Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANDRADE, Raphael Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2567728097904523por
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Luís Henrique Romani de-
dc.contributor.referee1CAMPOS, Luis Henrique Romani de-
dc.contributor.referee2CABRAL, Romilson Marques-
dc.contributor.referee3RAPOSO, Isabel Pessoa de Arruda-
dc.date.accessioned2018-09-25T13:42:26Z-
dc.date.issued2018-08-15-
dc.identifier.citationANDRADE, Raphael Rodrigues de. Eficácia educacional com foco na relação infraestrutura e resultado do ensino : um estudo da rede pública do Recife. 2018. 67 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7595-
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou analisar até que ponto a infraestrutura escolar afeta o ganho de conhecimento dos alunos, a partir do caso particular da rede pública de ensino, bem como, estimar o efeito das variáveis de infraestrutura e outras influências educacionais sobre esse processo de aprendizagem, através do Modelo de Regressão Linear Múltipla. Para isso, foram utilizados os bancos de dados gerados pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), examinando uma amostra do desempenho dos alunos do 6º ano (antiga 5ª série) das escolas públicas da cidade do Recife, por meio da aplicação de duas provas de matemática, ao início e final do ano de 2013, e do Censo Escolar 2013, para as demais variáveis ausentes na base de dados da FUNDAJ. Para estimação das variáveis de Infraestrutura e outras influências educacionais, foram utilizados o MQO e método de seleção de variáveis de Akaike (AIC). De acordo com o modelo econométrico, os índices estudados: espaço pedagógico (bibliotecas, laboratórios, quadras e auditórios); computadores, internet e equipamentos; e serviços de utilidade pública (abastecimento de água, energia elétrica, esgotamento sanitário e coleta de lixo), mostram aumentar a eficiência da aprendizagem escolar apenas quando associada a outras variáveis e atendendo a determinadas condições pré-estabelecidas.por
dc.description.abstractThe present study aimed at analysing to what extent the school infrastructure affects the gain of the knowledge of the students, from the particular case of the public school system as well as to estimate the effect of the infrastructure variables and other educational influences on this learning process through the multiple linear regression model. In this regard, it was used the database generated by the Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) and examining a sample of the students’ performance from the 6th grade (previous 5th grade) of the public schools in the city of Recife through the application of two tests of Mathematics at the beginning and in the end of the year 2013, and the School Census 2013, for the other variables in FUNDAJ data bank. In order to to obtain infrastructure variables and other educational influences, the MQO and the method of selection of the variables AKAIKE (AIC) have been used. According to the econometric model, the indicators studied: educational areas (library, laboratory, sport court, and auditorium); computers, internet and equipments; utility services (water sources, electric power, sanitary sewage and selective collection), show to increase the efficiency of school learning only when it is associated to other variables and meet certain preestablished conditions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-09-25T13:42:26Z No. of bitstreams: 1 Raphael Rodrigues de Andrade.pdf: 1434440 bytes, checksum: b2a66d82f0f12067e3dbd17c8096fce5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-25T13:42:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raphael Rodrigues de Andrade.pdf: 1434440 bytes, checksum: b2a66d82f0f12067e3dbd17c8096fce5 (MD5) Previous issue date: 2018-08-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Ruralpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInfraestrutura escolarpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subject.cnpqOUTROS::ADMINISTRACAO RURALpor
dc.titleEficácia educacional com foco na relação infraestrutura e resultado do ensino : um estudo da rede pública do Recifepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raphael Rodrigues de Andrade.pdfDocumento principal1,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.