Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7657
Tipo do documento: Dissertação
Título: Rotinas organizacionais e aprendizagem : estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior brasileira
Autor: ARAÚJO, Luísa Gomes de 
Primeiro orientador: MORAES, Ionete Cavalcanti de
Primeiro coorientador: SOUZA, Angela Cristina Rocha de
Primeiro membro da banca: SOUZA, Angela Cristina Rocha de
Segundo membro da banca: CORREIA NETO, Jorge da Silva
Terceiro membro da banca: PAULINO, Raissa Dália
Resumo: O objetivo geral deste estudo é entender como a rotina organizacional de pagamento da folha, realizada na PROAD e PROGEPE da UFRPE, pode ser modificada em decorrência da aprendizagem dos atores nela envolvidos. Três objetivos específicos orientaram a execução da pesquisa: descrever os aspectos das rotinas – performativo (desempenho), artefatos (material) e ostensivo (formal); descrever como a aprendizagem experiencial dos indivíduos envolvidos na rotina permite sua modificação e; identificar, por meio da percepção dos entrevistados, a existência de dificuldade para modificar a rotina. Na fundamentação teórica utilizaram-se estudos da área de rotinas organizacionais e da área de aprendizagem pela experiência. Como estratégia de investigação optou-se pelo estudo qualitativo de caso único realizado numa Instituição Pública de Ensino Superior - IFES, localizada no estado brasileiro de Pernambuco. A coleta de dados ocorreu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, observação não participante e análise de documentos. A análise dos dados envolveu a descrição do caso e interpretação dos dados por meio da formação de categorias, conforme o método da comparação constante proposto por Merrian. Conclui-se que a rotina é realizada por setores que executam diferentes etapas e que existe um desalinhamento entre conceitos sobre a rotina, as informações técnicas e sua execução prática. Em relação à modificação da rotina, conclui-se que a aprendizagem dos envolvidos a modifica por meio da vivência de situações habituais, da reflexão e da interação com outros indivíduos. Entretanto, por se tratar de uma instituição pública alguns fatores externos também influenciam na sua alteração. No que se refere a dificuldade em implementar mudanças na rotina, pode-se concluir que relaciona-se com a resistência à mudança e o acúmulo de trabalho.
Abstract: The general objective of this study is to understand how the organizational routine of payroll, performed at PROAD and PROGEPE of UFRPE, can be modified as a result of the learning of the actors involved. Three specific objectives guided the research execution: to describe the aspects of the routines - performative (performance), artifacts (material) and ostensive (formal); describe how the experiential learning of the individuals involved in the routine allows its modification and; identify, through the perception of the interviewees, the existence of difficulty to modify the routine. To the theoretical grounding, it was used studies in organizational routines and in the area of learning by experience. As a research strategy, it was opted for a single case qualitative study, accomplished out at a Public university, located in the Brazilian state of Pernambuco. Data collection was performed through semi-structured interviews, non-participant observation, and document analysis. The analysis of the data involved the description of the case and interpretation of data by the formation of categories, according with constant comparison method proposed by Merrian. It is concluded that the routine is performed by sectors that perform different stages and there is a misalignment between concept about the routine, technical information and its practical execution. Regarding the modification of routine, it is concluded that individuals learning modifies it through the experience of habitual situations, reflection, and interaction with other actors. However, because it is a public institution, some external factors also influence that alteration. With regard to the difficulty in implementing changes in the routine, it can be concluded that it is related to resistance to change and accumulation of work.
Palavras-chave: Rotina organizacional
Folha de pagamento
Administração pública
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP)
Citação: ARAÚJO, Luísa Gomes de. Rotinas organizacionais e aprendizagem : estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior brasileira. 2018. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7657
Data de defesa: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luisa Gomes de Araujo.pdfDocumento principal1,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.