Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7618
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos identitários de jovens negros e negras do curso de licenciatura em pedagogia na UFRPE campus Recife
Autor: BRAGA, Graça Elenice dos Santos 
Primeiro orientador: BOTELHO, Denise Maria
Primeiro membro da banca: BOTELHO, Denise Maria
Segundo membro da banca: TAVARES, Maurício Antunes
Terceiro membro da banca: SOUZA, Ana Lucia Silva
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar processos identitários de jovens negros e negras do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Campus Recife, na perspectiva de observar a percepção dos (as) jovens em suas práticas educacionais, com as dimensões de identidades: juventude, gênero e étnico-racial. Com esse propósito pretendemos ainda identificar as ações e ou políticas de promoção da igualdade racial, em face aos desafios decorrentes da ampliação da inserção de novos perfis socioeconômicos e étnico-raciais no ensino superior público brasileiro. A referida pesquisa desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa, a partir da metodologia de história oral, na perspectiva de acompanhar fragmentos da história de vida de jovens negros e negras da UFRPE, em suas experiências, no que se refere às práticas cotidianas no cenário educativo. Utilizamos como aporte teórico Hambaté Bâ, Vansina e Thompson, por suas abordagens ressaltarem a análise das representações das camadas populares, abrindo possibilidades do estudo político da cultura, e como tem sido incorporado o papel do indivíduo em suas identidades pessoais e coletivas intercruzam nos espaços e tempos. Adotamos denominar os sujeitos pesquisados (as) como co-autores (as) da produção mediante o suporte de suas vozes fundamentadas na metodologia da historia oral. Com isso esperamos oferecer possibilidades de intensificar novas reflexões que contribuam nas discussões sobre políticas educacionais e processos educativos no interior das universidades, na perspectiva de provocar novos olhares frente à presença da juventude negra nos espaços acadêmicos.
Abstract: The following study aims to analyse the identity process of young black women and men who are attending Pedagogy Bachelor´s degree at the Federal Rural University of Pernambuco (Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)) – Campus Recife, in order to observe the influences of educational practices and the dimensions of identity: Youth, Gender and Racial-Ethnic. We intend to identify the racial equality promotion actions and policies, in light of the challenges that result from the enlargement of new socioeconomic and racial-ethnic profiles insertion into Brazilian superior education. his research is based upon qualitative approach, more specifically on oral history methodology, in order to follow pieces of young black women and men´s lives at UFRPE, regarding their experiences in what refers to routine practices in the education environment. We chose, as theoretical support Hambaté Bâ, Vansina and Thompson, because of their approach emphasize the importance of the popular classes. This way, it is expected to offer opportunities to intensify new reflections that can contribute to educational policies discussions and to educational processes inside universities, in order to trigger new looks towards the presence of black youth in academic spaces.
Palavras-chave: Identidade
Juventude negra
Igualdade racial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: BRAGA, Graça Elenice dos Santos. Processos identitários de jovens negros e negras do curso de licenciatura em pedagogia na UFRPE campus Recife. 2016. 163 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7618
Data de defesa: 13-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Graca Elenice dos Santos Braga.pdfDocumento principal2,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.