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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um sistema didático para o desenvolvimento de habilidade de identificar álcoois com base na teoria de Galperin : uma proposta para a formação inicial de professores de química
Autor: OLIVEIRA NETO, José Olímpio de 
Primeiro orientador: LIMA, Analice de Almeida
Primeiro coorientador: MARCELINO JÚNIOR, Cristiano de Almeida Cardoso
Primeiro membro da banca: SILVA, Ricardo Oliveira da
Segundo membro da banca: SILVA, Suely Alves da
Terceiro membro da banca: FIRME, Ruth do Nascimento
Resumo: A pesquisa foi realizada na linha investigativa da formação de professores e construção de práticas docentes. Ela teve o objetivo principal de investigar o processo de formação da habilidade de identificar álcoois em licenciandos em química. O conjunto de ações para alcançá-lo foi desenvolvido em torno dos seguintes objetivos específicos: i) diagnóstico dos problemas associados às dificuldades de identificação de álcoois; ii) estruturação de um Sistema Didático para a formação da habilidade; e iii) avaliação de uma experiência didática para a formação dessa habilidade. O aporte teórico-metodológico utilizado na investigação foi fundamentado no Enfoque Histórico-Cultural, especialmente na Teoria da Assimilação por etapas das Ações Mentais e dos Conceitos, proposta por Piotr Yakovlevich Galperin (1902-1988), médico e psicólogo soviético, que foi colaborador de Vigotski. A pesquisa foi desenvolvida em um conjunto de duas aulas, ofertadas a duas turmas, da disciplina de Prática Pedagógica para o Ensino de Química II, de um Curso de Licenciatura em Química. Os dados foram obtidos por meio de filmagens e questionários, que também serviram para diagnósticos dos graus de desenvolvimento inicial e final da habilidade. A atividade formativa seguiu o planejamento proposto em um Sistema Didático, associado a um conjunto de problemas, voltados a propiciar a execução e o controle do processo de internalização do conceito de álcool, seguindo as etapas do ciclo cognoscitivo proposto por Galperin. O baixo grau de desenvolvimento da habilidade, detectado inicialmente, sofreu mudanças qualitativas ao longo da intervenção. Porém a sua solidez após um período de dois meses, mostrou que a habilidade de identificar álcoois continuava exercendo um bom grau de desenvolvimento apenas à metade dos sujeitos que participaram da intervenção.
Abstract: The research was carried out in the research line of teacher training and construction of teaching practices. The main objective was the investigating the process of forming the ability to identify alcohols in chemistry graduates. The set of actions to achieve it was developed around the following specific objectives: i) diagnosis of the problems associated with the difficulties of identifying alcohols; ii) structuring a Didactic System for the formation of the ability; and iii) evaluation of a didactic experience for the formation of this ability. The theoretical-methodological contribution used in the research was based on the Historical-Cultural Approach, especially in the Theory of Staged Assimilation of Mental Actions and Concepts, proposed by Piotr Yakovlevich Galperin (1902-1988), a Soviet medicine and psychologist who collaborated with Vigotski. The research was developed in a set of two classes, offered to two classes, from the discipline of Pedagogical Practice for Teaching of Chemistry II, of a Course of future Chemistry Teachers. The data were obtained through filming and questionnaires, which also served to diagnose the initial and final degrees of development of the ability. The training activity followed the planning proposed in a Didactic System, associated with a set of problems, aimed at facilitating the execution and control of the process of internalization of the alcohol concept, following the stages of the cognitive cycle proposed by Galperin. The low level of ability development, initially detected, underwent qualitative changes throughout the intervention. However, its robustness after a period of two months showed that the ability to identify alcohols continued to exert a good degree of development in only half of the subjects who participated in the intervention.
Palavras-chave: Formação de professores
Didática
Teoria de Galperin
Professor de química
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: OLIVEIRA NETO, José Olímpio de. Um sistema didático para o desenvolvimento de habilidade de identificar álcoois com base na teoria de Galperin : uma proposta para a formação inicial de professores de química. 2018. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7723
Data de defesa: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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