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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7647
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A (re) construção articulada de conceitos em biologia sob uma abordagem sistêmico-complexa : impressões e expressões de licenciandos em biologia |
Autor: | MOUL, Renato Araújo Torres de Melo |
Primeiro orientador: | LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro |
Primeiro coorientador: | SÁ, Risonilta Germano Bezerra de |
Primeiro membro da banca: | LOPES, Fernanda Muniz Brayner |
Segundo membro da banca: | AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do |
Terceiro membro da banca: | ROCHA, Marília de França |
Resumo: | A Biologia Celular e Molecular é uma área de mais difícil compreensão devido à complexidade dos fenômenos relacionados e a discussão sobre seus conceitos. Essa dificuldade se deve tanto à complexidade conceitual que essa área comporta quanto ao modo de ensino, geralmente amparado nos paradigmas da ciência cartesiana. Neste trabalho ex post facto, buscou-se compreender como se dá a construção articulada dos conceitos complexos e abstratos em Bioquímica, a partir da análise das construções coletivas de trinta estudantes sob uma abordagem sistêmico-complexa, a partir da aplicação do MoMuP-PE (Modelo das Múltiplas Perspectivas – Pernambuco) ao longo do semestre letivo da disciplina Bioquímica dos Sistemas, inserida na matriz curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE. Utilizou-se a análise semiolinguística do discurso, a fim de compreender as transições entre os níveis de organização biológica e suas relações com as concepções paradigmáticas (cartesiana, sistêmica e complexa) de ciência, aliadas ao perfil identitário do formando em Biologia e seus discursos implícitos. Percebendo-se afinal, que os discentes apresentam uma valorização do método científico e experimentações e a necessidade de relacionar o conteúdo específico do curso com demais áreas do conhecimento. Em adição, observa-se que os estudantes relacionam o metabolismo de carboidratos com suas diversas rotas desde o nível molecular ao nível orgânico. E ainda, extrapolam essa relação com outras vias metabólicas quando solicitados. O modo de construção de conceitos dos estudantes é gradativo, amparado no vaivém dos pensamentos cartesiano e sistêmico, o que aponta para uma leve inserção no pensamento sistêmico-complexo. |
Abstract: | Cellular and Molecular Biology is an area of more difficult comprehension due to the complexity of the related phenomena and the discussion about its concepts. This difficulty is due both to the conceptual complexity that this area entails and to the way of teaching, generally supported by the paradigms of Cartesian science. In this work ex post facto, we sought to understand how the articulated construction of the complex and abstract concepts in Biochemistry occurs. From the analysis of the collective constructions of thirty students under a systemic-complex approach, from the application of MoMuP-PE (Model of the Multiple Perspectives - Pernambuco) during the semester of the discipline Biochemistry of Systems, inserted in the curricular matrix of the Biological Sciences Degree course of UFRPE. The semiological linguistic analysis of the discourse was used in order to understand the transitions between biological levels of organization and their relations with the paradigmatic (Cartesian, systemic and complex) conceptions of science, allied to the identity profile of the student in Biology and its implicit discourses. Finally, the students present an appreciation of the scientific method and experimentation and the need to relate the specific content of the course to other areas of knowledge. In addition, it is observed that the students relate the metabolism of carbohydrates with their various routes from the molecular level to the organic level. In addition, they extrapolate this relationship with other metabolic pathways when requested. The way students construct concepts is gradual, supported by the reciprocal Cartesian and systemic thoughts, which points to a slight insertion in the systemic-complex thinking. |
Palavras-chave: | Ensino de biologia Modelo das múltiplas perspectivas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | MOUL, Renato Araújo Torres de Melo. A (re) construção articulada de conceitos em biologia sob uma abordagem sistêmico-complexa : impressões e expressões de licenciandos em biologia. 2018. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7647 |
Data de defesa: | 17-Aug-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino das Ciências |
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