Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA NETO, José Olímpio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010071323962232por
dc.contributor.advisor1LIMA, Analice de Almeida-
dc.contributor.advisor-co1MARCELINO JÚNIOR, Cristiano de Almeida Cardoso-
dc.contributor.referee1SILVA, Ricardo Oliveira da-
dc.contributor.referee2SILVA, Suely Alves da-
dc.contributor.referee3FIRME, Ruth do Nascimento-
dc.date.accessioned2018-11-26T11:25:21Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA NETO, José Olímpio de. Um sistema didático para o desenvolvimento de habilidade de identificar álcoois com base na teoria de Galperin : uma proposta para a formação inicial de professores de química. 2018. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7723-
dc.description.resumoA pesquisa foi realizada na linha investigativa da formação de professores e construção de práticas docentes. Ela teve o objetivo principal de investigar o processo de formação da habilidade de identificar álcoois em licenciandos em química. O conjunto de ações para alcançá-lo foi desenvolvido em torno dos seguintes objetivos específicos: i) diagnóstico dos problemas associados às dificuldades de identificação de álcoois; ii) estruturação de um Sistema Didático para a formação da habilidade; e iii) avaliação de uma experiência didática para a formação dessa habilidade. O aporte teórico-metodológico utilizado na investigação foi fundamentado no Enfoque Histórico-Cultural, especialmente na Teoria da Assimilação por etapas das Ações Mentais e dos Conceitos, proposta por Piotr Yakovlevich Galperin (1902-1988), médico e psicólogo soviético, que foi colaborador de Vigotski. A pesquisa foi desenvolvida em um conjunto de duas aulas, ofertadas a duas turmas, da disciplina de Prática Pedagógica para o Ensino de Química II, de um Curso de Licenciatura em Química. Os dados foram obtidos por meio de filmagens e questionários, que também serviram para diagnósticos dos graus de desenvolvimento inicial e final da habilidade. A atividade formativa seguiu o planejamento proposto em um Sistema Didático, associado a um conjunto de problemas, voltados a propiciar a execução e o controle do processo de internalização do conceito de álcool, seguindo as etapas do ciclo cognoscitivo proposto por Galperin. O baixo grau de desenvolvimento da habilidade, detectado inicialmente, sofreu mudanças qualitativas ao longo da intervenção. Porém a sua solidez após um período de dois meses, mostrou que a habilidade de identificar álcoois continuava exercendo um bom grau de desenvolvimento apenas à metade dos sujeitos que participaram da intervenção.por
dc.description.abstractThe research was carried out in the research line of teacher training and construction of teaching practices. The main objective was the investigating the process of forming the ability to identify alcohols in chemistry graduates. The set of actions to achieve it was developed around the following specific objectives: i) diagnosis of the problems associated with the difficulties of identifying alcohols; ii) structuring a Didactic System for the formation of the ability; and iii) evaluation of a didactic experience for the formation of this ability. The theoretical-methodological contribution used in the research was based on the Historical-Cultural Approach, especially in the Theory of Staged Assimilation of Mental Actions and Concepts, proposed by Piotr Yakovlevich Galperin (1902-1988), a Soviet medicine and psychologist who collaborated with Vigotski. The research was developed in a set of two classes, offered to two classes, from the discipline of Pedagogical Practice for Teaching of Chemistry II, of a Course of future Chemistry Teachers. The data were obtained through filming and questionnaires, which also served to diagnose the initial and final degrees of development of the ability. The training activity followed the planning proposed in a Didactic System, associated with a set of problems, aimed at facilitating the execution and control of the process of internalization of the alcohol concept, following the stages of the cognitive cycle proposed by Galperin. The low level of ability development, initially detected, underwent qualitative changes throughout the intervention. However, its robustness after a period of two months showed that the ability to identify alcohols continued to exert a good degree of development in only half of the subjects who participated in the intervention.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-11-26T11:25:21Z No. of bitstreams: 1 Jose Olimpio de Oliveira Neto.pdf: 1376806 bytes, checksum: aefc244b19647a4e1c4f72362a9aa527 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-26T11:25:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jose Olimpio de Oliveira Neto.pdf: 1376806 bytes, checksum: aefc244b19647a4e1c4f72362a9aa527 (MD5) Previous issue date: 2018-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectTeoria de Galperinpor
dc.subjectProfessor de químicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUm sistema didático para o desenvolvimento de habilidade de identificar álcoois com base na teoria de Galperin : uma proposta para a formação inicial de professores de químicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Olimpio de Oliveira Neto.pdfDocumento principal1,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.