodological course runs through the exploratory and descriptive research. As methodological procedures, we use observation to understand the dynamics of mediations, in addition, we adopt mediation audiogravation in order to identify the learning dimensions of the monitors. With regard to the public, we used the interview to verify the learning they mobilized at the end of each mediation. The construction and analysis of the data were elaborated from the GLO in order to verify the dimensions of learning proposed by this contribution, which are: knowledge and understanding, skills, attitudes and values, pleasure, inspiration and creativity and action, behavior and progression. The research results pointed to the development of the multiple learning mobilized by both the monitors and the public. In relation, the relations established between the learning of the visitors, the dimension knowledge and understanding was mobilized more frequently by the monitors, nevertheless, the dimension most valued by the visitors is the one of pleasure, inspiration and creativity. |
Palavras-chave: | Museu de ciência Educação não formal Ensino-aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | MARQUES, Thayana Patrícia da Silva. Tecendo relações entre a atividade de mediação e as aprendizagens do público na exposição do Manguezal no Espaço Ciência. 2018. 201 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7724 |
Data de defesa: | 13-Aug-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino das Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thayana Patricia da Silva Marques.pdf | Documento principal | 1,71 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.