Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPONTES, Célio Rodrigues de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0949878656912707por
dc.contributor.advisor1TAVARES, Maurício Antunes-
dc.contributor.referee1LIMA, Joana D’Arc de Sousa-
dc.contributor.referee2PERES, Flávia Mendes de Andrade e-
dc.contributor.referee3MESQUITA, Rui Gomes de Mattos de-
dc.date.accessioned2018-10-04T13:06:39Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.citationPONTES, Célio Rodrigues de Lima. Coletivos culturais no Recife : uma cartografia da amizade. 2018. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7629-
dc.description.resumoA presente dissertação caracteriza-se como um estudo exploratório sobre coletivos culturais no Recife, neste início de século vinte e um. Tem por objetivo compreender os modos de atuação presentes no ativismo coletivo cultural, especialmente na formulação de narrativas estéticas, como campos de atuação que contribuem para o desenvolvimento de processos socioeducativos baseados no trabalho colaborativo e no ativismo cultural como modos de intervenção nas políticas públicas e nas práticas cidadãs. Nesse sentido, são novas práticas coletivas que ativam, questionam e demandam políticas públicas nos mais diversos campos da vida nos grandes centros, tais como urbanismo, cultura, educação e mercado de trabalho, cujo principal dispositivo de articulação desse modo de atuar é a amizade, aqui tomada em sua dimensão biopolítica. Ainda que seja necessário fazer uma breve análise sobre as formas de organização e participação social desses coletivos, no âmbito deste mestrado, nosso caminho se pauta pelas relações entre as narrativas que desenvolvem uma percepção imersiva e sensorial de pontenciais transformações, ora em curso, impactando e ressignificando novos territórios de pertencimentos e afetos. Portanto, a jornada teórico metodológica propõe a reflexão sobre Cultura, sem a pretensão de egotamento temático, mas, sobretudo, visando estruturar o diálogo conceitual entre processos coletivos, reterritorialização, amizade e contestação. A partir de uma imersão, na forma de crônicas deambulatórias, foi possivel revelar num universo de setenta coletivos pesquisados, um mapeamento de experiências e ocupações artísticas visando compor o início de uma cartografia cultural contemporânea da cidade do Recife, possibilitanto a construção de outros olhares no campo da pesquisa acadêmica.por
dc.description.abstractThis dissertation is characterized as an exploratory study on cultural collectives in Recife, at the beginning of the twenty-first century. It aims to understand the present modes of action in collective cultural activism, especially in the formulation of aesthetic narratives, as fields of action that contribute to the development of socio-educational processes based on collaborative work and cultural activism as modes of intervention in public policies and practices. In this sense, they are new collective practices that activate, question and demand public policies in the most diverse fields of life in the great centers, such as urbanism, culture, education and labor market, whose main articulation of this way of acting is friendship, here taken in its biopolitical dimension. Although it is necessary to make a brief analysis about the forms of organization and social participation of these collectives, within this master's degree, our path is guided by the relations between the narratives that develop an immersive and sensorial perception of pontential transformations, now underway, impacting and meaning new territories of belongings and affections. Therefore, the theoretical methodological journey proposes the reflection on Culture, without the pretension of thematic egotism, but, above all, aiming to structure the conceptual dialogue between collective processes, reterritorialization, friendship and contestation. From an immersion, in the form of ambulatory chronicles, it was possible to reveal in a universe of seventy collectives, a mapping of experiences and artistic occupations aiming to compose the beginning of a contemporary cultural cartography of the city of Recife, making possible the construction of other glances in the field of academic research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-10-04T13:06:39Z No. of bitstreams: 1 Celio Rodrigues de Lima Pontes.pdf: 5379170 bytes, checksum: 7554a76bb216e373da7224717ce8cd90 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-04T13:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Celio Rodrigues de Lima Pontes.pdf: 5379170 bytes, checksum: 7554a76bb216e373da7224717ce8cd90 (MD5) Previous issue date: 2018-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectColetivo culturalpor
dc.subjectAtivismo culturalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleColetivos culturais no Recife : uma cartografia da amizadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Celio Rodrigues de Lima Pontes.pdfDocumento principal5,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.