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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRAGA, Graça Elenice dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678987380135325por
dc.contributor.advisor1BOTELHO, Denise Maria-
dc.contributor.referee1BOTELHO, Denise Maria-
dc.contributor.referee2TAVARES, Maurício Antunes-
dc.contributor.referee3SOUZA, Ana Lucia Silva-
dc.date.accessioned2018-10-01T13:14:12Z-
dc.date.issued2016-07-13-
dc.identifier.citationBRAGA, Graça Elenice dos Santos. Processos identitários de jovens negros e negras do curso de licenciatura em pedagogia na UFRPE campus Recife. 2016. 163 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7618-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar processos identitários de jovens negros e negras do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Campus Recife, na perspectiva de observar a percepção dos (as) jovens em suas práticas educacionais, com as dimensões de identidades: juventude, gênero e étnico-racial. Com esse propósito pretendemos ainda identificar as ações e ou políticas de promoção da igualdade racial, em face aos desafios decorrentes da ampliação da inserção de novos perfis socioeconômicos e étnico-raciais no ensino superior público brasileiro. A referida pesquisa desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa, a partir da metodologia de história oral, na perspectiva de acompanhar fragmentos da história de vida de jovens negros e negras da UFRPE, em suas experiências, no que se refere às práticas cotidianas no cenário educativo. Utilizamos como aporte teórico Hambaté Bâ, Vansina e Thompson, por suas abordagens ressaltarem a análise das representações das camadas populares, abrindo possibilidades do estudo político da cultura, e como tem sido incorporado o papel do indivíduo em suas identidades pessoais e coletivas intercruzam nos espaços e tempos. Adotamos denominar os sujeitos pesquisados (as) como co-autores (as) da produção mediante o suporte de suas vozes fundamentadas na metodologia da historia oral. Com isso esperamos oferecer possibilidades de intensificar novas reflexões que contribuam nas discussões sobre políticas educacionais e processos educativos no interior das universidades, na perspectiva de provocar novos olhares frente à presença da juventude negra nos espaços acadêmicos.por
dc.description.abstractThe following study aims to analyse the identity process of young black women and men who are attending Pedagogy Bachelor´s degree at the Federal Rural University of Pernambuco (Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)) – Campus Recife, in order to observe the influences of educational practices and the dimensions of identity: Youth, Gender and Racial-Ethnic. We intend to identify the racial equality promotion actions and policies, in light of the challenges that result from the enlargement of new socioeconomic and racial-ethnic profiles insertion into Brazilian superior education. his research is based upon qualitative approach, more specifically on oral history methodology, in order to follow pieces of young black women and men´s lives at UFRPE, regarding their experiences in what refers to routine practices in the education environment. We chose, as theoretical support Hambaté Bâ, Vansina and Thompson, because of their approach emphasize the importance of the popular classes. This way, it is expected to offer opportunities to intensify new reflections that can contribute to educational policies discussions and to educational processes inside universities, in order to trigger new looks towards the presence of black youth in academic spaces.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-10-01T13:14:12Z No. of bitstreams: 1 Graca Elenice dos Santos Braga.pdf: 2808637 bytes, checksum: afeb6686128187abfa912643dba96dab (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-01T13:14:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Graca Elenice dos Santos Braga.pdf: 2808637 bytes, checksum: afeb6686128187abfa912643dba96dab (MD5) Previous issue date: 2016-07-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectJuventude negrapor
dc.subjectIgualdade racialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProcessos identitários de jovens negros e negras do curso de licenciatura em pedagogia na UFRPE campus Recifepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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