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Tipo do documento: Dissertação
Título: Direitos humanos e a prática educativa tradicional da Capoeira Angola.
Autor: SANTOS, Francineide Marques da Conceição 
Primeiro orientador: MIRANDA, Humberto da Silva
Primeiro coorientador: ARAÚJO, Rosângela Costa
Primeiro membro da banca: MIRANDA, Humberto da Silva
Segundo membro da banca: NASCIMENTO, Wanderson Flor do
Terceiro membro da banca: SOUZA, Ana Paula Abrahamian de
Resumo: Dentro dos grupos de Capoeira Angola da escola pastiniana, prática cultural afro-brasileira têm se desenvolvido ambientes de aprendizagem, não apenas da prática daquela manifestação cultural, como também de espaço para práticas pedagógicas servíveis ao fortalecimento das pessoas no exercício da sua cidadania. A Capoeira Angola da linhagem pastiniana foi legada pelo Mestre Pastinha (que viveu na Bahia entre 1889-1981) que ao adotar uma pedagogia diaspórica criou uma metodologia singular, desde uma perspectiva filosófica do ensino da Capoeira Angola, que tem orientado a transmissão de conhecimentos e saberes permitindo a continuidade dessa tradição cultural em distintos estados brasileiros. Com o recorte específico das relações raciais interseccionalizada com as relações de gênero e as sexualidades este projeto pretende investigar como e em qual medida a prática coletiva da Capoeira Angola tem servido para que as pessoas alcancem o sentido do conceito dos direitos humanos, da cidadania e diversidade. Investigarei, de que forma se dá essa aprendizagem e em qual medida essa assimilação dos direitos humanos reverbera nos cotidianos dos/as discípulas. Para tanto, dentro da perspectiva qualitativa recorreremos à aplicação de entrevistas semiestruturadas e, também, à avaliação dos discursos proferidos nos materiais produzidos pelos grupos. O olhar aqui partirá desde as epistemologias não universalistas que consideram as diferenças culturais como centros de produção de conhecimentos e da valorização dos africanos e afrodescendentes como agentes das suas identidades e dos constructos das suas histórias para a descolonialidade. Para o desenvolvimento da pesquisa observei o Grupo Nzinga Capoeira Angola da linhagem pastiniana, sediado na cidade de Salvador, Bahia. Para tanto usei multicritérios para emprego de uma etnografia, também me utilizo da netnografia dentro da perspectiva qualitativa com emprego da observação participante, entrevistas que contaram como condição para a coleta de dados.
Abstract: Within the groups of Capoeira Angola of the Pashtinian school, Afro-Brazilian cultural practice have developed learning environments, not only of the practice of that cultural manifestation, but also of space for pedagogical practices that serve to strengthen people in the exercise of their citizenship. Capoeira Angola of the Pythian lineage was bequeathed by Mestre Pastinha (who lived in Bahia between 1889-1981) who, by adopting a diasporic pedagogy, created a unique methodology, from a philosophical perspective of teaching Capoeira Angola, which has guided the transmission of knowledge and Knowledge allowing the continuity of this cultural tradition in different Brazilian states. With the specific cut of racial relations intersectionalised with gender relations and sexualities, this project intends to investigate how and to what extent the collective practice of Capoeira Angola has served for people to reach the concept of human rights, citizenship and diversity. I will investigate, in what way this learning takes place and to what extent this assimilation of human rights reverberates in the daily life of the disciples. Therefore, within the qualitative perspective we will resort to the application of semi-structured interviews and, also, to the evaluation of the discourses uttered in the materials produced by the groups. The look here will start from the non-universalist epistemologies that consider cultural differences as centers of production of knowledge and appreciation of Africans and Afrodescendants as agents of their identities and the constructs of their stories for decoloniality. For the development of the research I observed the Nzinga Capoeira Angola Group of the Paleinian lineage, based in the city of Salvador, Bahia. For that, I used multicriteria for the use of an ethnography, also using me from the netnography within the qualitative perspective with use of the participant observation, interviews that will count as condition for the data collection.
Palavras-chave: Direitos humanos
Capoeira angola
Identidade
Prática coletiva
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: SANTOS, Francineide Marques da Conceição. Direitos humanos e a prática educativa tradicional da Capoeira Angola.. 2017. 282 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7676
Data de defesa: 19-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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